Sabemos que a indústria possui diversos segmentos, sendo que um deles é o da metalúrgica. O ramo em questão é um dos mais antigos, continuando até hoje sendo também um dos mais importantes para todo o nosso meio.
A metalúrgica é o ramo que todos os tipos de indústrias e fábricas lidam com metais, aço, ferros e todos os tipos de produtos semelhantes que conhecemos no mercado, para que assim seja possível ter diversas peças e produtos deles.
Hoje iremos falar sobre uma das ramificações mais conhecidas desse meio, que é a fundição. Ela também é uma das formas mais antigas que conhecemos sobre indústrias e como forjar metais, vareta de solda prata e outros elementos.
Para que você saiba mais sobre todo esse meio, acompanhe este texto, pois iremos explicar como tudo isso é possível, o seu funcionamento e, claro, todas as suas vantagens possíveis. Leia o artigo e confira.
Fundição
A fundição SP é uma forma de trabalhar com outros tipos de materiais, como o ferro e outros. Quando falamos sobre esse método, podemos destacar sobre a fabricação de peças de metal e ligas metálicas, só que em estado líquido.
Por exemplo, quando um elemento não é mais utilizado e será reciclado, ou é novo e chega em uma indústria de fundição, ele será tratado e higienizado, após isso será derretido, até que chegue em estado líquido.
Após chegar no estado em que é pedido, ele vai para um tipo de molde, feito em metal também, que fará com que ele ganhe um formato – o qual foi projetado anteriormente com um projetista.
Há muitas etapas em todo esse meio, algumas delas tem relação com a confecção do molde em que será trabalhado o líquido. São elas:
- Confecção do modelo;
- Molde;
- Confeccionar machos;
- Fundir o metal;
- Vazar o elemento para o molde;
- Desmontar;
- Retirar rebarbas;
- Limpar.
Além disso, ainda é possível criar, em todas a dimensões possíveis, diversas formas, fazer acabamentos superficiais e também remover cavacos, que são os excessos que ficam de forma irregular nas peças.
Lembrando que na usinagem ainda há outro tipo de serviço, que é muito conhecido, chamado de soldagem. Ela é basicamente aplicada em elementos de ferro e também plástico, ajudando a unir duas ou mais peças de forma permanente.
Equipamentos de soldagem
A soldagem é um dos processos mais importantes em uma indústria, pois permite a montagem e fusão de diversos elementos, ainda pode recuperar equipamentos e atingir todos os tipos de componentes, ente o maior e o menor.
Para que seja possível fazer esse trabalho, é necessário sempre ter equipamentos específicos, por isso iremos falar sobre alguns deles. O primeiro é o ferro de solda, que é um dos menores e mais comuns, ele costuma ser carregado facilmente em bolsas e outros locais -quando necessário.
Essa ferramenta é usada para soldar conexões elétricas com estanho. Ela aquece sua ponta de ferro e atinge uma temperatura capaz de derreter um fio de estanho. Assim ela é usada para interligar trilhas e elementos de placas eletrônicas.
Há também a maquina de solda, que é maior e ainda muito popular na área. Ela une dois materiais por meio da soldagem e faz isso de forma que deixa esse feito permanente, de um jeito versátil e de fácil operação.
Ela proporciona um controle de energia – a que temos em nossos postes -, mas pode ser capaz de convertê-la quando necessário. Isso tem um nome é chamado de inversora de solda, fazendo com que seja possível adequar a soldagem.
A energia elétrica que é medida em dois elementos que são volts e a corrente que é medida em ampère se modificam. As medidas se tornam algo chamado arame de mig, vareta de tig e eletrodo revestido.
Por fim, falaremos de mais um elemento importante, que é a vareta de latão para solda, mas que pode ser forjada com outros variados elementos e materiais como vimos na introdução de nosso texto.
Ela é utilizada para unir peças metálicas que possuem as mesmas propriedades de seu metal base, ajudando a dar um acabamento muito diferenciado no cordão de solda, produzindo um trabalho basicamente artesanal.
Enfim, esses são os pontos mais interessante e principais de elementos sobre a fundição e a soldagem.