A indústria têxtil e de confecção é uma das mais importantes do país. Segundo dados da própria ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), quando esse setor vai bem, milhares de oportunidades surgem em torno dele.
De fato, todos nós utilizamos esses artigos de consumo, e temos nossas peças e estilos prediletos. Mas nem sempre sabemos como funciona essa área, seja no tocante à sua dinâmica comercial, seja no aspecto industrial de manufatura.
Neste post, ficará claro como a indústria têxtil abrange uma diversidade bastante grande de segmentos e nichos. Os principais deles são os seguintes:
- A confecção de roupas de moda;
- A confecção de peças esportivas;
- A confecção de fardas e afins;
- A confecção de uniformes profissionais;
- A confecção de cobertores e lençóis;
- A confecção de tapetes e cortinas;
- O ramo de estamparias e sublimações;
- Toda a parte de manequins, expositores, etc.
Os tipos de tecido
Como dito acima, o tecido é parte de nossas vidas diárias e, sem ele, não teríamos muitos dos produtos de que mais precisamos. Em termos técnicos, a indústria têxtil é a indústria responsável por pegar uma matéria-prima, como algodão ou lã, e transformá-la em um tipo de fio que depois é usado para criar um tecido.
Na prática, a indústria têxtil se utiliza de muitos tipos diferentes de tecidos. Todos eles, porém, podem ser divididos em duas categorias principais: as propriamente naturais, que são bem antigas, e as sintéticas, mais modernas.
Os tecidos naturais são aqueles oriundos de animais como ovelhas, bichos da seda, etc., ou plantas como algodão, linho, etc. Os tecidos sintéticos, por sua vez, são aqueles criados em laboratório e feitos pelo homem. Os mais comuns incluem o nylon, o poliéster, o rayon, o spandex, etc.
Todos os processos envolvidos na conversão da matéria-prima em produto acabado estão incluídos nessa indústria. Sendo que os principais processos são os seguintes:
- O de desenvolvimento;
- O de produção/projeto;
- O da fabricação;
- O da distribuição de têxteis, etc.
A personalização comercial
Um dos segmentos mais aquecidos da indústria têxtil é o dos uniformes profissionais, que inclui várias demandas típicas do setor, sendo uma das principais a das camisetas personalizadas.
Há várias razões para uma empresa optar por um uniforme customizado. Uma das principais é que essa roupa pode levar o nome/logo da marca, outra razão é que algumas informações importantes também podem ser adicionadas.
Uma dessas informações diz respeito ao nome de setores de uma edificação industrial, ou mesmo a coordenadas mais específicas, que visam a facilitar a rotina e, não raro, a segurança no ambiente de trabalho.
Entre as principais vantagens e benefícios desse tipo de investimento, encontram-se os seguintes:
- A divulgação da marca;
- A identificação de funcionários;
- A identificação de setores;
- A padronização da equipe;
- A economia de recursos, etc.
Como funciona a estamparia?
Há uns anos a personalização deixou de ser exclusividade de empresas, tendo se voltado para o público aberto. De fato, são muitas as pessoas, e sobretudo jovens que gostam de ter peças personalizadas, algumas das quais incluem:
- Camisetas;
- Regatas;
- Moletons;
- Almofadas;
- Capas de celular;
- Banquetas;
- Pufes, etc.
De todas essas demandas, uma das mais aquecidas remete, justamente, ao setor de estamparia de camisetas. Mais recentemente, com o avanço das impressões digitais, esse mercado passou por uma pequena revolução.
Substituta do antigo silk screen, a tecnologia de estamparia digital se assemelha muito à impressão de jato de tinta realizada em papel comum. Justamente por isso, elas oferecem uma facilidade de manuseio que permite o uso de iniciantes, que é um dos motivos da sua popularização.
Ainda assim, é muito comum o uso dessa tecnologia no setor de aluguel de uniformes de futebol. Como é sabido, o mundo dos esportes é conhecido por acompanhar e, em certa medida, até ditar as modas e inovações da indústria têxtil.
É o que ocorre no caso dos uniformes de futebol, voleibol, basquetebol e demais esportes populares no Brasil.
Decorando os showrooms
Um exemplo bastante ilustrativo de como o aquecimento da indústria de confecção se reflete em outros nichos é o da instalação das lojas de vendas. Especialmente no que concerne à exposição das peças mais vendidas.
Tal setor inclui as seguintes instalações ou acessórios:
- As vitrines;
- Os expositores;
- Os cabides;
- As araras;
- Os balcões;
- Os provadores;
- Os manequins, etc.
De fato, atualmente uma das principais pesquisas nessa área remete a comprar manequim feminino. Como é sabido, a escolha desses elementos de exposição e organização do showroom é fundamental.
Eles têm grande poder de influenciar no resultado direto da loja, em termos de aumento de vendas, interesse dos clientes e até mesmo disposição dos funcionários, que trabalham melhor em ambientes mais agradáveis.