Entenda alguns processos do vidro e do aço na indústria

A limpeza de materiais é algo bastante comum no dia a dia da maioria das pessoas, mesmo aquelas às quais não são profissionais em áreas de construção.

Isso se dá pelo fato de que alguns materiais possuem substâncias que reagem com o ambiente e outros resíduos.

E em muitas das vezes, o resultado dessa reação química, gera produtos tóxico ao organismo dos seres humanos.

Além desse processo de limpeza, de possíveis substâncias tóxicas na superfície do material, a parte estética tem bastante importância.

Até mesmo pelo fato de que, por exemplo, quando se vê uma casa com o portão de ferro saudável, pintada e sem problemas estruturais aparentes e ao lado de outra com o portão todo enferrujado.

É comum se pensar em descaso dos donos ou até mesmo um sinal de que o morador do local não tem recursos para arrumar a própria casa.

Dessa forma, foram buscadas alternativas interessantes para a higienização do material e seu tratamento, a fim de proteger as pessoas de possíveis intoxicações.

Saiba mais sobre a importância da higienização correta do aço

As técnicas são as mais variadas possíveis e se estendem desde o campo físico de objetos, que de fato, entram em contato com o material danificado.

Até os compostos químicos, utilizados para o tratamento a partir de reações que restauram parte da qualidade do material. Alguns exemplos de ferramentas que servem para remoção da ferrugem:

  • Escova de aço;
  • Lixa de ferro;
  • Espátula;
  • Raspadores;
  • Martelos;
  • Picadores.

A remoção da ferrugem pode ser feita com a utilização de diferentes tipos de equipamentos, divididos entre os manuais e os elétricos.

Neste caso, é preferível que se utilizem aparelhos elétricos, pois o tempo gasto com trabalhos manuais é alto.

Além de uma eficiência química incompleta, pelo fato de que o resíduo da oxidação em parte continuaria no ferro.

Apesar disso, a escova de aço manual é importante para deixar a superfície do ferro sem ferrugem e com um forte brilho metálico.

Isso representa que a parte escovada foi limpa e o material passa a uma aparência mais saudável novamente.

Outra opção para recuperação de materiais ou limpezas destes, é a utilização de uma técnica que utiliza um disco diamantado, como ferramenta para aplicação.

Nestes casos, é possível utilizá-la para os mais variados tipos de materiais, como, por exemplo: cerâmica, pedras preciosas, grafite e entre outros.

A importância do uso do vidro na indústria

O caso mais encontrado no dia a dia, é o uso do rebolo diamantado para vidro. Este método tem como função utilizar a parte abrasiva dos rebolos, como forma de desgastar a superfície do material.

Fazendo com que as camadas afetadas por quaisquer que sejam os resíduos ou agentes químicos, sejam retiradas quando em atrito contínuo com a face diamantada.

Apesar de em certos casos, o vidro precisa ser o material que passa pelo processo de limpeza, há um método que o utiliza para limpar e tratar locais danificados por ferrugem e outros processos químicos.

O processo utiliza microesfera de vidro, se mostrando bastante eficiente na limpeza. Pela sua versatilidade, seu campo de aplicações é imenso, sendo, de fato, um produto de destaque no mercado.

Uma importante característica desse processo é a de que, além da ação de limpeza, outro resultado que se adquire é o acabamento acetinado.

Este que faz com que a peça fique mais bonita e com uniformidade nos relevos superficiais. O formato esférico, juntamente a densidade e dureza do vidro.

Ajudam a remover contaminações e a fazer o acabamento de superfícies, de forma ágil e eficaz, sem destruir as peças.

Para melhor exemplificar as funções, escondidas nesse método pouco conhecido e falado no dia a dia, podem-se separar algumas de suas aplicações, além da limpeza e do acabamento.

Outra importante aplicação do jateamento, é o desrebarbeamento ou rebarbamento de precisão, método no qual as microesferas de vidro elimina as rebarbas do ferro, causando quebras ou compactação.

Apesar da eficácia, em alguns casos essas rebarbas não cedem por completo e então, se faz necessário o uso de rebolos ou outro material abrasivo.

Apesar disso, sempre que o processo for válido, ele deve ser escolhido, pois o cliente irá economizar com garantia.

Muitas vezes, como artifício de decoração, é utilizado no contraste entre áreas polidas e com partes foscas como um recurso.

Trazendo beleza ao resultado com bastante facilidade nessa aplicação. Para isso, é necessária apenas uma proteção com máscaras ou fita isolante, antes do processo de jateamento.

Lembrando que uma prova de sua versatilidade, é o fato de que esse método é bastante utilizado desde superfícies metálicas até produtos compostos por plástico.