O uso do acoplamento na indústria

A indústria consegue desempenhar suas atividades por conta das máquinas. No entanto, para o funcionamento adequado de tais equipamentos é necessário o acoplamento de diversas peças. Desse modo, seu funcionamento apresenta qualidade e eficiência.

O acoplamento se refere, basicamente, à junção das peças e sua integração para que o conjunto e sistemas possam desempenhar suas atividades com qualidade.

Dentro da indústria, que é o local onde essas peças e máquinas podem ser produzidas, existem diversos acoplamentos industriais que podem variar de acordo com a necessidade industrial ou do consumidor final.

por isso, esse artigo vai tratar sobre algumas peças e sistemas que integram os maquinários, assim como máquinas que podem ser desenvolvidas dentro da indústria.

 

Sistemas integrados: funcionamento das peças

 

Já que o funcionamento de uma máquina depende de sua integração, é fundamental falarmos sobre a importância da engrenagem nesse processo.

A engrenagem é considerada como uma peça mecânica que é utilizada em máquinas e equipamentos dentro da indústria.

Geralmente, sua composição envolve rodas “dentadas” e a grande vantagem em utilizar esse material é que existem muitos modelos disponíveis, a depender da necessidade do cliente.

Os modelos alteram em tamanho, formato, tipo de movimento, trazendo qualidade em seu uso.

Seu modo de funcionamento trabalha por meio do atrito dos dentes, transmitindo a potencia de uma máquina a outra, ou de um ponto a outro. Isso acontece por meio dos eixos que são instalados dentro das máquinas.

As engrenagens estão presentes não somente dentro da indústria, mas em diversos segmentos e cotidiano.

No aspecto das industrias, podemos citar sua presença na indústria química, em metalúrgicas, siderúrgicas, na indústria de alimentos e outras.

No âmbito do cotidiano, podemos citar sua presença no funcionamento dos veículos, de modo geral.

Além das engrenagens, um elemento que pode atuar em conjunto é a correia, que é um elemento metálico que ajuda no deslocamento dos rolamentos e, ainda, apresenta alta resistência diante da corrosão e atrito.

Esse material também pode ser feito à base de borracha que passou por um processo de vulcanização, apresentando força na transmissão dos movimentos.

Maquinário delicado: o manuseio do vidro dentro da indústria

O vidro é um elemento bastante utilizado na sociedade em diversos objetos, como:

  •  Espelho;
  •  Copos, pratos  (utensílios domésticos);
  •  Automóveis e veículos de modo geral;
  •  Em eletrodomésticos;
  •  Vasos;
  •  Banheiros (no uso dos boxes).

O mais interessante é que o vidro foi descoberto muito antes de Cristo, por meio de marinheiros.

Desde então, o manuseio e confecção desse material tem passado pelo desenvolvimento tecnológico. Um dos locais que trabalha com o manuseio desse material realiza estudos e pesquisas para o desenvolvimento de sua resistência, são as indústrias.

Por isso, existem máquinas especificas que trabalham com o manuseio desse material tão delicado.

Conhecidas como Máquinas para vidro, elas possuem como função ser uma laminadora, atuando também como mesas de corte, lapidadores, dentre outros.

Ou seja, com o uso desse material é possível produzir, cortar e realizar a lavagem dos vidros, nos tamanhos e espessuras desejados pelo segmento industrial.

Vale ressaltar que apesar de desempenhar seu serviço com qualidade, essas máquinas passam por regulamento e são enquadradas dentro de normas técnicas de segurança.

Dentre as características dessa máquina, pode-se destacar que elas são consideradas fáceis de manusear e ainda possuem sistemas de segurança, que visam evitar acidentes e ainda otimizar a produção.

Para que elas funcionem corretamente, as peças internas e funcionamento externo precisam estar interligadas, oferecendo o suporte necessário, com um alto padrão de qualidade.

Por isso, cada vez mais, essas máquinas têm passado por um processo de inovação.

Outro detalhe importante em relação ao trabalho com o vidro, é que é necessário pensar em sua logística de transporte, visando evitar danos ao produto, o que representa perda financeira.

Com isso, é possível que a indústria utilize outras máquinas para a realização do transporte de peças a base de vidro.

Uma das máquinas que podemos citar é o Carrinho para transporte de vidros.

Geralmente, esse material é metálico e apresenta versatilidade e qualidade nessa movimentação. Um detalhe importante é verificar o tipo de vidro e a quantidade de material antes de verificar o modo de transporte.

Com análise e cuidados, é possível realizar um ótimo deslocamento dos materiais necessários, oferecendo um serviço de qualidade ao cliente.