O futuro da indústria automotiva e os impactos para o seu negócio

O futuro de todos os setores industriais se depara hoje com um ar de modernização tremenda, inclusive na parte automotiva. As tecnologias não param de avançar e os equipamentos e processo da indústria são cada vez mais estudados e revistos.

A indústria automotiva mostra com os carros de alto padrão e modelo, como a inovação chega a todo momento e por todos os lados.

As Auto peças se fazem necessárias dentro desse setor, pois são dessas estruturas que saem as mais modernas novidades, ainda mais porque com o tempo, as mudanças e novas perspectivas sobre a direção e o modo de olhar o trânsito vêm de uma antiga peça.

O Terminal de direção, por exemplo, exerce a função de interligar a articulação axial com a roda do veículo, possibilitando movimentos angulares.

Essa articulação axial é um componente que liga a caixa de direção aos terminais da roda, permitindo assim o seu movimento de um lado para o outro, um componente diretamente ligado a segurança ao dirigir.

Estruturas como o amortecedor e o terminal de direção são de extrema importância dentro de um carro e quando falamos do futuro do setor automotivo, não poderia ser diferente.

As estruturas que promovem a direção e a segurança do movimento são essenciais e por vezes as mais importantes de todas as outras estruturas e funções.

Serviços de alinhamento e balanceamento ajudam na proteção da indústria

Ajudam tanto na proteção quanto na função de todos os equipamentos. Ao falar de segurança, um dos assuntos mais tocados ao longo dos tempos é o redutor de velocidade, dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador, tendo como componentes principais:

  • Eixo de entrada e saída;
  • Rolamentos;
  • Engrenagens;
  • Carcaça.
  • E o Parachoque.

O redutor de velocidade na indústria é requisitado para o futuro do seu negócio e principalmente quando o assunto for sobre ser utilizado na adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido as leis da física, quando há redução da rotação, há o aumento do torque disponível (alavancada).

Existem inúmeros tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores por engrenagens. Tais engrenagens que por sua vez podem ser cilíndricas ou cônicas, auxiliando ainda mais no sistema coroa e rosca sem fim.

Na estrutura das engrenagens podem ser vistos mecanismos retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e o ruído se utiliza nos redutores, engrenagens helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea.

Ainda que esses mecanismos retos sejam mais simples de serem fabricados e por isso apresentam menor custo.

Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal, este modelo de redutor utiliza em sua configuração engrenagens que sejam comuns de dentes retos.

Sendo assim, é possível perceber o problema, quando o carro perde o controle dos comandos ou quando o volante fica com uma lerdeza maior que o normal. Nesse momento é quando se faz necessário um processo de serviço de alinhamento.

Agora, ao perceber que o volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas velocidades, é requisitado o balanceamento das rodas do seu veículo.

O serviço de alinhamento e balanceamento do veículo serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo as rodas no solo e paralelas entre si. Já ao que se refere balanceamento de um pneu pelo qual garante que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil, aumentando o atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo, deslocando o veículo de maneira mais precisa, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

O serviço de alinhamento e balanceamento do seu veículo pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves, como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo.

O Redutor de velocidade serve como amortecedor para dar segurança a quem os usa

Isso fará com que seja necessária a troca dos pneus antes do esperado e deixa óbvio que até um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é de poder otimizar a dirigibilidade e maximizar.

Por fim, procurar bons locais para cuidar do seu carro é como preservar as vidas e momentos de agora, para que os do futuro sejam assim também.