Um dos setores que mais vem ganhando destaque é o agrícola. Todos os anos, essa indústria movimenta milhões e milhões de dólares, utilizando-se cada vez mais tecnologias e detalhes potentes, tudo para que seja um mercado eficiente.
Muitos países sobrevivem em sua base econômica somente com os insumos do agronegócio, dessa maneira, por ser um mercado em expansão, possui diversas técnicas, moldes, segmentos e ferramentas, além de equipamentos como o trator, que transformam o cotidiano rural, em realmente uma indústria potente.
Este texto visa trabalhar com alguns tipos de insumos agrícolas, isto é, tipos de máquinas e equipamentos que transformaram uma simples colheita e vida no campo em um negócio multimilionário.
Desnatadeira e a indústria do leite
O agronegócio não reside apenas na plantação e na colheita de vegetação, mas também de produtos que derivam dos animais, e um exemplo disso é a produção, em larga escala, do leite, que também pode gerar outros elementos.
E para que o processo de extração do leite seja eficiente, é preciso muito alguns processos e equipamentos muito importantes para que esse leite seja tratado.
Assim, o mercado de laticínios usufrui de algumas ferramentas, como a desnatadeira preço e a chamada padronizadora de leite.
Todas essas ferramentas servem para um objetivo: reduzir drasticamente a gordura do leite, além da clarificação e do envasamento do produto. Além disso permitem a produção de alguns insumos para formação de outros produtos, como:
- Queijo;
- Requeijão;
- Manteiga;
- Iogurtes;
- Entre outros.
Essas ferramentas são de fácil manuseio dentro da indústria do leite, pois tem grande versatilidade, não dependendo do uso de acessórios complementares, sendo imprescindível para a indústria dos lácteos.
A máquina, por meio da força centrífuga, separa o creme dos demais componentes, de modo que a desnatadeira e padronizadora transforma em desnatado ou também com alto teor de gordura, sempre padronizando-se com o tipo de leite desejado.
Depois é envasado e por meio de uma esteira transportadora horizontal é transferido para o setor de distribuição.
Máquinas utilizadas no setor agrícola
Dentro do agronegócio temos diversos tipos de máquinas que são importantes para processos variados. Já vimos que a desnatadeira é de suma importância para a indústria do leite, no entanto há outros equipamentos essenciais, que vão desde as carretas agrícolas até arados com alta tecnologia.
Abaixo listaremos algumas ferramentas essenciais para o desenvolvimento da agro indústria.
1. Arados
Os arados são de grande importância para a indústria, principalmente para abrir as camadas iniciais do solo, de modo que então sejam plantadas as sementes. Assim, há dois tipos principais de arados, os de disco e os de aiveca.
Os de discos são formados, em geral, por discos, como seu nome se refere, além de colunas e cubos. A principal função desse arado é fazer com que haja o corte, a elevação do solo e também a mobilização da leiva.
Para solos mais arenosos é necessário a utilização de discos lisos e em solos mais brutos e sólidos usa-se os discos com bordas recortadas.
Os arados de aveica são aqueles que possuem um tipo de superfície torcida, chamada aiveca. Esse arado permite que ocorra a elevação, a torção do solo. Esse tipo de arado, como explicitado em alguns vídeos de trator, são indicados para adubação de cobertura.
2. Subsolador
O subsolador é um equipamento que vem sendo usado em larga escala no cultivo da cana. É de grande importância por permitir que as camadas dos solos inferiores sejam rompidas de maneira bem eficiente. Trata-se de uma medida paliativa para solos compactados, porém resolve muitos casos.
É composto por hastes, e sua angulação e espaçamento podem ser escolhidas de forma a garantir que a necessidade seja atendida. No entanto, o gasto energético dessa máquina é muito grande, podendo encarecer o processo.
3. Pulverizadores
Os pulverizadores são aqueles equipamentos que permitem que substâncias sejam jogadas nas plantações. São usadas hoje em dia os chamados pulverizadores autopropelidos, porém os pulverizadores tratorizados são os mais comuns.
Estes e outros equipamentos são essenciais para o desenvolvimento adequado e eficiente de todo o agronegócio, isso se deve ao fato de que é necessário tecnologias novas para que todo esse crescimento não pare, mas que se mantenha e se desenvolva para contribuir ainda mais para a economia dos países onde essas indústrias estão.