Dentro de uma grande empresa industrial, existem diversos materiais e maquinários para que todos os serviços funcionem corretamente.
Basicamente, ela é construída com o objetivo de abrigar esses itens para que toda uma cadeia de aplicações ocorra de maneira correta e sadia.
Uma grande parte destes materiais, fazem parte do sistema elétrico. Além do abastecimento de energia e a distribuição, também é necessário a instalação de cabos e equipamentos para a realização e desenvolvimento do sistema de comunicação da empresa.
Isso se dá para que haja a existência de uma boa rede de internet e comunicações como também para o bom funcionamento dos aspectos de automação necessários para o funcionamento perfeito da linha de produção da empresa.
Neste texto, abordaremos alguns dos itens necessários para o estabelecimento de um bom sistema de comunicações. Aconselho que continue com sua leitura, e venha conosco entender melhor sobre a aplicação desses materiais elétricos no âmbito industrial.
Materiais elétricos: máquina de fusão
Para se entender o funcionamento da máquina de fusão, é necessário saber primeiramente, o que é a fusão de fibra ótica. Bom, este processo não é tão simples quanto parece, pois trata-se da fusão de uma fibra ótica a outra.
Comumente, é utilizada para alguns fins diversos, como: aumentar a extensão do cabo óptico, realizar a conexão de um equipamento ativo, remendar um cabo rompido, mudança do tipo de fibra e manobras com um sistema de cabeamento estruturado.
Agora, referindo-se à máquina. Basicamente, ela é um dispositivo utilizado para realizar o processo de junção de fibras. Para tal, eles devem ser introduzidos de forma limpa e clivada no equipamento, com o devido alinhamento apropriado.
Em seguida disso, a máquina irá gerar um arco elétrico, elevando assim a temperatura nas faces desses cabos, com o devido objetivo de derreter e soldar estas pontas para que se forme uma única fibra óptica.
Este arco elétrico é obtido a partir da diferença da potência que é aplicada entre dois eletrodos de metal. Posteriormente a fusão, a fibra é revestida por resinas, para que assim haja resistência mecânica, protegendo de fraturas e possíveis quebras.
Há vários benefícios em se adquirir este equipamento, dentre eles podemos citar:
-
Agilidade na instalação em serviços de rede;
-
Maior confiabilidade no sistema;
-
Retorno financeiro em pouco tempo, visto a agilidade gerada;
-
Qualidade na rede.
Como os serviços oferecidos por empresas de automação industrial necessitam de uma rede de qualidade constante, a utilização desse equipamento com certeza trará a empresa uma maior produtividade e otimização de seus serviços.
Materiais elétricos: cabeamento estruturado
Se trata de um método padronizado para cabear uma rede, considerando as necessárias normas de segurança (podemos citar a ANSI e a EIA/TIA) as melhores práticas e com o maior número possível de aproveitamento de recursos dos equipamentos.
Uma empresa de cabeamento estruturado é aquela que realiza a instalação e desenvolvimento de um ambiente de rede devidamente disposto de cabos responsáveis pela integração dos serviços de dados e telecomunicações passando também por instalações no edifício e etc.
Mas qual a importância desse método? Muito simples. É essencial para que a disposição de um cabo de rede seja realizada de modo que não fique a mostra e suscetível à problemas como rompimentos, contato com a umidade e etc.
Grandes corporações fazem todo um planejamento de estrutura, tendo em mente o cumprimento das regras técnicas, nacionais e internacionais, e o alto desempenho de todos os seus maquinários.
Além disso, o cabeamento estruturado busca garantir ao máximo que o projeto de infraestrutura seja capaz de operar por um período mínimo de 10 anos, aguentando os processos, os servidores de rede, a quantidade de switches, roteadores e suas extensões.
Materiais elétricos: rack para servidor de uma empresa
O rack para servidor é um tipo de gabinete metálico que possui uma padronização. Ele é comumente utilizado para equipamentos e itens sejam armazenados de forma segura.
São fabricados em aço de alta resistência, e por ser padronizado é um tipo de ativo empresarial que permanece sem depreciação por diversos anos consequentes.
Pois bem, há uma variedade grande de outros equipamentos que poderíamos citar aqui, afinal, uma empresa é constituída por uma variedade deles, cada qual com sua função e aplicação, sempre com o objetivo de otimizar e agilizar os processo da indústria.