As escovas industriais são ferramentas de alto desempenho, utilizadas em aplicações nos mais variados ramos da indústria, incluindo as linhas de produção.
Em geral, elas são aplicadas em procedimentos de acabamento de superfícies, como limpeza de maquinários, equipamentos, revestimento de instrumentos industriais, vedação de itens e na composição de peças ou filtros. Por esse motivo, as escovas são encontradas especialmente em fábricas de componentes.
Uma das principais características das escovas industriais é a alta resistência. Desenvolvidas com materiais duráveis e abrasivos, elas são capazes de resistir aos fortes impactos mecânicos, atritos e os procedimentos de desgaste para acabamento.
Além disso, as escovas industriais são capazes de suportar as intempéries, variações de temperatura e processos de corrosão, fatores presentes no agressivo ambiente industrial.
Por todos esses aspectos, as escovas são usadas em muitas aplicações na indústria. No entanto, é preciso verificar qual é o tipo de acabamento que será feito, pois existem diversos modelos de escova disponíveis no mercado.
Desse modo, ao avaliar qual é o tipo ideal da ferramenta, é possível ter um trabalho de qualidade e um acabamento perfeito.
Os principais modelos de escovas industriais para acabamento
Existem diversos tipos de escovas industriais, com características diferentes de acordo com a função. Entre elas, destaca-se os modelos rotativos, que são próprios para a limpeza de máquinas e equipamentos e, além disso, são fáceis de manusear.
Normalmente feitas em nylon, as escovas rotativas promovem um brilho único à superfície dos equipamentos, retirando o acúmulo de sujeira impregnada nos maquinários.
Ainda, a escova rotativa pode ser encontrada em modelos específicos, dependendo do tipo de máquina, como é o caso das escovas para enceradeiras, rotuladoras e para tubos.
Além das escovas rotativas, outros modelos muito usados para limpeza e acabamento de superfície são:
- As escovas onduladas;
- As escovas tipo copo;
- As escovas tipo chapéu chinês;
- As escovas trançadas;
- As escovas tipo pincel.
Cada um desses modelos possui uma especificação, contudo, é importante pontuar que a higienização de superfícies de máquinas e equipamentos é um procedimento que deve ser realizado periodicamente, como parte das medidas de manutenção preventiva.
Com a limpeza, é possível aumentar a produtividade do setor, além de oferecer bens de qualidade, sem interferência de agentes externos e sujidades na produção.
Algumas indústrias devem zelar ainda mais pela limpeza de máquinas e equipamentos, como é o caso das indústrias alimentícias, farmacêuticas, de bebidas e as cozinhas industriais.
Esses estabelecimentos tratam de produtos que são consumidos pelos humanos e, por esse motivo, deve-se evitar qualquer tipo de contaminação.
As escovas de aço: maior precisão de acabamento e limpeza
Além das escovas rotativas em nylon, é possível encontrar outros modelos dessas ferramentas, desenvolvidas em materiais ainda mais abrasivos, para maior força e potência de limpeza.
A escova de aço rotativa é amplamente usada para o acabamento em linhas de produção industriais, pois ela oferece máxima eficiência nos trabalho de limpeza em geral, filtragem ou composição de máquinas e equipamentos.
Esse modelo de escova rotativa pode ser usado manualmente ou atrelada à máquinas, como parafusadeiras e esmerilhadeiras. Neste último caso, é possível ter um trabalho ainda mais preciso, rápido e com alto poder de retirada de impurezas, sujeiras e acúmulos de corrosão superficial.
Quando aplicada em conjunto com as esmerilhadeiras, as escovas são confeccionadas em formatos tipo copo ou disco, para melhor encaixe na ferramenta.
A esmerilhadeira é uma ferramenta portátil, prática e simples de manusear, com acionamento por motor elétrico. A escova para esmerilhadeira é usada, especialmente, para a remoção de cordões de solda, ferrugem, escória e escama.
Além disso, o instrumento também é aplicado na remoção de pó, tinta e material de isolamento térmico.
Para casos especiais, as escovas de aço para esmerilhadeiras podem ser usadas na retirada de rebarbas em contornos de peças, componentes e produtos, bem como na composição e acabamento de orifícios e tubos.
As escovas de aço são resistentes. Com possibilidade de aplicação mesmo em máquinas muito sujas, a eficiência desses instrumentos é notável. Isso porque em apenas uma aplicação, é possível observar como o acúmulo de sujidades pode afetar negativamente a produção.
A escova de aço pode ser fabricada em aço carbono, aço inox, arame de latão, aço latonado e com fibras sintéticas. Todas são extremamente resistentes e possuem boa durabilidade, com alto poder abrasivo.