FaceID não funciona: Confira causas e soluções

O reconhecimento facial já é utilizado em diversos celulares, inclusive nos da Apple. Contudo, muitas vezes, essa ferramenta apresenta problemas e o FaceID não funciona. 

O que pode ser feito nesses casos? Deve-se buscar imediatamente o conserto de iPhone?

Muita calma nessa hora! Embora possa, sim, corresponder a um problema mais grave em que as ferramentas do celular estejam danificadas, muitas vezes as causas disso são muito simples.

Portanto, é importante conhecê-las para realizar testes e soluções em casa antes de ir correndo à assistência técnica de iPhone. 

Assim, que tal conhecer o que pode ter acontecido quando o FaceID não funciona e possíveis correções? É isso que você pode conferir abaixo!

FaceID não funciona: Confira algumas soluções simples para esse problema

FaceID é o nome dado ao leitor de biometria facial dos celulares da Apple, ou seja, dos iPhones. Dessa maneira, é ele que é responsável por reconhecer uma pessoa somente pelos traços do rosto.

Esses traços, aliás, correspondem ao distanciamento entre partes do rosto. Por exemplo, a identificação leva em consideração a distância entre os olhos, as orelhas e outros pontos da face. 

É por isso que ela se torna capaz de distinguir gêmeos e identificar uma pessoa mesmo após anos.

Porém, problemas em que o FaceID não funciona impedem seu uso para o desbloqueio do celular, de aplicativos e de outras ferramentas, tornando incompleta a sua experiência com seu iPhone.

Alguns desses óbices são de fácil solução, enquanto outros, invariavelmente, demandarão a interferência de uma assistência técnica. 

Entretanto, testar as possíveis causas e soluções evita constrangimentos e dados desnecessários, de modo que aconselhamos a testá-las antes de ir até os profissionais.

Primeiro, considere a situação em que o FaceID não funciona

Existem algumas situações em que o leitor de biometria não funcionará e isso é natural pelo momento em que o celular está sendo acessado.

Ou seja, existem configurações próprias do sistema do iPhone que impedem a leitura facial em determinados momentos. 

Portanto, nesses casos, não há motivo para qualquer tipo de preocupação, pois após o desbloqueio manual, será possível novamente usar o leitor biométrico.

O FaceID não funciona naturalmente nas seguintes situações:

  • Quando o aparelho acabou de ser ligado ou reiniciado;
  • Quando não há desbloqueio por 48 horas ou mais;
  • Após 5 tentativas incorretas de correspondência do rosto;
  • Quando não tiver sido utilizado nas últimas 4 horas.

Se o seu caso não corresponder a qualquer uma das hipóteses acima, então considere aplicar as soluções abaixo.

Verifique se o seu rosto está completamente visível

Às vezes, o FaceID não funciona por não conseguir realizar a leitura correta do rosto do proprietário do celular. Por exemplo, existem alguns tipos de óculos de sol que refletem o tipo de luz usada para a leitura facial.

Portanto, garanta sempre que o seu rosto esteja visível e identificável.

Confira se o posicionamento do iPhone está correto

O FaceID somente funciona na posição vertical. Outra exigência é que o rosto esteja disponibilizado frente à câmera em uma distância entre 25 e 50 centímetros. 

Portanto, o fator que o atrapalha muitas vezes é o simples posicionamento do próprio usuário.

Limpe a câmera e procure eventuais obstruções

Caso o erro não seja decorrente das hipóteses acima, considere limpar a lente da câmera do celular. Muitas vezes, partículas de sujeira e gordura podem limitar a visão e leitura que ela faz.

Assim, passe um pano seco de algodão sobre a lente de forma delicada.

Por fim, caso nenhuma das soluções apresente resultado positivo e reativação da leitura biométrica, não deixe de buscar uma assistência técnica de iPhone que poderá ajudar a solucionar problemas em que o FaceID não funciona.