O esquadro magnético nos processos de soldagem

A soldagem é o processo de união de dois materiais, especialmente os metais, por meio da fusão, originando peças, componentes, fios e sistemas de forte vínculo.

A solda pode ser usada para diversas aplicações, incluindo a produção de elementos industriais e da construção civil. Além disso, o processo também é visto no conserto de equipamentos eletrônicos.

A solda utiliza alguns componentes básicos, como o ferro de solda, que é um pino superaquecido em uma temperatura específica, por meio da eletricidade.

O processo também é feito com liga de alumínio e chumbo, com baixo ponto de fusão no início. Além desses itens, é preciso uma resina especial para limpeza, conhecida como fluxo, que é responsável pela higienização das partes soldadas.

O fluxo remove os óxidos superficiais da pressão e, assim, permite que a solda não sofra interferência.

Componentes especiais do processo de solda

Fora o ferro de solda, as ligas e o fluxo, a soldagem requer a utilização de alguns componentes especiais, como é o caso do esquadro magnético.

O equipamento é especialmente projetado para auxiliar o corte e a solda, mantendo as peças alinhadas.

Além disso, o esquadro também sustenta o molde antes da soldagem final, facilitando todo o processo. Ou seja, ele contribui para aumentar a precisão da montagem e acabamento das peças soldadas.

Uma das principais características do esquadro de soldagem é a presença da barra magnética, onde está o magnetismo.

Com isso, é possível repelir as ligas soldadas em alto ponto de fusão e, assim, evitar acidentes (como queimaduras), pois o uso do esquadro dispensa o contato manual.

Além da solda, os esquadros magnéticos podem ser usados em outras atividades, como:

  • Sustenção e içamento de peças (até 30 kg);
  • Direcionamento para o corte de superfícies;
  • Angulação de materiais em diversos graus;
  • Montagem de praleteiras e estruturas metálicas;
  • Furos e ponteios de chapas metálicas.

Além do esquadro, o agitador magnético preço também é usado em alguns processos de solda, especialmente para a solda TIG.

O equipamento também é aplicado em outros trabalhos, como nas indústrias químicas e farmacêuticas, para agitação e mistura de líquidos em tanques fechados.

O agitador magnético tem uma alta força magnética, devido a presença do ima de neodímio. O equipamento também é resistente, devido à sua fabricação em aço inox 304 ou 316L.

Dessa maneira, o agitador é capaz de suportar a corrosão, variações de temperatura e até mesmo a presença de produtos quimicamente agressivos.

Após a agitação de substâncias, é preciso verificar a quantidade certa da mistura para as aplicações. Sendo assim, recomenda-se que o produto resultante passe por uma balança de precisão, que fará o cálculo correto.

A medida também deve ser feita antes de aplicar os componentes no agitador, para que o resultado da mistura seja o mais preciso possível.

As balanças de precisão são extremamente eficientes, podendo ser usadas em indústrias químicas, farmacêuticas, laboratórios, usinas de açúcar a álcool e demais processos que envolvam a mistura de substâncias.

Demais equipamentos magnéticos e suas principais funções

Além dos esquadros e agitadores, existem muitos outros equipamentos magnéticos, com diversos tipos de aplicação, que não só em soldagem.

Não é de hoje que o magnestismo é usado para facilitar as atividades humanas, já que desde a Grécia Antiga ele era aplicado para observar os fenômenos da natureza.

Na época das grandes navegações, a bússola tinha o magnetismo como fenômeno principal de funcionamento.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, foi possível desenvolver inúmeros equipamentos que utilizam magnetismo, como é o caso da pulseira magnetica ou biomagnéticas.

Esse acessório é usado para o tratamento com terapia magnética, que tem o principal objetivo de melhorar dores no corpo, aumentar a circulação e promover a oxigenação dos tecidos.

A pulseira atua com a força de ímãs, que melhoram o funcionamento das artérias ao redor do pulso e, consequentemente, todo o sistema circulatório e fluxo sanguíneo.

O tratamento é alternativo, porém, vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Além do tratamento de saúde, a pulseira magnética também tem uso industrial, principalmente por trabalhadores que operam com chapas e peças metálicas.

O equipamento permite a fixação magnética e atende os principais requisitos de segurança da CIPA. A pulseira magnética é aplicada nas indústrias de estamparia, funilaria e caldeiraria.