Máquinas de solda e corte

Desde que as indústrias começaram a se modernizar, os equipamentos, máquinas e acessórios que atendem as necessidades desse setor estão se modificando, cada vez para atender a demandas mais altas e a uma produção em larga escala.

Isso é um claro reflexo da evolução tecnológica que tem atingido o século XXI, que tem como principal características a diminuição gradativa do valor de certas peças mais modernas, deixando-as mais acessíveis e aplicáveis na indústria.

Pensando nisso, este artigo foi criado com o intuito de esclarecer, em especial, algumas funcionalidades de duas máquinas prioritárias nesse ramo: a máquina que realiza corte e a responsável pela parte de soldagem.

Isso ocorre porque esses dois processos são muito importantes para qualquer indústria e são responsáveis pela produção de diversos itens essenciais para o nosso cotidiano.

Por isso, mantenha-se atento até o final do artigo para saber diversas funcionalidades e curiosidades sobre os equipamentos de solda e moldagem industriais.

Tudo sobre o procedimento de solda

Basicamente, um aparelho de solda tem o objetivo derreter uma superfície – normalmente metálica – e realizar a sua conexão com outra superfície, que pode ou não ser metálica.

Esse procedimento possui uma aplicação extremamente ampla em diversos setores, pois após o metal ser resfriado, ele passa a ser uma chapa única com a outra superfície e elas ficam conectadas como se tivessem sido fabricadas assim.

Esse procedimento de soldagem é utilizado de forma ampla hoje em dia, sendo aplicado também sobre o plástico (principalmente para procedimentos de reciclagem) e para a conexão de praticamente todo tipo de metal.

Como ressaltamos, existem diversos tipos de solda e a partir de agora iremos entender um pouco melhor sobre cada tipo, sua funcionalidade e quando aplicar.

Solda a arco manual

Esse tipo de soldagem é mais aplicada em ambientes de trabalho pois é o modo que gera menos impurezas distribuídas no ambiente e é aplicada, prioritariamente, em 4 tipos de indústrias, que são:

  • Siderúrgicas;

  • Automobilística;

  • Mineração;

  • Metalúrgicas.

Esse solda é feita por meio do contato entre as duas pontas que devem ser soldadas com um tipo de fluído em um cilindro que irá gerar o calor necessário para derreter o material e, por esse motivo, é um tipo de soldagem que produz menos poluentes para o ambiente.

Solda a frio

A solda a frio para aço é aplicada por meio de alta pressão mecânica que é gerada por rolos ou matrizes.

Por não utilizar o calor como meio principal de soldagem, recebe o nome de “solda a frio”.

Para a soldagem do aço esse método é o preferível por não danificar qualquer tipo de propriedade que o aço possua, principalmente se ele for inoxidável.

Esse método de solda atende os principais tipos de indústrias que dependem do aço para ter confiabilidade no seu produto final direcionado para os clientes, principais por gerar equipamentos que atendem a área de construção civil, com itens como vigas e treliças que formam as fundações e estruturas das construções.

Para atender a uma industrias específica, é sempre recomendado entrar em contato com as fabricantes de máquinas de solda para entender qual método e qual equipamento melhor irá atender as necessidades de cada setor.

É importante ressaltar neste ponto que a escolha do equipamento e do método adequado irá poupar tempo e, principalmente, o orçamento pois fará com que a produção seja mais rápida.

Máquina de corte

Após entendermos de forma bem ampla a utilização do método de solda e os dois principais métodos de soldagem, vamos falar um pouco sobre a maquina de corte, que tem ganhado espaço no mercado por proporcionar uma produção extremamente rápida e efetiva de materiais. Isso sem mencionar que~a produção de peças é agilizada e praticamente livre de erros.

Máquina de corte a laser

Durante este artigo iremos dar uma atenção especial a esse modelo da máquina que funciona por meio da emissão de um laser superaquecido que quando atinge a superfície (que pode ser de qualquer material, desde metais, plásticos e até mesmo madeira) realiza um corte retilíneo e livre de rebarbas ou partes danificadas.

Além disso, existem modelos desse material que conseguem realizar o corte da peça e a soldagem logo em seguida, gerando um processo muito mais rápido e eficiente.

Assim, com a máquina de corte e solda é possível ocupar menos espaço, já que esse produto possui dois tambores distintos para realizar ambos processos.