
Produtividade e otimização de recursos são palavras-chaves indispensáveis para uma indústria competitiva. Por isso, contar com sistemas de automatização como Quadro de transferência automática (QTA) é algo interessante para organizar e otimizar a rotina industrial.
Na prática, um QTA é um painel elétrico que compõe os geradores de energia e a principal funcionalidade deste sistema é acionar os equipamentos industriais de forma automática no caso de falta de luz.
Ou seja, é uma ótima solução para otimizar a rotina industrial, já que garante o funcionamento do maquinário industrial mesmo em situações de pane ou falhas energéticas.
Além dessa solução, pensar na implementação de softwares ou equipamentos que tragam a automação industrial dentro das linhas de operação também é algo fundamental na otimização de uma indústria.
Basicamente, os processos de automação servem para otimizar recursos materiais e financeiros dessa área e, assim, agilizar a produtividade da empresa.
Quer saber mais sobre sistemas e equipamentos que podem otimizar a rotina da sua indústria? Continue lendo esse post!
Quadro de transferência automática
Com falta de luz, o maquinário industrial para e as linhas podem dar vários prejuízos. Neste cenário, o Quadro de transferência automática é uma solução muito inteligente e que pode proteger os equipamentos industriais, ao mesmo tempo em que contribui para os processos de automação.
Basicamente, o quadro é um painel elétrico de controle, usado em conjunto com os geradores de energia. O principal objetivo da transferência automática é acionar a partida do maquinário industrial em casos de interrupção de energia ou panes mecânicas.
Ao fazer a transferência, os equipamentos continuam funcionando normalmente. Ou seja, o painel é um exemplo de automação industrial e, de quebra, ainda oferece vantagens como:
-
Segurança para as instalações elétricas;
-
Garantia do funcionamento do maquinário em situações emergenciais;
-
Ajuda a conservar o gerador;
-
Fornece informações precisas sobre a distribuição energética.
Esteira transportadora industrial
Como o próprio nome sugere, estruturas como a esteira transportadora servem para otimizar os processos que envolvem logística e transporte de materiais dentro da indústria.
Basicamente, a Esteira transportadora industrial preço é um equipamento composto por polias e que facilita a movimentação de carga em uma superfície.
Geralmente, a esteira é composta por coberturas superiores e inferiores, feitas de borracha e conta com uma estrutura de esteira no meio.
As esteiras costumam ser motorizadas e isso é um ponto muito positivo para a estrutura que facilita a circulação de materiais pesados.
A Esteira transportadora industrial preço é considerada uma peça que ajuda a otimizar os processos industriais, pelos seguintes motivos:
-
Reduz esforços operacionais na hora de transportar estruturas;
-
Pode ser usado tanto nas linhas de operação quanto em caminhões;
-
É preparada para movimentação de cargas diversas;
-
Facilita o processo logístico.
Montagem de placas eletrônicas
Apesar de não ser necessariamente um equipamento industrial, a Montagem de placas eletrônicas é um exemplo de sistema que otimiza recursos e proporciona produtividade para o setor industrial.
Pare e pense: como são feitos os equipamentos e maquinários industriais hoje? Por meio de uma série de componentes e placas eletrônicas que são capazes de controlar seu funcionamento.
Entender os bastidores da montagem das placas é entrar um pouco no universo de softwares e soluções tecnológicas que otimizam os processos industriais e tornam essa área cada vez mais automatizada.
Para garantir uma boa qualidade em um sistema como esse é essencial que a empresa que oferece Montagem de placas eletrônicas tenha certificações de qualidade.
Afinal, sem placas eletrônicas de qualidade, como montar sistemas inteligentes e confiáveis dentro da indústria?
Benefícios da automação industrial
O conjunto de equipamentos e sistemas que servem para automatizar processos e facilitar tarefas de rotina é o que compõe os sistemas de automação para indústria.
Além de mais agilidade na hora de executar algum serviço, os processos de automação garantem uma indústria mais produtiva, organizada e inteligente.
Automatizar os processos também é algo que traz retornos financeiros, equilibra os trabalhos operacionais e pode trazer vários aspectos de segurança, da instalação de um circuito eletrico até revisões em planos de segurança e controle de riscos.
Geralmente os processos de automação são estudados e implementados por empresas especializadas nessa área que costumam ter inspirações no que já deu certo e está virando uma tendência no setor.
Essas empresas costumam unir profissionais de diversas áreas como engenharia eletrônica, engenharia eletrica entre outros profissionais que prezam pelos processos de automação na indústria.