Entenda a usinagem CNC para processos em latão

A usinagem é o processo de dar forma a uma matéria-prima, por meio da retirada de material de uma peça bruta, criando os objetos de acordo com cada projeto. Trata-se de uma alternativa para outros processos de produção, como a moldagem e a fundição, que permite a criação de peças finas, desde parafusos, até ferramentas manuais ou componentes automotivos.

A usinagem envolve o uso de ferramentas mecânicas, como furadeiras, tornos, fresadoras, retificadoras, entre outros maquinários fabricados especialmente para a confecção de peças de todos os tipos, formatos e tamanhos.

Os equipamentos possibilitam acabamento, obtenção de saliências, reentrâncias e furos, além de uma fabricação seriada a um custo relativamente baixo.

Os serviços de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado) possibilita processos com resultado de alto grau de qualidade, com relação aos aspectos ligados ao acabamento e ao dimensional.

O que é usinagem CNC

O CNC significa Controle Numérico Computadorizado (do inglês, Computer Numerical Control). Para simplificar, trata-se de uma tecnologia em que a ferramenta é controlada por programas de computador.

Outros exemplos de máquinas CNC são as cortadoras a laser e impressoras 3D, sendo que a diferença principal diz respeito a capacidade do instrumento, que pode ser soltar um laser, derreter um plástico ou ter uma fresa cortante.

Usinagem de latão

O latão é uma liga metálica criada a partir da união de zinco e cobre, com diversas vantagens para a produção de uma ampla variedade de peças.

Dentre as propriedades da matéria-prima, é possível citar o brilho, a condutibilidade e a maleabilidade.

A usinagem de latão é um processo feito em torno CNC, o que possibilita precisão em todas as medidas que constam no projeto das peças.

Os eixos do equipamento operam simultaneamente, enquanto os movimentos precisos dão forma às peças usinadas.

Basicamente, o torno CNC é composto por um barramento, sobre o qual se deslocam dois eixos, com movimentos programados que garantem a produtividade para a usinagem de peças com geometria cilíndrica ou de revolução.

O eixo X determina o diâmetro da peça, enquanto o eixo Z está relacionado ao comprimento da peça.

Assim, no centro de usinagem o processo está baseado em quatro parâmetros:

  • VC (Velocidade de Corte) na remoção de cavacos por minuto;
  • RPM (Rotação da Placa por Minuto), medindo quantidade de voltas;
  • Avanço, medida que a ferramenta avança a cada rotação;
  • PC (Profundidade de Corte), remoção relacionada ao raio da peça.

O centro de usinagem também engloba outros processos, como o realizado pela fresadora CNC. O maquinário utiliza um método subtrativo para modelar a peça, esculpindo a matéria-prima em bloco ou chapa.

O equipamento está baseado em três eixos, que podem se mover nas direções X, Y e Z com precisão. O controle tem o diferencial de permitir operações precisas de corte em diversos materiais além dos metais, como a madeira e plásticos.

Os maquinários demandam ferramentarias em SP de diversos tamanhos, com capacidade para operar a produção de pequenos detalhes, como ocorre, por exemplo, na fabricação de placas de circuito.

Os elementos maiores se dedicam à confecção de produtos de diferentes dimensões, como móveis.

Programa para usinagem

Um programa para usinagem com torno ou fresadora CNC compõe-se basicamente de:

Cabeçalho

O cabeçalho contém a sequência de códigos obrigatórios, sendo que cada um tem exigências e características peculiares.

Perfil inicial e perfil final

O perfil inicial está relacionado às características da matéria-prima, antes dos processos de usinagem. Já o perfil final é uma projeção da peça acabada.

Dados de corte

Os parâmetros de corte explicados anteriormente, que baseiam as operações nos centros de usinagem são VC, RPM, avanço do movimento e PC.

Definição das ferramentas

As ferramentas são definidas conforme perfil e classe. Elas são determinadas de acordo com o material a ser usinado, com relação às suas ligas e dureza, principalmente.

Ciclos fixos

O sistema com ciclos fixos facilita a operação dos maquinários, já que o programador segue o perfil final da peça e o ciclo fixo foca em desbastar o material até a sua obtenção, de acordo com o perfil final de usinagem.

Entretanto, vale a pena ressaltar que nos processos CNC tudo começa com um projeto, um desenho em 2D ou 3D, com as formas que se deseja criar na máquina.

O desenho é importado para softwares que irão configurar os cortes para a obtenção da peça usinada. Então, a máquina é configurada, o material é preso e o equipamento é posicionado para iniciar a operação.

Todos os processos, desde o projeto das peças até a operação dos sistemas de usinagem, dependem de conhecimentos técnicos e da experiência de profissionais qualificados para as atividades, garantindo segurança e qualidade.