Alguns equipamentos essenciais para a indústria

O maquinário industrial é um item fundamental para o funcionamento de qualquer tipo de indústria.

Ele é suporte para realização das operações necessárias no setor e, para que ele funcione é preciso que haja também eficiência na transmissão da energia elétrica.

Conheça alguns equipamentos fundamentais e sua importância nesse quesito:

Transformadores

O transformador de energia é essencial no processo de fornecimento de energia elétrica.

Ele faz a transmissão de potência entre os circuitos existentes e é também responsável pela indução de corrente e tensão pelo componente.

Seu uso é feito apenas em redes de correntes alternadas.

O equipamento é composto por dois enrolamentos e um núcleo, cuja função principal é transferir corrente entre os enrolamentos.

Os tipos de transformadores usados nas mais diversas aplicações são:

  • Transformador de força;

  • Transformador de distribuição.

  • Transformador de corrente;

  • Transformador de potência;

Esses modelos mencionados atuam em uma distribuição geral, fazendo conversões em grande escala.

Para pequenas instalações ou resolução rápida de problemas pontuais, é possível usar transformadores de voltagem, também chamados de transformador bivolt, que se adaptam a voltagem de 220 volts para 110 volts e vice versa.

Esse equipamento é muito encontrado em instalações domésticas, quando a tensão fornecida é diferente da tensão dos aparelhos elétricos.

O transformador bivolt faz a transformação das voltagens de maneira segura.

Para o uso doméstico, hoje já existem no mercado aparelhos com duas chaves de tensão, das quais podem se adaptar as duas voltagens mais comuns para instalações doméstica: 110v e 220v.

Não ligue aparelhos com voltagem diferente do indicado. Além de estragar os equipamentos, essa atitude pode causar graves acidentes.

O transformador convencional é um equipamento espaçoso e que gera alto custo.

Indústrias que desejam economizar tem a disposição o Autotransformador, um equipamento feito com apenas um enrolamento, o que gera mais estabilidade no seu funcionamento.

Soldagem

No que tange os itens usados para realização de processos de soldagens, um aparato muito útil é a máquina de solda.

Suas principais vantagens frente ao seu principal concorrente, o transformador de solda, são sua leveza e portabilidade.

O transformador de solda é um equipamento robusto, de peso elevado e volume, o que prejudica a execução ágil dos mais diversos serviços.

Considerando essas condições, a Máquina inversora de solda se apresenta como uma alternativa do equipamento, pois é portátil, por essa razão, serviços em altura são mais facilmente executados.

A inversora é um equipamento muito competitivo no que diz respeito ao volume de trabalho, apresentando maior eficiência nas mudanças de tensão e corrente, por meio da utilização de seus circuitos eletrônicos.

O transformador só realiza operações com corrente alternada na saída, o que restringe as possibilidades de uso de eletrodos.

Ao contrário deste equipamento, a inversora realiza suas operações usando tipos variados de eletrodos, o que garante maior versatilidade na execução dos processos.

Outra vantagem do inversor sobre o transformador diz respeito a uma grande vantagem econômica, uma vez que o transformador consome muito mais energia.

A inversora é capaz de fazer soldagens por períodos mais longos e mesmo assim de forma mais econômica.

A máquina de solda usa o Inversor de frequência preço para fazer a transformação da corrente alternada fixa para corrente alternada variável.

Ele basicamente permite a variação de velocidade que o motor irá alcançar, o que garante mais eficiência para o processo.

O uso deste aparato traz economia para o processo, além de ser compatível com a automatização, já que a demanda por intervenção humana em seu uso cai muito.

Existem diversos tipos de processos de soldagem no mercado industrial, cada um adequado para um tipo de função.

Para fazer uma solda eletronica, por exemplo, são utilizados alguns componentes específicos, sendo um dos principais deles o ferro de solda, que costuma ser encontrado com algumas variações em termos de potência.

Outro item necessário é a própria solda, um composto de estanho e chumbo, misturados a outros elementos.

O chumbo é um metal considerado pesado, devido ao seu alto teor poluente, por essa razão, alguns países não permitem a sua utilização, o que deixa o material mais frágil.

De posse desses elementos principais, já é possível fazer a soldagem, um processo fundamental para diversos tipos de indústria.

Além disso, o uso da máquina inversora de solda é um excelente componente de auxílio para realização desses processos de forma mais rápida e econômica.

Existem equipamentos essenciais para o andamento dos processos industriais, tais quais um bom suporte para processo de soldagem e transmissão de energia eficiente.