Elementos presentes para o bom funcionamento da indústria

Os processos industriais são muito importantes para que os produtos tenham uma boa metodologia de composição e fazendo com que as fábricas se expandam ao longo do tempo.

No entanto, para fazer com que esses processos sejam eficientes e seguros é fundamental o desenvolvimento de cuidados e adesão de novas tecnologias.

Ao longo do tempo a indústria cresceu e foi incrementando as tecnologias que foi se desenvolvendo em outros setores.

Além do mais a preocupação com a segurança do trabalho, permitiu que o ambiente fosse cada vez mais propício para o bom trabalho, como o uso de bota de segurança masculina, óculos e protetores auriculares.

No entanto, além da preocupação com a segurança do trabalho, a otimização da linha de produção se tornou um ponto central para a criação de indústrias mais bem feitas, mais desenvolvidas e que principalmente se tornassem mais efetivas.

Neste artigo falaremos sobre alguns pontos que são importantes dentro das fábricas como o uso do lavador de gases, automações e assuntos relacionados ao bom desempenho desse setor.

Os lavadores de gases na indústria

Uma indústria, principalmente, as que lidam com a transformação de matéria-prima tem em seu interior uma intensa produção de gases e vapores, que ficam nos ambientes e que também são expulsos para o meio ambiente.

Para que os ambientes fiquem livres da fumaça, tornando o ambiente mais agradável e a fumaça sendo expulsa de forma mais filtrada é o uso do lavador de gases industriais.

Juntamente com o controlador de temperatura industrial os lavadores permitem que o ambiente de produção seja muito mais qualificado. O lavador de forma específica permite que o ar fique mais limpo e seguro.

Alguns benefícios do uso de lavador de gases são:

  • Torna o ambiente mais limpo;
  • Reduz a emissão de gases poluentes;
  • Pode atuar em faixas granulométricas diferentes;
  • Tem uma instalação compacta.

Deste modo, o ambiente da fábrica se torna muito mais seguro e limpo.

Abaixo falaremos sobre as chamadas automações industriais que consistem no uso de tecnologias que automatizam os muitos processos e máquinas, como o cabeçote fresa gerando resultados mais qualitativos e seguros.

A automação industrial

As tecnologias que vem aparecendo, principalmente, relacionados ao uso da internet e da robótica inaugurou uma nova era nas indústrias conhecidas como Indústria 4.0.

Este conceito de indústria 4.0 se refere a um conjunto de tecnologias como sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

Para atuar com segurança com a automação industrial as fábricas precisam ter contrato com distribuidora de EPSs no atacado que asseguram a entrega de botas, luvas, óculos, entre muitos outros equipamentos de proteção individual.

Neste sentido, as automações industriais tem como objetivo aumentar a autonomia dos processos de fabricação diminuindo o esforço humano dentro da cadeia de valor da produção.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de automação industrial aplicados nas fábricas.

1. Robótica

Os robôs são os grandes protagonistas quando se fala em automação industrial, principalmente, porque eles que ajudam na realização de tarefas complicadas, perigosas ou repetitivas, fazendo com que a qualidade da produção aumente e que a qualidade melhore.

Um dos grande representantes da robótica são os braços robóticos soldadores da indústria automobilística, que de maneira contínua e precisa, solda os pontos principais das carrocerias.

2. Controlador lógico programável (CLP)

O Controlador Lógico Programável (CLP), é um sistema de controle computadorizado que permite a programação e a execução das operações automáticas em processos industriais.

De maneira mais geral, os Controladores Lógicos Programáveis realizam o monitoramento e recebe os dados dos mais diferentes elementos como os sensores, fazendo com que os dispositivos de saída e entrada sejam controlados, e então as tarefas são concluídas.

3. Interface Homem-Máquina (IHM)

As Interface Homem-Máquina (IHM) é um tipo de software que permite uma interação mais correta e eficiente entre o ser humano e a máquina, ou seja, é uma máquina que atua de forma eficiente e segura por meio da operação de um ser humano. Isso permite controle do processo de produção e suas aplicações.

Neste artigo entendemos que as indústrias precisam ser o distribuidor EPI para os colaboradores, como botas, luvas e óculos de proteção, bem como investir de forma ampla no que chamamos de automação industrial, com suas máquinas, softwares e muitos outros processos, que dão eficiência e segurança.