Entenda a importância do aço inox e como é produzido

O aço inox é um dos materiais industriais mais importantes na construção civil, desempenhando um papel fundamental para a edificação de construções de diversos tipos e portes.

O material permite a realização de coberturas, fachadas e se faz muito presente na decoração, e até em utensílios comumente utilizados no dia a dia.

Especialmente para o setor da construção civil, o material possui uma propriedade imprescindível, que é a resistência às ações do tempo e trocas bruscas de temperatura.

Por isso, pode ser considerado onipresente, graças a sua versatilidade de formatos, barra, chapa, tubo, ou bobinas e os tipos distintos, como o 304, o 304L, 316, 316L e entre outros, dependendo da liga metálica.

Vantagens do uso de aço inoxidável em construções

A resistência de uma barra de aço inox é incontestável, conferindo popularidade ao material. Entretanto, é possível ainda citar outras vantagens.

O fator anticorrosão é fundamental para a aplicação do aço na construção civil. Outro aspecto que faz com que o material seja priorizado pelos profissionais é a sua fácil conformação, que permite cortes, moldes e soldas conforme as necessidades de cada projeto.

Além disso, o material confere segurança aos projetos, uma vez que também oferece grande resistência em casos de incêndios ou impactos, suportando colisões sem sofrer danos.

A facilidade de limpar as superfícies em chapa de aço também deve ser ressaltada. Afinal, o material não exige produtos químicos específicos, sendo até prejudicado pelo uso de materiais muito abrasivos.

As superfícies lisas facilitam a higienização , um exemplo disso é o uso do material em cozinhas industriais, onde a exigência sanitária é alta e o aço inox desempenha um importante papel.

Nas fachadas de empresas, igualmente, o material facilita a limpeza, inclusive em casos de pichações, que podem ser removidas facilmente.

A popularidade na decoração, por sua vez, se dá devido ao fato de que o material confere um acabamento sofisticado e moderno. Uma chapa pode ser disponibilizada com superfície fosca, espelhada ou brilhante.

Portanto, o uso do material está relacionado aos seguintes benefícios:

  • Versatilidade de formas e ligas;
  • Alta resistência contra a umidade;
  • Alta resistência contra trocas de temperatura ou impactos;
  • Facilidade de limpar e higienizar as superfícies;
  • Acabamento sofisticado que confere à decoração;
  • Facilidade de manutenção do material;
  • Vantagens que resultam em ótimo custo-benefício.

Mas o que é o aço inox?

Aço inoxidável é uma liga de ferro com adição de elementos como o cromo, silício, níquel, manganês, nitrogênio e carbono, cujas quantidades são ajustadas, alterando as propriedades finais da liga.

Entretanto, o cromo é um elemento essencial para a produção do aço inox, garantindo uma das mais procuradas propriedades do material, a resistência à corrosão. Por isso, quanto maior o teor de cromo na liga, maior é a resistência do material à corrosão.

A produção do aço inox ocorre com a fundição das matérias-primas em conjunto, em um processo que pode levar até 12 horas no calor intenso dos fornos.

Depois de derretido, o aço é fundido, formado, tratado quimicamente e cozido novamente, para posteriormente ser cortado na forma ou tamanho desejados. Dentre as opções, é possível destacar o corte de bobinas de aço, além de tubos, lajes, chapas ou barras.

Formatos e tipos de aço mais comuns

O corte de bobinas de aço é um procedimento que atende a uma ampla variedade de indústrias e aplicações. O resultado é utilizado em diversos setores, desde os serviços alimentícios, como é o caso das já citadas cozinhas industriais, passando pela assistência médica, até a construção de automóveis e montagem das indústrias.

As chapas de aço inox são cortadas mecanicamente, com facas de guilhotina, serras ou lâminas. Processos mais modernos incluem o corte por chama e o corte a jato de plasma.

Entretanto, as bobinas também são utilizadas, geralmente, em trocadores de calor, elementos de aquecimento, tubos e dispositivos de filtragem. Devido ao fato de serem leves, o transporte pode ser feito de forma fácil, e segura.

Embora haja diversos tipos de liga de bobina de aço slitter, a classe 304 é uma das mais populares, com propriedades anticorrosão e soldabilidade.

Já a 316 possui maior resistência e é indicada para ambientes ácidos. Por sua vez, o 430 é uma liga férrica, usada na indústria doméstica e alimentícia.

Portanto, o aço inox é um material que une leveza, durabilidade e resistência, por isso tornou-se essencial na atualidade.