O funcionamento de uma indústria envolve muitos processos e boa parte deles precisam de energia para funcionar. Tal fator torna inevitável a presença de um gerador energia, visando prevenir quedas da rede elétrica e a paralisação da linha de produção.
O gerador de energia e sua importância
Existem locais que não podem deixar de funcionar ou ainda ter sua rede elétrica interrompida inesperadamente. Esse é o caso de hospitais, eventos, supermercados, frigoríficos e até as indústrias. Afinal, tais locais lidam diretamente com a vida humana e suas necessidades (como é o caso dos hospitais e a produção de bens que existe na indústria).
Geralmente, tais locais possuem funcionamento 24 horas para obter uma boa produção e atender à demanda do mercado.
Por isso, elas precisam de equipamentos como um gerador, que atua como uma fonte reserva de energia. No caso de uma pane elétrica, o gerador tem capacidade de continuar produzindo energia, ao menos por um tempo, até que tudo volte ao normal.
Um gerador de energia funciona da seguinte forma:
- Transforma outros tipos de energia (química e solar) em eletricidade;
- Possui polo positivo e negativo e mantem a diferença de cargas;
- Possui um dínamo, que entra em rotação e contribui para a geração deste tipo de energia;
- É acionado por um motor e possui tanque de combustível.
No último tópico cabe ressaltar que a alimentação pode ser a diesel, a gasolina ou a gá, por exemplo. Isso faz parte do chamado “grupo gerador”.
Diante da importância de se ter um gerador, as empresas o utilizam pois ele também serve como um meio de segurança para os funcionários. No caso de uma pane, se um funcionário está trabalhando em um local mais apertado, com menor visibilidade, com o gerador, ele consegue continuar suas atividades ou sair do local em segurança.
O gerador pode ter vários modelos, tamanhos e capacidades de carga. Tudo isto vai depender da necessidade da empresa. É importante estar atento também à manutenção deste equipamento para que ele funcione corretamente.
O Conserto de gerador de energia é importante e é um trabalho em que se corrigem falhas técnicas que o aparelho possa apresentar. É importante que a equipe que realiza o serviço seja especializada e possua os equipamentos recomendados para o conserto, assim como ofereça garantia pelo serviço.
Transformador de energia: sem ele, não há energia!
Este equipamento tem muita importância para a sociedade em geral e em todos os setores e ramos industriais.
Isso ocorre porque o transformador é responsável por induzir a corrente e transformar a tensão elétrica. Existe o transformador que recebe a energia da usina e encaminha para uma rede de transmissão e, de lá, a rede encaminha para sua casa e para todos os outros lugares.
Sem o transformador, portanto, não é possível que haja energia elétrica em nenhum lugar. Isso já ressalta a importância deste equipamento, já que, praticamente todas as atividades realizadas hoje utilizam energia. Basta ela acabar por alguns minutos para que tudo se transforme em um caos!
Outra importância deste transformador é que chegam tensões muito elevadas nas fiações e, geralmente, nas residências ou complexos indústrias a voltagem necessária pode ser reduzida.
Neste cenário, é responsabilidade do Transformador de energia fazer isso e adequar as tensões à rede e equipamentos.
Sem ele, todos os equipamentos da sua casa ou indústria iriam queimar, pois a corrente elétrica que chegaria na tomada seria muito maior do que o aparelho aguenta.
Painel de comando em sua indústria
Altamente utilizado em processos industriais, o painel de comando trabalha para que um equipamento desempenhe sua função da melhor forma possível. É fundamental que toda indústria possua este painel, seguindo as normas e regulamentações vigentes de segurança.
Este trabalho funciona automatizando processos, ou seja, facilitando alguns procedimentos de montagem e confecção de produtos dentro de uma indústria.
Além de reduzir os custos, ocorre a otimização do tempo e um menor risco de acidentes com seus funcionários.
Um dos processos de montagem é a Montagem de placas smd. Ela funciona da seguinte forma: os equipamentos são montados em contato direto com a superfície da placa de circuitos que estão impressos.
Este uso proporciona que os dois lados da placa sejam utilizados e aproveitados. Vale destacar que esse processo de montagem se apresenta muito vantajoso economicamente para a empresa.
Sistema supervisório scada: alta tecnologia para o seu negócio!
Abreviação de Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados, o Sistema supervisório scada é um tipo de software que monitora e supervisiona vários dispositivos por meio de um sistema de controle e de comunicação.
Ele é importante por aumentar a qualidade do processo, reduzir custos com falhas e melhorar o desempenho de sua produção industrial.