O uso do plástico dentro dos ambientes industriais

Os trabalhos industriais são essenciais para a fabricação de mercadorias. O desempenho produtivo que acontece em várias companhias de segmentos diferentes ajuda a proporcionar oferta de produtos e serviços para os comércios e firmas de diversos portes, com a missão de suprir as necessidades dos indivíduos e suas atividades.

As tarefas acontecem na indústria, como uso de matéria-prima de qualidade, equipamentos eficientes e um bom planejamento anual, com todas as metas e objetivos que o proprietário da empresa deseja conquistar.

Do mesmo modo, um time de colaboradores experientes para conseguir manipular o maquinário com segurança é muito importante para conseguir resultados expressivos.

O papel dos métodos de produção na área industrial

Os métodos de produção são primordiais para o desenvolvimento das mercadorias. A escolha da técnica a ser usada pode depender do tipo de material que a empresa utiliza.

Metais e plástico, por exemplo, são os mais usados, devido as suas características, como durabilidade, capacidade de suportar variações de temperaturas, resistência e versatilidade.

O processo de criação de moldes e peças exige o uso de máquinas para usinar, que conseguem transformar a matéria-prima em um produto com qualidade e rapidez.

A fabricação acontece no centro de usinagem, depois que o projetista leva o projeto com os desenhos e esboços, conforme as informações que o cliente lhe passa.

Em um espaço como este é possível utilizar diversos equipamentos e máquinas-ferramentas que são importantes no serviço de fabricação de peças e moldes.

As técnicas usadas para atender a demanda são: aplainamento, afiação, brunimento, brochamento, eletroerosão, fresagem, furação, mandrilamento, retificação, serramento, torneamento e usinagem de precisão com maquinário cnc (Comando Numérico Computadorizado).

A importância da indústria de plásticos

O plástico é um material muito versátil, podendo ser usado em várias linhas de produção. Muitos dos itens e objetos usados no dia a dia tem algum detalhe com essa matéria-prima.

Até chegar nos comércios, as empresas da industria de plasticos precisam desempenhar muitas atividades para fabricar moldes e peças.

O processo de criação dos objetos em plástico é chamado de injeção plástica e agrega muitos pontos positivos, como:

  • Flexibilidade;
  • Rapidez;
  • Produção em larga escala;
  • Qualidade dimensional;
  • Excelente acabamento;
  • Baixo custo operacional;
  • Variedade de formatos e tamanhos de peças.

Essa técnica de produção consegue criar grandes quantidades de componentes, onde o plástico é submetido a altas temperaturas e depois é injetado nos moldes, atingindo todos os pontos e extremidades, dando o formato ideal para a peça.

Na elaboração, é possível usar diversos tipos de plásticos como o plastisol de pvc (resina), nylon, polipropileno, polietileno, poliuretano, poliestireno, PVC (Policloreto de Vinila) e o ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno).

Para isso, os polímeros são adquiridos em grãos para serem usados na criação de peças.

Rotomoldagem

Os moldes para rotomodagem são usados na maioria dos instrumentos e objetos que as pessoas usam no dia a dia.

Assim, a fabricação de moldes para rotomoldagem acontece com o uso de chapas de aço ou alumínio que passam pelo processo de usinagem.

Depois são levados ao setor que realiza a injeção plástica, onde o molde é revestido com camadas de resina plástica para ser levado ao forno para o processo de rotação em altas temperaturas.

Após o resfriamento, o molde é aberto e encaminhado para o serviço de acabamento.

A etapa de finalização e acabamento das peças é muito importante para deixá-las com um ótimo aspecto visual e retirar excesso de material que pode ficar no processo de fabricação.

Os tipos de acabamento mais executados são: lixamento, pós-abrasivos e polimento espelhado.

O polimento é um procedimento que utiliza uma lixa ou pedra na primeira fase e depois um disco flap para polimento, que consegue desbastar e lixar ao mesmo tempo, fator que cria um belo acabamento.

Esse item pode ser usado em superfícies de materiais ferrosos ou não, agregando qualidade e um belo efeito na peça.

Manutenções

Um serviço de manutenção elétrica é essencial para manter a integridade da eletricidade, evitando gargalos na produção e perdas de tempo e dinheiro.

Na modalidade preventiva, por exemplo, os técnicos analisam o estado de conservação e funcionamento dos componentes e dizem se há algo errado.

A manutenção elétrica abrange várias áreas da indústria. Quando feito de forma adequada, os segmentos industriais recebem vários benefícios e evitam problemas.

Dessa maneira, o trabalho dos setores de manutenção, usinagem e plásticos são muito importantes para a criação de objetos que possuem muita relevância no dia a dia das pessoas, seja no ambiente profissional ou fora dele.