Elevação de carga e seus equipamentos prinicipais

A construção civil, assim como o segmento da indústria, é um ramo profissional enorme, que necessita de muitos serviços. Isso porque há diversos tipos de áreas e necessidades que se interligam.

Um setor desse porte precisa de máquinas e uma série de serviços para desempenhar todas as usas funções de modo eficiente. Essa necessidade cresce cada vez mais, proporcionalmente às demandas que o ramo da construção civil precisa atender.

Alguns dos itens desse setor são os equipamentos de elevação de cargas.

Eles não podem passar em branco, pois são muito importantes para todos os momentos e locais, e justamente por isso, serão o foco deste texto, que explicará e apresentará os equipamentos de elevação mais utilizados nos dias atuais. Leia e confira.

Elevador

Um dos primeiros e principais itens deste artigo é o elevador de carga, que é um equipamento utilizado para transporte de matérias-primas industriais e produtos terminados, além de fazer a carga e a descarga de todos os tipo de mercadoria em geral.

Sua aplicação é útil e muito versátil, e por isso pode ser encontrado em locais como fabricantes, distribuidoras, empresas que trabalham com movimentação e claro, entrega de cargas.

Sua estrutura é feita a partir de estruturas metálicas autoportantes, um poço e uma caixa de corrida, a maioria das vezes feitas em alvenaria. Ele pode ser instalado tanto antes como externamente em locais comerciais e industriais, sempre com ajustes especiais para a sua preservação.

A instalação de elevadores não é afetada por intempéries como sol forte, chuvas e ventos, porque possui toda a capacidade e material especializado para que não haja problemas.

Além disso, tem uma capacidade útil mínima de 300 quilos, podendo carregar até 3 toneladas dependendo do seu tamanho, de sua cabina e do projeto em que foi feito anteriormente para decidir esses detalhes.

Alguns de seus benefícios nos meios em que é usado são:

  • Facilidade de locomoção de materiais;
  • Carregar muitos produtos de uma vez só;
  • Preservar todos os elementos em movimento;
  • Proporciona segurança e qualidade de serviço.

Lembrando que por mais que os elevadores sejam seguros, eles necessitam ser montados e também manuseados por pessoas experientes e profissionais, porque a falta de conhecimento técnico pode acarretar erros graves de funcionamento ou problemas com as peças.

Plataforma com elevação

Conhecida como plataforma elevatória, essa estrutura é basicamente uma plataforma de trabalho assentada com uma estrutura que irá levantar e fazer o trabalho de alcance desejado pelos usuários.

Essa plataforma pode ser articulada ou ter um formato de DNA, e todas elas possuem alcances grandes e médios, para que seja possível alcançar locais que não seriam possíveis sem o auxílio desse equipamento.

Porém esse tipo de máquina é mais utilizada para elevar pessoas do que carregar materiais, o que não anula uma opção ou outra, claro, mas sim proporciona uma preferência para cada necessidade.

Carregadeira

Já ouviu falar sobre a mini carregadeira? São pequenos tratores, muito compactos, que ajudam na realização de serviços diários na construção civil. Justamente por ocupar pouco espaço e ter uma boa movimentação, a mini carregadeira está cada vez mais presente nos canteiros de obra.

Sua movimentação é fácil em comparação com os demais tratores, ela também remove entulhos e ainda desloca todos os tipos de equipamentos e ferramentas possíveis, dentro de um peso aproximado de 1,4 toneladas

É fato que operadores devem ser especializados e treinados para manusear as mini carregadeiras, mas devido ao tamanho delas, é muito mais simples de dirigi-las ou mesmo programa-las. É possível fazer esse trabalho com tranquilidade e rapidez.

Elevação extrema

Por fim, o texto será finalizado juntamente com o guindaste, elemento para elevações extremas e muito grandes, principalmente quando lidamos com pesos mais elevados. O guindaste é basicamente uma grua equipada com cabos, correntes e roldanas.

Ele levanta e move itens mais pesados e os transporta para o lugar desejado com precisão, delicadeza e facilidade, sempre de maneira horizontal.

Locais como centros de distribuição e logística e indústrias, além de canteiros de obra, utilizam esse método de elevação, principalmente quando lidam com materiais pesados em grande quantidade, como estruturas metálicas.

Esses são os mais diferenciados, versáteis e completos itens de elevação de cargas utilizados atualmente nos cenários industriais e de edificações. Eles contribuem para a rapidez e agilidade de qualquer obra.