Magnetismo na indústria: equipamentos mais importantes

Dentro da industria, muitos processos são desenvolvidos e aplicados com o intuito de fornecer mais qualidade e precisão nos produtos que são distribuídos e consumidos em grande escala.

Assim, algumas ferramentas são aplicadas com objetivo de aprimorar e potencializar os resultados tornando-os mais precisos e qualitativos aos seus consumidores finais.

Aplicado em diferente segmentos industriais, o processo de separação magnética consiste em separar materiais e partículas ferrosas de um produto ou matéria prima tornado-os melhores para serem consumidos e utilizados, pois durante alguns processos produtivos industriais em segmentos diversos como os:

  • Alimentício;
  • Quimicos;
  • Farmaceuticos;
  • Cerealistas
  • Minaradoras;
  • Empresas de reciclagem.

Entre outros, seus materiais e produtos ficam muitos expostos e são misturados aos produtos ocasionando uma contaminação ferrosa.

A separação ocorre por intermédio do separador magnético, um equipamento que permite ser confeccionado em placas, tambores ou até mesmo grandes instalações, adequando-se à estrutura e às necessidades de cada segmento.

Apresentando variações de formatos, materiais e dimensões os separadores possuem apenas um único objetivo: remover o excesso ferroso, promovendo a homogeneidade e qualidade no resultado final.

Por ser um processo automatizado, o separador permite um processo mais simples, rápido e eficiente, agregando valor ao produto e também à imagem da marca, pois estabelece um alto padrão de qualidade atendendo e, por vezes, superando as expectativas dos clientes e demais públicos das organizações.

Além desse equipamento, há outros que são desenvolvidos e utilizados coma aplicação do magnetismo.

Levantadores Magnéticos

Outra aplicação do magnésio na industria é o levantador magnético que tem como função transportar peças e chapas, por meio da atração magnética.

Sendo equipamentos compactos e fáceis de transportar, esse objetos têm grande aplicação industrial, visto que a sua capacidade de transporte é alta, atingindo até três toneladas.

Apresentando uma alta capacidade de transporte, esse equipamento é comumente aplicado e utilizado em metalúrgicas, siderúrgicas, oficinas, ferramentarias e demais locais que haja a necessidade do transporte de peças ferrosa de alta dimensão e peso.

Com um funcionamento simples, esse equipamento permite que seja articulado a outros equipamentos como ganchos e pontes por intermédio de seu olhal móvel.

A fixação e o transporte, bem como seu descarregamento, ocorre por meio de acionamento de comando simples e não requer uma mão de obra muito especializada para sua utilização.

Por utilizar do processo de magnetismo, não é necessária a aplicação de força e nem de esforço, visto que atração e fixação ocorrem de forma natural.

Detectores de metais

Equipamento aplicado em diversos locais e estabelecimentos, o detector de metais, também faz uso de elementos magnéticos para identificar e detectar equipamentos de metais que não podem ser utilizados em determinados locais.

Dessa forma, esse equipamento contribui para a execução de processos mais precisos e seguros.

Os detectores de metais são aplicados frequentemente em aeroportos, portas de segurança de estabelecimentos comerciais e também durante a realização de provas e concursos para evitar a utilização de equipamentos que tornem os processos fraudulentos.

Por terem aplicações diversas, esses equipamentos também possuem características, formatos e tamanhos variados a fim de atender as demandas e exigências do mercado.

Mesa Magnética

Utilizada e aplicada em diferentes segmentos da industria, a mesa magnetica, conhecida também como placa magnética, é aplicada na fixação de peças ferrosas em equipamentos operacionais como as fresadoras e retificadoras.

Apresentando diversos formatos, tamanhos e medidas essa peça pode ser colocada em outras superfícies e sua utilização permite um ritmo mais acelerado na produção e também evita o desnivelamento ou desajustes.

Desenvolvida com base em imãs permanentes, esse equipamento apresenta um alto nível de intensidade magnética, permitindo uma maior força de tração.

Outras aplicações

Materiais ferrosos estão presentes em diversos equipamentos, consequentemente, a sua capacitação de atração magnética é natural.

Esse tipo de material é conhecido por possuir características que são essenciais para o desenvolvimento de atividades que demandam muita força e impacto, pois tem um alto grau de dureza, resistência e durabilidade.

Assim, algumas ferramentas, como a furadeira, possuem em sua composição substâncias e materiais ferrosos que lhe conferem as características necessárias para realização e ecodesenvolvimento das atividades que lhe são atribuídas e executadas.

Dessa forma, como seus produtos são aplicados em grande escala, a sua separação ocorre por meio de processos automatizados que permitem a ativação ou não desse magnetismo.