A indústria tem diversos segmentos que atendem à produção de bens de consumo para a sociedade, transformando matérias-primas em mercadorias necessárias para a alimentação, moradia, segurança, além de outras atividades que proporcionam conforto e lazer.
Para atender a demanda de tudo que chega às mãos dos consumidor, cada fábrica e indústria precisa ser estruturada de maneira adequada, com máquinas, ferramentas e equipamentos que são desenvolvidos para atuar de forma específica.
As linhas de produção e montagem recebem equipamentos apropriados para facilitar os processos de trabalho, com tarefas que se interligam a outras tarefas, chegando até o centro de distribuição e pontos de venda direta ao consumidor.
Movimentação de peças agiliza processos
A manufatura de produtos depende da movimentação de peças que se formam a partir da atuação dos profissionais e operadores técnicos.
Para evitar o esforço físico desnecessário, os ambientes de trabalho recebem esteiras para o envio da matéria-prima para pontos específicos de transformação.
Para isso, as esteiras recebem rolamentos manuais, que funcionam de acordo com a gravidade ou de forma automatizada, com os revestimentos de cilindros emborrachados, garantindo que as peças não sofram nenhum impacto e refletindo na qualidade final da mercadoria. A borracha também tem o objetivo de promover vida longa prolongada dos cilindros de movimentação.
O acabamento dos revestimentos devem estar dentro das normas regulamentadoras, com tamanho adequado para que as peças possam se movimentar sem paradas frequentes.
Como cada empresa desenvolve produtos específicos em sua linha de produção, algumas estruturas são simples e diretas, apenas promovendo a eficiência na movimentação.
Já outras esteiras recebem melhorias, como o emprego de um separador magnético para evitar a contaminação de componentes ou ingredientes de determinados produtos.
O posicionamento mais comum é sobre o fluxo da esteira de transporte, em que as partes magnéticas são elevadas contra a gravidade.
Para evitar sobreposição de agentes ferrosos, os separadores são desligados e todo o excesso é removido. Isso mantém uma limpeza constante das linhas de produção que necessitam desse tipo de atuação, em um ciclo industrial de processos inteligentes e constante.
Como curiosidade, as esteiras de movimentação também recebem sensores indutivos, elevando o desempenho dos separadores magnéticos, com ativação automatizada e maior efetividade dos processos de limpeza.
Garagem recebe estrutura adequada
Todos os materiais que são separados recebem a classificação adequada para o descarte mais apropriado.
Dessa forma, as empresas mantêm veículos apropriados para o transporte em ambientes preparados para recepção desse tipo de material.
O caminhão caçamba, por exemplo, é um dos mais requisitados nessa área, pois eles possuem as especificações mais adequadas para carga e descarga, sem prejudicar o meio ambiente ao longo do trajeto.
Além disso, os materiais podem ser depositados na traseira do veículo por meio de um sistema exclusivo de encaixe, facilitando a movimentação da carga.
Os espaços destinados para o estacionamento dos veículos, neste casos garagens apropriadas para caminhões, são equipadas com separadores como caixas separadoras de água e óleo, atendendo às regras impostas pelas normas regulamentadoras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e pela legislação ambiental vigente no país.
Vedação de sistemas hidráulicos é importante
O sistemas hidráulicos, aliás, são instalações que merecem todo o cuidado necessário para evitar o desperdício de água ou escape de outros fluídos que transpassam no seu interior.
Para isso, as conexões tubulares recebem arruelas de borracha, pois são materiais resistentes e que se adequam ao tamanho, evitando qualquer tipo de vazamento.
Do mais simples ao mais complexo, os processos industriais se unificam de alguma forma, com setores que se comunicam entre uma etapa e outra.
A movimentação dos fluídos pode ocasionar vibrações em todo o sistema hidráulico, por exemplo, influenciando em diferentes setores dentro de um mesmo ambiente industrial.
Por isso. uma equipe de manutenção deve verificar rigorosamente e de forma periódica se o anel vedação está em ordem. Caso contrário, a substituição deve ser realizada de forma imediata.
É válido ressaltar que essas são formas simplificadas de mostrar a importância de uma fábrica ou indústria dentro do cenário social nos dias atuais, atuando em diversos segmentos, como:
- Alimentação;
- Farmacológicos;
- Construção civil;
- Automobilístico.
As moradias, os veículos para transporte e lazer; a saúde da população e a sobrevivência dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores dependem da atuação de milhares de profissionais, que se aproveitam cada vez mais da tecnologia para atender a demanda de maneira adequada.
Vale lembrar que a sustentabilidade também faz parte da realidade industrial, tendo em vista que as legislações ambientais são rígidas e obrigatórias para todas as empresas, mesmo que seja para o uso de uma arruela que vai selar os sistemas hidráulicos -evitando o desperdício de água.