Saiba mais sobre os equipamentos da indústria

A automação industrial proporcionou grandes mudanças nos processos, tornando possível que diferentes métodos e equipamentos da indústria fossem aperfeiçoados.

Neste cenário, diferentes tipos de equipamentos se destacam, alguns deles são os mancais, roldanas e os fusos de esferas, que comumente constituem conjuntos mecânicos, por exemplo, em veículos.

O que são mancais?

O mancal consiste em uma estrutura de apoio de eixos, podendo ser classificado de duas maneiras: os mancais de rolamento e o de deslizamento.

No caso do mancal de rolamento, ele apresenta rolos ou esferas nos quais o eixo em questão tem suporte.

Dessa forma, quando o eixo gira, os rolos ou esferas situados no interior do mancal também se movimentam.

A dúvida do uso de rolos e esferas pode surgir, mas a principal diferença entre ambos, é que os rolamentos de esferas são aplicados em cargas leves ou médias, já os de rolos servem para cargas médias ou pesadas.

Por exemplo, motocicletas normalmente suportam cargas leves, ou seja, nesse caso o rolamento de esferas é aplicado.

Além disso, é possível encontrar duas opções ao recorrer a um distribuidor de rolamentos: radiais e axiais.

Enquanto os rolamentos axiais visam atender a cargas que operam na direção do eixo, os rolamentos radiais são projetados para suportar as cargas, para isso, atuam de forma perpendicular ao eixo.

Já quando se trata de mancais de deslizamento, o apoio do eixo é proporcionado pelas concavidades.

Esses são elementos de máquinas que estão sujeitos às forças de atrito. Essas forças são originadas da rotação dos eixos que executam cargas nos alojamentos dos mancais.

Qual é a função das roldanas?

As roldanas, também chamadas de polias, podem ser encontradas facilmente no dia a dia, como em motores e aparelhos de academia.

Trata-se de um elemento comumente aplicado em sistemas para direcionar a força aplicada em determinados objetos através de cordas, cabos ou fios. O uso deste item torna possível o levantamento ou desvio de trajetória.

Existem dois tipos de roldanas: a roldana móvel e a roldana fixa. Enquanto a fixa tem a função de alterar o sentido da força exercida e/ou direção, as roldanas móveis amenizam o peso da carga.

Dois exemplos interessantes de uso da roldana canal u são os aparelhos de academias de ginásticas e portões contra peso.

O que são fusos de esferas?

Hoje em dia, o fuso de esfera é uma das formas mais eficazes para a conversão do movimento de torque ou rotativo em movimento linear e vice-versa.

Esse elemento também recebe o nome de fuso de esfera recirculante e é uma alternativa de eixo comumente usado em máquinas de precisão e máquinas industriais.

As principais vantagens do uso desse elemento estão relacionadas à reversibilidade, alta precisão e rigidez.

Esses componentes devem ser obtidos com empresas de confiança, que prezam pela qualidade dos produtos.

Afinal, é um fator que influencia a vida útil dos fusos de esfera. Além disso, o uso de um fuso de esferas pode ser aplicado em diferentes tipos de máquinas e setores, tais como:

  • Equipamentos de carga de aeroporto;
  • Máquina de furar;
  • Máquinas de impressão;
  • Fresadora;
  • Máquina de corte a fio;
  • Equipamentos médicos;
  • Automação industrial.

Quais são os benefícios da automação industrial?

O sistema de automação é cultivado na sociedade há muito tempo, desde que sistemas de produção artesanais, começaram a receber aplicações semiautomáticas.

O início dos processos era atendido pelas tecnologias do período, mas é interessante observar a necessidade de aperfeiçoamento e obtenção de praticidade que permanecem até hoje.

A automação industrial muitas vezes é confundida com o conceito de mecanização. No entanto, é importante abordar a distinção entre ambas, principalmente para um melhor entendimento do que é a automação.

Enquanto a mecanização visa alterar o agente responsável pelo processo, a automação possui maior ligação com a ideia de melhorar tal processo.

Por esse motivo, na mecanização, as máquinas são incorporadas e na automação, são aprimoradas.

Naturalmente, para que os processos sejam melhorados e realmente se tornem funcionais, diferentes fatores devem ser empregados, por isso que o investimento em tecnologias e pesquisas é tão importante.

Sendo assim, os benefícios da automação industrial envolvem o aumento de produtividade, redução de custos em alguns setores, maior segurança para os colaboradores e a aplicação de recursos mais avançados no meio industrial.