As indústrias são importantes para o desenvolvimento da cidade, afinal, grande parte dos produtos que utilizamos no nosso cotidiano, dos produtos alimentícios até aos automóveis, necessitam do setor. Contudo, para que todos os produtos sejam feitos, os diferentes setores industriais utilizam diferentes processos e, algumas vezes, precisam se relacionar.
Tais processos e metodologias são variadas e garantem a segurança tanto dos produtos e colaboradores, como dos próprios clientes, que recebem produtos com alta qualidade.
Essas ferramentas variam, como o serviço de centrais de alarme de incendio, ou ferramentas e equipamentos de transporte, como as esteiras transportadoras.
Neste artigo falaremos sobre alguns componentes que são necessários para que a indústria funcione, abordaremos sobre os planos elétricos industriais que ajudam na construção de um sistema elétrico seguro, que conta com detalhamento da montagem de quadro de distribuição energia e ferramentas diversas de locomoção, como as docas elevatórias.
Os planos elétricos industriais
A indústria é movida por inúmeros procedimentos, fábricas e máquinas, sendo que grande parte delas é alimentada pela energia elétrica. Para isso, é necessário que os sistemas elétricos sejam eficientes e bem planejados – para que não gere curtos.
Para isso, é preciso fazer a elaboração de um plano elétrico industrial. Esse plano elétrico permitirá que os sistemas sejam planejados de acordo com as características das demandas da empresa, o layout da fábrica e as demandas semanais, mensais e até mesmo anuais.
Desse modo, os planos elétricos industriais ajudam na composição de quadro QGBT, circuitos elétricos e a definição de correntes elétricas, para que o sistema aguente o acionamento de motores simultâneos, alta tensão e as potências elevadas de máquinas e ferramentas.
Um plano elétrico industrial precisa conter alguns componentes essenciais, como:
- Divisão dos circuitos elétricos;
- Os tipos de bitolas dos cabos;
- Montagem de quadros de distribuição;
- Tipos de proteção que serão instaladas.
Para que os projetos elétricos industriais sejam eficientes, é preciso que sejam feito por engenheiros elétricos certificados e por empresas especializadas em sistemas elétricos industriais.
Lembre-se, é de fundamental importância os sistemas elétricos para o funcionamento de motores, bomba d água centrífuga, além das lâmpadas, sensores e outros itens e processos.
As plataformas elevatórias na indústria
Para que um material seja levado até a área de produção, é preciso fazer um processo de logística completo e que envolve uma série de equipamentos e ferramentas. Um dos equipamentos disponíveis e mais frequente é a plataforma niveladora de doca.
Essa plataforma também é conhecida como doca elevatória móvel, sendo usadas para solucionar problemas relacionados a carga e a descarga de materiais, ajudando para que o caminhão fique no mesmo nível que o chão a ser descarregado.
Esses equipamentos possuem uma capacidade de peso de aproximadamente 2500 kg, operando em quase todos os ambientes. Para isso é preciso posicionar a plataforma no lugar correto, patolar e travar as rodas, de modo que seja possível operar o equipamento.
A plataforma elevatória preço comprar pode ser colocada em diversas configurações, como a posição do guarda-corpo, do piso superior, do piso externo, ou em qualquer forma que atenda a necessidade do cliente.
As bombas industriais e seus usos
Outro elemento muito importante para o desenvolvimento da indústria é o uso das bombas industriais.
Na prática, esses equipamentos ajudam no bombeamento e transferência de fluidos, sendo líquidos, gasosos ou com pequenos sólidos. Há variados tipos de bombeamento e sistemas específicos para isso.
As bombas funcionam com um motor ou turbina que tem o objetivo de transformar todo o trabalho mecânico em energia e isso possibilita que o fluido seja deslocado.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de bombas que podem ser encontradas na indústria.
1. Bombas de engrenagem
As bombas de engrenagem são as mais versáteis, contando com cerca de 70% das aplicações na indústria.
Elas são aplicadas em diversos tipos de produtos, como corrosivos, tóxicos, de baixa, média ou alta viscosidade e em muitos setores – como petroquímico, siderúrgico, têxtil e metalúrgico.
2. Bombas centrífugas
São aquelas que transferem altos volumes de material, desde que os produtos possuam uma densidade próxima da água que sejam pouco agressivos quimicamente.
Assim, é muito usada para o transporte da água dos reservatórios até a produção.
Deste modo, a indústria precisa estar de olho em muitos aspectos, como o sistema industrial elétrico, as bombas centrífugas e as plataformas elevatórias para se manter produtiva e otimizada.