Oficina equipada permite adaptação de peças

Para que todos os setores de uma indústria funcionem de forma satisfatória, é preciso que tenham máquinas e ferramentas disponíveis.

Os maquinários disponíveis precisam estar em perfeitas condições, com as peças devidamente reguladas. Em alguns casos, é preciso realizar algumas adaptações, sempre sob a supervisão de um profissional, para que possa atender às necessidades de manufatura.

Ferramentas ajudam nas tarefas

O modelamento de peças específicas, com o trabalho de fundição entre partes diferentes, retirando excessos, fazem do centro de usinagem o local ideal para que pequenas peças sejam fabricadas.

Muitas vezes, é preciso estar atento às necessidades em fresamento, torneamento, furos e coberturas de espaços específicos.

Por esse motivo, a presença de profissionais neste setor ajudam nas tarefas que precisam ser realizadas no devido tempo.

Dependendo do material utilizado, diferentes moldes podem ser feitos. Há equipamentos que trabalham melhor quando é feita a usinagem de alumínio, principalmente no setor automobilístico, pois a resistência das peças utilizadas nos motores a combustão passam por diversos processos de combustão.

Para se ter uma ideia, há peças que são adaptadas ao funcionamento do motor, diretamente. Outras peças são utilizadas nas rodas e equipamentos de frenagem.

Nos casos de uso de aço, muitas oficinas mecânicas e serralherias usam ferramentas para usinagem que podem ser utilizadas a qualquer momento. Muitas portas de aço, que são instaladas em garagens e na entrada de empreendimentos comerciais, precisam de manutenção no local.

Nestes casos, as ferramentas portáteis são carregadas para fora da oficina e podem ser adaptadas, para que cumpram a função de forma eficiente.

Para realizar o trabalho em locais externos, é preciso que os equipamentos possam cumprir diversas tarefas. Entre elas, podemos citar:

  • Corte de peças, como tubos e chapas;
  • Serragem, trepanação e perfuração de objetos;
  • Fresagem e limagem de portas de aço;
  • Torneamento, conserto e retificação de portas.

Todos estes trabalhos podem ser realizados de forma externa, com equipamentos móveis, que facilitam a manutenção de objetos que precisam de reparos.

Em muitos casos, é preciso retirar as peças que precisam de uma reparação e levar até o local em que se encontra a oficina, para que a usinagem seja realizada de maneira correta.

Na maioria das vezes, essa necessidade se dá por não ser possível transportar o torno mecânico universal, pois ele tem uma base fixa, para trabalhar com precisão, conforme as peças são montadas.

Tecnologia empregada na usinagem

Mesmo sendo uma das ferramentas mais antigas utilizadas pelo ser humano, a usinagem evoluiu através dos tempos e a tecnologia começou a ser aplicada, com a utilização de equipamentos computadorizados que permitem maior destreza na fabricação de peças.

Com o emprego das novas tecnologias, as peças começam a ser produzidas em larga escala, pois não depende mais de esforço humano na confecção. Basta os ajustes corretos e a alimentação da matéria-prima, que muitos produtos podem ser feitos como em uma linha de produção.

A precisão das peças confeccionadas, por meio das máquinas computadorizadas, chegam com esmero ao mercado consumidor, sem dever nada às usinagens anteriores.

A tecnologia conhecida como CNC (Controle Numérico Computadorizado), pode ser aplicado na fresadora cnc, podendo realizar cortes precisos nos mais diferentes materiais, como madeira, aço e plástico duro.

Este tipo de maquinário pode ter tamanhos distintos, podendo trabalhar desde em placas de circuito, utilizados em equipamentos eletro eletrônicos, até maiores, para a construção de objetos maiores, como móveis e itens automobilísticos, como tanques de gasolina e para choques.

Por isso, é preciso entender qual o tipo de trabalho que será realizado, para ter à disposição a máquina correta para as tarefas que serão aplicadas.

Para que os modelos de peças possam sair com as características ideais, o uso da tecnologia também é empregado, permitindo que seja realizada a usinagem 3d, adaptando a todos os tipos de situações que possam aparecer dentro de uma indústria.

Todo o planejamento do protótipo é feito por meio de programa de computador e utiliza o controle numérico computadorizado, entregando com precisão apurada o modelo a ser feito depois, em larga escala.

Com esta tecnologia sendo utilizada cada vez mais, nas mais diferentes oficinas industriais, a usinagem dá mais um passo para se firmar como um espaço importante na fabricação de produtos, com mais segurança, eficiência e qualidade garantida.