Assim como a sociedade, que se modifica a cada ano, as indústrias também passam por essa constante mudança e evolução, fator perceptível ao observar as primeiras indústrias no início da Primeira Revolução Industrial.
Visto que na época das construções das primeiras indústrias, ainda não existia nem energia elétrica, ou seja, os equipamentos dentro delas também não eram os mesmo de hoje.
As máquinas eram todas manuais, ou seja, precisavam da ação constante dos homens para funcionarem, o que certamente deixava os trabalhos nas indústrias mais perigosos e desgastantes.
Nos dias atuais, a grande maioria dos equipamentos funcionam a base de energia, o que facilita muito o trabalho de todas as pessoas que operam dentro das fábricas.
A energia elétrica só chega nas máquinas, bem como os comandos só tem esse alcance, graças a um bom sistema elétrico e de cabeamento estruturado.
É preciso que existam conectores espalhados por todos os cantos das indústrias para que as máquinas possam chegar até as tomadas, e também para que elas recebam os comandos elétricos.
Os racks, formados por diversas bandeja para rack, são as estruturas que possibilitam que várias tomadas sejam montadas de maneira organizada, sem criar maiores problemas para os operadores industriais e para os demais componentes das fábricas.
Estes racks são como uma grande caixa, repletos de prateleiras, que possibilita que os aparelhos sejam montados. A regua de alimentação para rack é outro aparelho que tem suma importância nessa composição.
Mutas pessoas já viram uma régua de alimentação, mas não sabem ao certo que ferramenta é, essa régua é aquele equipamento que permite que vários aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo utilizando uma só tomada conectado na parede, ou seja, ampliando e dividido as cargas elétricas para todos os componentes conectados.
Dessa maneira, a reguas de tomadas para rack é fundamental para que haja espaço o suficiente para que todas as máquinas, que são muitas, tenham onde se conectar, permitindo que elas sejam ligadas.
Outros aparatos que envolvem o sistema de eletricidade e a transmissão de energia para as máquinas são fundamentais, tais como:
- Fios elétricos;
- Cabos elétricos;
- Fiação;
- Condutores;
- Quadros de comando;
- Eletroduto.
Os eletrodutos, por exemplo, são aparatos que servem para proteger os fios e os cabos, evitando que eles se rompam ou sofram com algum problema estrutural, como corrosão e desencapamento.
O eletroduto mais recomendado é o condulete PVC, pois esse tipo de item garante total proteção dos fios e do cabos, e asseguram que a energia será transmitida de maneira eficaz e qualificada.
Máquinas especificas das industrias
Esses aspectos que abordamos até agora são mais gerais, todo e qualquer tipo de setor industrial precisa ter um sistema de eletricidade e esses componentes que falamos.
No entanto, em relação às máquinas industriais propriamente ditas, elas se diferenciam completamente uma das outras.
Uma máquina de uma indústria de plásticos, como as injetoras plásticas, é totalmente diferente de uma maquina de envase, por exemplo, que é uma máquina muito usual em indústrias de alimentos, principalmente, nas fabricantes de bebidas como sucos e refrigerantes, já que a máquina de envase é a que permite que o líquido saia de um reservatório e alcance os recipientes, como as garrafas de plástico.
Em outros setores, como nas indústrias metalúrgicas, madeireiras e borracheiros, as operações são completamente diferentes das demais. Nessas, o foco principal é o corte nos materiais, como na madeira, nos metais e na borracha.
Para isso, máquinas controladas pelos operadores industriais recebem mudanças nas tecnologias aplicadas constantemente, para melhorar a segurança e a eficiência dessas máquinas.
Além disso, ao fim dos processos de corte, é preciso que os itens produzidos ainda passem por alguns procedimentos de detalhamento e cuidados finais, como o desengraxante industrial biodegradavel, que é uma substância muito completa e favorável.
Proteção para aparelhos e pessoas
Para finalizar, é fundamental abordar um aspecto que é responsável pela qualidade das operações, que é a segurança, muito importante para que os profissionais alcancem seus melhores desempenhos, e essencial para preservação patrimonial das indústrias.
O ambiente pode ficar mais seguro de diversas maneiras. Câmeras de segurança, seguranças particulares, instalação de alarmes, elementos anti incêndio, entre outros.
Juntas, essas composições garantem que nenhum patrimônio da indústria vai ser perdido, e assegura que os profissionais estão seguros independente do horário de trabalho.