Práticas de calibração automatizadas na indústria

As fábricas de processos exigem centenas de dispositivos sofisticados que executam incontáveis ​​operações críticas de maneira incessante, precisa e confiável. Esses dispositivos, por sua vez, exigem inspeção, teste, calibração e reparo regulares.

Dois séculos de experiência industrial estabeleceram o valor de registrar cuidadosamente os detalhes desses procedimentos.

Mais do que uma prática recomendada, as empresas e os governos geralmente exigem registros de dados altamente específicos para garantir que o valor total seja entregue aos clientes e que a saúde e a segurança dos cidadãos sejam protegidas.

No entanto, as práticas tradicionais de teste, calibração, Manutenção e documentação também são intensivas em mão de obra, e com operadores sênior em escassez de suprimentos, as equipes reduzidas às vezes preferem adiar a calibração regular.

Por que calibrar e documentar?

Na manufatura de processo, a calibração é o processo de comparar a leitura de um dispositivo de campo a um padrão para determinar se a precisão do dispositivo atende aos requisitos de desempenho e se é preciso fazer o Conserto de soft starter, por exemplo.

Também pode incluir o ajuste desses dispositivos para que eles operem dentro dos limites. Geralmente, é executada ao instalar um novo dispositivo, alterar as configurações de um dispositivo existente ou reinstalar um dispositivo reparado.

Os dispositivos a serem calibrados, frequentemente chamados de instrumentos de campo, estão localizados em pisos de fábrica, em cima de torres de resfriamento ou dentro de vasos de pressão — em qualquer lugar que variáveis ​​de processo como temperatura e pressão precisam ser conhecidas e o controle do processo é necessário.

A calibração e Metrologia é importante para:

  • Prover segurança;
  • Aumentar a economia;
  • Aumentar a receita;
  • Prover conformidade.

1. Promove segurança

O motivo mais importante para fazer a Calibração RBC é garantir a segurança. Para realizar a mais alta eficiência e qualidade, o equipamento deve ser bem mantido e ajustado.

No caso de produtos químicos finos ou produtos farmacêuticos, por exemplo, a qualidade reduzida pode exigir a destruição e o descarte de um lote inteiro. Pequenos ajustes incorretos podem ter consequências custosas.

2. Promove receita

Calibração e documentação podem ser necessárias para garantir que os produtos adquiridos, como gasolina ou gás natural, sejam medidos e tributados corretamente.

Realizar esse processo nos dispositivos que fazem essas medições de transferência de custódia, especialmente em tubulações, é uma das mais precisas realizadas na indústria.

3. Promove conformidade

As agências de regulamentação e fiscalização do governo geralmente exigem calibração de balança e outros equipamentos e documentação para verificar se os dispositivos estão em conformidade com as regras e os padrões.

Muitas agências governamentais exigem calibração tempestiva e documentada de instrumentos de campo e elementos de controle final.

Por exemplo, as Boas Práticas de Fabricação exigem registros detalhados, precisos e atualizados.

Os padrões internacionais de qualidade ISO 9001, 9002 e 14001 exigem que procedimentos detalhados de calibração sejam realizados antes da aprovação da auditoria.

A ISO 9000 e outros padrões de qualidade normalmente exigem que a calibração do instrumento de campo seja verificada em intervalos regulares.

Uma documentação de calibração inadequada pode tornar esse processo de validação demorado e caro e colocar o fabricante em risco frente à agência governamental reguladora.

Caso não haja conformidade em equipamentos como motores elétricos, por exemplo, será preciso fazer o Conserto de servomotores como medida de segurança.

4. Calibração promove economia

Geralmente, a calibração e a documentação são consideradas despesas e a maior eficiência resultante de boas práticas de calibração pode ser difícil de distinguir.

Considere, então, os custos conhecidos. Por um lado, a perda de um lote inteiro devido a problemas de qualidade pode ocorrer, e por outro lado, os custos legais e perda de receita de acidentes podem surgir.

Caso ocorra um desastre, bons registros de calibração podem ser parte da defesa de uma instalação em caso de ação legal, assim como registros ruins podem colocar uma organização em uma posição legal menos defensável.

Enfim, um conhecimento institucional da fábrica é frequentemente mantido por técnicos e engenheiros individuais, e parte deles quando as equipes mudam.

Enfim, a instituição de uma prática robusta de gerenciamento de calibração sem papel baseada em rotas ajuda a reduzir esse risco, facilita a transferência de conhecimento e ajuda os técnicos menos experientes a se tornarem mais rápidos. Pense nisso!