Como organizar acessórios eletrônicos, fios e cabos eletrônicos?

Devido à Automação industrial podemos contar com um grande número de bens duráveis cada vez mais modernos e inteligentes, que são usados, massivamente, pelo mundo corporativo por conter ferramentas que são necessárias para a realização de determinadas tarefas.

As baixas taxas e a facilidade de financiamento em se adquirir um componente eletroeletrônico fazem com que as empresas modernizem os processos de produção, equipando-se com um grande número de computadores, impressoras, notebooks, e outros eletroeletrônicos que facilitam a vida corporativa.

Como organizar os cabos?

A ampla quantidade desses componentes, inevitavelmente, acarreta em muitos fios e cabos de energia.

As Fontes, o cabo para teclado e cabo do roteador, entre outros muitos fios que compõem o sistema de uma empresa ficam muitas vezes, emaranhados uns sobre os outros, atrás das mesas e só são notados quando apresentam algum problema, que, consequentemente, é gerado pela má organização dos cabos.

Organizar os cabos e fios dos eletroeletrônicos de um andar corporativo, por exemplo, pode exigir muito trabalho, mas que trará grande praticidade e organização na rotina diária dos colaboradores, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável.

Essa bagunça pode ter uma solução, mas para realizar esta tarefa, primeiramente, deve-se desconectar todos os componentes das tomadas para desembolar a fiação.

Após separar os cabos entrelaçados, retirando todos os nós, eles ficarão soltos, facilitando sua manipulação, essa também é uma boa oportunidade para realizar uma limpeza desses cabos.

Apenas uma colher de detergente neutro diluído em 1 litro de água é o suficiente para retirar o pó acumulado e uma limpeza adequada.

Os cabos nunca devem ficar visíveis para não expor aos colaboradores a algum tipo de perigo. Quando os cabos estão ocultos proporcionam uma estética mais agradável ao local de trabalho, além de segurança.

Quando os cabos estão unidos é mais fácil de escondê-los. Para realizar esse processo deve ser planejada a instalação dos eletroeletrônicos de modo a deixá-los mais próximos uns dos outros.

Por exemplo, o modem, os notebooks e as impressoras devem ser ligados, idealmente, em tomadas próximas.

Formas de esconder os fios

As canaletas podem ser uma boa opção para esconder a fiação, caso haja uma bancada de trabalho que comporte muitos trabalhadores.

Antes de tudo meça a mesa para determinar qual será o tamanho da calha a ser usada, certifique-se de que todos os fios tenham espaço para caber entre a estrutura, esse é um bom método, já que os cabos podem precisar ser removidos.

A utilização de abraçadeiras de nylon facilita a união dos cabos na ocultação dos fios, a fita de velcro também é recomendada para realizar esta tarefa e possui a facilidade de se poder abrir e fechar múltiplas vezes para a manutenção da instalação.

O organizador de fios flexível também poderá ser usado para este processo de união dos fios, que compõe o mesmo sistema.

Assim como a fita de velcro que permite que o usuário desmonte e monte os fios que compõem o circuito, o formato em espiral do organizador flexível também facilita este processo, sem haver necessidade de cortar sua estrutura, caso haja a necessidade de uma substituição de determinado cabo.

Lembre-se sempre de identificar os cabos que compõe o circuito com etiquetas ou adesivos coloridos, porque assim ficará mais fácil desligar apenas o aparelho desejado.

A instalação de um perfilado perfurado 19×38 ajudará a ocultar os fios dos eletroeletrônicos que estão longe de alguma fonte de alimentação e necessitam de extensões para serem plugados.

O perfilado esconde o cabo da extensão isolando os fios do ambiente externo;

Algumas precauções devem ser consideradas com as extensões e benjamins (plugues múltiplos), pois a intensidade da corrente elétrica pode aumentar, podendo chegar a um curto-circuito no Disjuntor.

Muitas dessas falhas elétricas podem ser evitadas com a instalação de um contator auxiliar, por isso a contratação de um eletricista é vital para a instalação correta dos componentes elétricos.

A utilização de ganchos fixados a rodapés, ou a paredes, pode ser uma boa opção para evitar que o fio fique em contato com o chão, isto não apenas facilita a limpeza do setor, mas também evita acidentes de trabalho.

Investir em organizadores de fios com adesivos ou ventosas, que se fixam nas mesas, pode facilitar a divisão de fios que compõem a bancada de trabalho.