O uso de metais na produção industrial

Dentro da indústria, existem alguns segmentos que são responsáveis pelo trabalho e manuseio de metais. Por exemplo, o setor da metalurgia, atua desde o processo de extração do metal, até seu refinamento.

Já o setor de usinagem trabalha para que o metal ganhe uma forma, por meio de moldes. Esses setores possuem técnicas de extração, refinamento, fundição do metal assim como os moldes corretos para o seu manuseio.

Os metais estão presentes no cotidiano das pessoas de várias formas, direta ou indiretamente. Mas, a maioria dos objetos que estão presentes na sociedade utilizam algum elemento metálico.

Por exemplo, isso acontece com eletrodomésticos, com automóveis, na estruturação de uma residência assim como em talheres.

Devido a importância do metal na sociedade, esse artigo trará alguns exemplos sobre a utilização desse material em sociedade.

Mil e uma utilidades: o uso dos metais

Os metais são materiais bastante utilizados na sociedade. Por exemplo, o uso de um simples parafuso pode fazer toda a diferença durante a instalação de um objeto.

Os metais são uma escolha importante, pois apresentam compatibilidade com outros tipos de materiais, sendo considerados bastante resistentes.

Outro detalhe importante se refere às ligas metálicas, que é a junção de um metal mais outro (juntamente com alguns minérios), com o objetivo de tornar a peça ainda mais resistente.

Outra usabilidade do metal bastante frequente é seu uso por meio de grades de ferro. Por serem bastante versáteis e resistentes, essas grades podem ser utilizadas principalmente para proteção de residências, em portões ou garagens.

As variações dos parafusos

Os parafusos são peças que variam em seu tamanho e formato e são muito uteis na instalação de diversos elementos.

Praticamente todos os objetos possuem algum tipo de parafuso. Eles podem ser feitos tanto com ferro, ou ligas metálicas, como é o caso do aço inox.

Nesse âmbito, existem os Parafusos especiais sp, que são fabricados no âmbito industrial ou em lojas especializadas no manuseio de metais.

Dentre alguns modelos, podemos citar os modelos de parafusos sextavados, assim como os especiais, porque são formados com aço inox ou aço carbono. São eles:

  • Parafuso interno sem cabeça;
  • Parafuso com cabeça cilíndrica;
  • Parafuso com rosca inteira;
  • Parafuso com cabeça chata;
  • Parafusos sem cabeça, mas com ponta em côncavo;
  • Parafuso com ponta em cone;
  • Parafuso em cilindro;
  • Parafuso com ponta plana.

Os diversos modelos de parafusos conferem a esses elementos uma infinidade de locais possíveis para sua instalação.

Ainda falando sobre os modelos de parafusos, vale a pena destacar o Rebite maciço cabeça redonda, um parafuso que possui a função de fixar peças para que elas não soltem.

Esse material pode ser produzido tanto em ferro, cobre, aço, alumínio, dentre outros, além de permitir também sua variação de tamanhos.

Para trabalhar com esse tipo de parafuso é importante ter bastante conhecimento em relação a sua forma de manuseio e utilizar ferramentas corretas para auxiliar em sua fixação.

Esse tipo de parafuso apresenta uma usabilidade bastante versátil podendo ser utilizada em diversos tipos de veículos, como carros, aviões e navios. Assim como na indústria, em portas janelas, computadores, em variados containers e ainda, em eletrodomésticos.

Os metais como elemento de proteção

Principalmente na indústria ou na construção de grandes galpões, é comum visualizar o uso dos metais nos telhados ou até mesmo como parte da estrutura. Por exemplo, até na construção de uma residência é muito comum ter elementos metálicos em diversos pontos da estrutura da casa.

Um dos exemplos mais comum é ver os metais sendo utilizados como cobertura, tanto de galpões, como de pontos dentro da indústria.

Como são materiais mais fortes e resistentes, eles podem ser utilizados como uma ótima opção de proteção. O mercado disponibiliza diversos tipos de telhas e revestimentos para serem acoplados com o uso de materiais e reforçarem ainda mais a segurança.

Um outro modelo bastante comum, principalmente também em galpões ou em indústrias, é a presença de um Mezanino de ferro. Os mezaninos são locais de elevação e geralmente estão associados ao uso de alguma escada. E utilizar o ferro representa investir em segurança, resistência e confiabilidade do produto.

Para investir nesses materiais é importante buscar por fornecedores com confiança, recomendações e que ainda possuam credibilidade no seu setor de atuação, visando oferecer um produto com responsabilidade e certificação.