As atividades produtivas na indústria acontecem diariamente, graças ao uso de equipamentos, ferramentas e um maquinário eficiente, as empresas conseguem desenvolver as suas mercadorias e alcançar os seus objetivos e metas para o crescimento dos negócios.
A venda de produtos proporciona lucros para as firmas da indústria, seja para o comércio ou como um fornecedor.
A utilização de máquinas e equipamentos, somado a capacidade e experiência dos colaboradores pode render ótimos resultados, por exemplo, aumento da produtividade, agilidade, otimização de tempo e mercadorias com muita qualidade.
No universo industrial há muitos tipos de equipamentos e máquinas diferentes, que podem ser usados em várias áreas para a criação de um produto ou serviço específico.
Pesquisar as opções que podem ser usadas na sua empresa, de acordo com o seu segmento, é uma maneira de conseguir equipar o espaço de trabalho com eficiência, prezando a segurança e os bons frutos.
Compressores de ar e as suas funções na indústria
O compressor de ar industrial é um equipamento que possui are consegue converter os movimentos mecânicos que são gerados pela energia ou por outra forma de energia, por exemplo, a de motores a diesel ou gasolina em ar comprimido.
O modelo de compressor industrial, pode ser encontrado em dois tipos: volumétricos (rotativos) e dinâmicos (centrífugas).
Os compressores volumétricos atuam com deslocamento positivo, que faz a elevação da pressão obtida com a redução de volume que o gás ocupa no sistema interno.
O compressor possui pistões que comprime o ar no reservatório. Os que funcionam por deslocamento positivo aplicam o método parafuso, onde o volume de gás reduz ao longo do comprimento do parafuso, aumentando a pressão.
Os modelos dinâmicos são popularmente conhecidos como turbo-compressores. A elevação de pressão acontece por causa da conversão de energia cinética para energia de pressão, no momento da passagem de ar no compressor.
No mercado existem modelos de compressor de ar portátil e os que possui um tamanho que necessita de muito espaço. Pesquisar o custo desse equipamento e as suas especificações, pode ajudar no momento d escolher o melhor para a empresa.
Os compressores com alta capacidade são usados em sistemas pneumáticos, oficinas e fábricas. Os de média capacidade estão presentes em: borracharias, oficinas mecânicas e sistemas de freios de ônibus e trens, casos que necessitam de uma boa compressão.
Os de baixa capacidade são utilizados em:
- Clínicas de dentistas;
- Aerografia;
- Pintura;
- Enchimento de infláveis.
Um compressor pequeno para pintura é um equipamento muito usado em serviços industriais e trabalhos de pinturas de fachadas e edificações.
Com uma boa pistola de tinta, a tarefa pode ser feita rapidamente, graças ao bom funcionamento do compressor. As vantagens do compressor na pintura são o excelente acabamento, rapidez, pintura uniforme, entre outros.
Sobre o preço de compressor pequeno, pode ter variações de acordo com o modelo e região de procura. Avaliar as opções disponíveis nas lojas especializadas nesse equipamento é uma alternativa para encontrar algo que atenda as suas necessidades.
Peças para controle
A necessidade de utilizar vários fluidos diferentes nos serviços industriais, exige que as empresas tenham dispositivos ou peça que atuam na regulação e controle dos fluidos.
A válvula redutora de pressão pode ser uma solução para fazer a regulagem de pressão de líquidos e gases.
Esse dispositivo é usado em:
- Tanques de líquidos de petróleo;
- Linhas de propano;
- Sistemas de água;
- Tanques de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);
- Mineração;
- Materiais gasosos.
Essa válvula pode ser ajustada para qualquer nível de pressão necessária, um ponto positivo e que chama a atenção das pessoas para o uso. As vantagens que essa peça proporciona são: manutenção fácil, instalação simples, controle de pressão adequado e durabilidade.
O acoplador flexivel é outro dispositivo muito utilizado para fazer a ligação de tubos, pois permite que os veios possam se unir aos tubos, mesmo com a sua rigidez.
Dispensam o uso de lubrificantes para o funcionamento e conseguem potencializar o desempenho do maquinário. Não emite barulhos, vibrações ou ruídos.
A presença dos compressores, acopladores e válvulas proporciona mais agilidade, segurança e qualidade nos serviços industriais.
Desse modo, destinar parte do capital para a aquisição desses itens para as fábricas e empresas do segmento industrial é uma maneira de manter a eficiência no desempenho e atividades realizadas nessa área tão importante para a sociedade.