Processos indústrias e componentes

As indústrias constituem um dos maiores representantes da economia em diversos países, e não é por menos, além de contratar um grupo de profissionais bastante amplo, permite que todo o processo de produção seja feito, desde a extração de matéria-prima até sua transformação.

E para conseguir fazer com que esses processos funcionem, os setores contam com uma série de máquinas, que vão de válvula redutora de pressão nos sistemas hidráulicos e de gás até as esteiras transportadoras e empilhadeiras nos galpões de armazenamento.

No presente artigo falaremos sobre alguns processos que podem ser encontrados em variados setores industriais e que contribuem para que os produtos tenham qualidade e bastante eficiência.

Fundição e usinagem

Um dos setores industriais mais pungentes são os que cuidam da moldagem das peças metálicas.

Isso porque grande parte dessas peças, sejam grandes ou pequenas, irão para outras indústrias, para a construção de carros, motos, fogões até kit de componentes eletrônicos em empresas de tecnologia.

Dois processos são importantes para a construção de peças e ferramentas de metal, que são as fundições e as usinagens. Neste tópico abordaremos com alguns detalhes esses dois processos.

Entendendo a fundição nas indústrias

A fundição consiste em um procedimento industrial que permite a fabricação de peças metálicas. O procedimento é simples, consiste no enchimento de um molde com metal líquido, isso permite que o molde gere a peça requerida.

A grande vantagem desse tipo de procedimento é a composição de peças econômicas e de geometria mais complexa de forma rápida. São várias as peças que podem ser feitas durante a fundição em guarulhos como:

  • Acessórios de tubulações;
  • Peças de forno;
  • Blocos de motor;
  • Bases para máquina-ferramenta.

Geralmente após a fundição, uma peça pode passar por um processo de acabamento conhecido como usinagem.

Entendendo a usinagem de peças nas indústrias

A usinagem consiste no processo de desgaste mecânico em uma peça metálico dando-lhe uma forma definitiva. Além de possibilitar a produção de uma peça por meio do desgaste ou debaste, também garante o acabamento de peças feitas pela fundição.

Existem muitos tipos de procedimentos de usinagem sendo um dos mais conhecidos o torneamento de peças. Porém, além desses há o fresamento, a usinagem por jato de pressão d’água e a laser.

Esses dois processos garantem que variadas peças possam ser compostas, como a bancada eletronica.

No tópico abaixo falaremos sobre um dos equipamentos muito usados na indústria e nos sistemas de pressão, hidráulicos e outros, que são as válvulas. Essas são fundamentais para o bom funcionamento de toda a indústria.

As válvulas industriais e seus usos

Assim como a resistência de estufa permite que haja uma temperatura mais adequada no ambiente, para que um sistema hidráulico ou de pressão não colapse, e para que haja controle, é preciso de um equipamento conhecido como válvula.

As válvulas possuem muitas funções sendo as mais importantes o controle do fluxo regulatório, sendo tanto na forma de gases, líquidos, polpas ou outro material. Elas são colocadas tanto na entrada como na saída, possibilitando vazão ou não dos elementos.

De modo semelhante funciona a resistência para forno elétrico que permite que o espaço esquente. Abaixo falaremos sobre alguns modelos de válvulas que podem ser usados e encontrados nos setores industriais.

1. Válvula gaveta

Esse modelo de válvula são uma das mais usadas no mercado, inclusive além da aplicação industrial.

Esse uso em larga escala acontece por conta da sua versatilidade de uso e funcionamento simples, já que consiste apenas de uma “porta” que pode ser fechado ou aberto, permitindo ou não o fluxo de uma direta.

É um funcionamento binário e que podem ser acionados de forma manual, motor elétrico ou atuador pneumático.

2. Válvula globo

As válvulas globo funcionam de forma diferente dos modelos gaveta, principalmente, porque não possuem um funcionamento binário.

Ao contrário, ela permite que haja um controle do fluxo, e isso é possível, principalmente, porque possui uma peça móvel que fica paralelo ao anel estacionário permitindo o controle do fluxo.

Além desses dois tipos principais de válvulas nos sistemas industriais podemos apontar algumas outras, como os sistemas de válvulas borboletas, de retenção e uma das mais importantes que é a válvula de alívio.

Entendemos que as indústrias possuem uma atuação ampla e que sem os procedimentos e ferramentas não é possível assegurar qualidade na produção.