Diversos tipos de transportadores industriais e suas aplicações

Para quem faz a gestão de fábricas e indústria, um dos objetivos mais perseguidos pelos responsáveis de produção e a otimização do processo que resulte em economia de tempo e dinheiro. Para tanto os transportadores são fundamentais.

Poder transportar cargas e realizar processos de transportes gerais, sem precisar gerar desgaste na força de trabalho, mitigar os riscos de acidentes entre os colaboradores e preservar a saúde dos funcionários, é um dos benefícios incutidos em poder contar com transportadores nas indústrias.

Principalmente no transporte de produtos químicos ou gases tóxicos, pois isso pode até gerar doenças em alguns colaboradores ou acidentes fatais.

Para tanto as empresas investem cada vez mais na modernização de equipamentos de transporte de todos os tipos. Dentre os modelos mais usados, podemos citar:

  • Compressores;
  • Empilhadeiras.;
  • Guindastes;
  • Esteiras.

Tipos de equipamentos transportadores

Os compressores são equipamentos que realizam trabalhos de transporte de ar entre outros fluídos gasosos. Ele aumenta a pressão desses fluidos e essa pressão pode ser utilizada para impulsionar uma série de outros procedimentos como pinturas, aplicação de camadas de verniz, entre outros.

Compressor parafuso é um modelo de compressor muito utilizado, pois possui várias vantagens frente a outros modelos portáteis utilizados nas indústrias, fábricas e laboratórios.

Esse modelo de compressor é silencioso, é bastante econômico, conseguido até 36% de economia de energia, possui uma vazão de ar 30% maior em relação ao modelo de pistão, e ainda possui a vantagem de um menor custo de manutenção para esse equipamento.

O compressor de ar direto é o modelo mais simples e muito utilizado em diversos setores, além da indústria, sua utilização é tão comum, que é solicitado até para encher balões.

Também muito utilizado em borracharias, além de ser bastante útil no serviço de pinturas com a utilização de pistolas.

Um compressor de ar profissional, pode ser adquirido em casas de equipamentos industriais ou na internet em sites de lojas especializadas em materiais de construção.

Existe uma variação de preço, porém é mais em razão da variação e de modelos e a finalidade de cada um.

Modelos de transportadores de cargas

As empilhadeiras são equipamentos fortes, resistentes e práticos. Vários modelo foram construídos com tamanhos e capacidades diferentes para atender as demandas industriais, de acordo com o setor que solicita.

Geralmente, é muito comum ver empilhadeiras em lojas de grandes redes, sejam supermercados, materiais de construção entre outros, usados para organizar estoques e transportar muitas cargas de uma só vez.

As empilhadeiras são equipamentos resistentes e com alta durabilidade, porém é importante realizar a manutenção em intervalos regulares de tempo, para evitar problemas ou então, contar com os serviços de um profissional em conserto de empilhadeira.

Esses equipamentos são tão necessários a indústria que não é possível pensar em todo o trabalho de logística realizado nas indústrias, sem contar com o apoio desse equipamentos. Empilhadeiras possui três modelos específicos que são muito utilizados na indústria.

Um modelo, especificamente falando, se tornou o preferido dos setores de logística de supermercados e indústrias em geral, que o modelo de empilhadeira eletrica.

Esse modelo, possui inúmeras vantagens, porém duas delas a fazem preferida nos setores de logística: não emana nenhum tipo de gás poluente e, principalmente, silenciosa.

São capazes de levantar até 4,5m ou mais e suporta uma média de 1.600 kg. Pode ser adquirida em casas de máquinas e equipamentos industriais, dependendo da capacidade do equipamento e da marca.

A empilhadeira manual é amplamente utilizada em diversos setores não só da indústria, mercados e armazéns, é utilizado até para carga e descarga de mercadorias em transportadoras.

Embora seja manual, é bastante fácil o manuseio, pois quase não exige esforço no manuseio, apenas para conduzir a empilhadeira pelo trajeto, em segurança.

Outro modelo bastante moderno e eficiente usado na indústria, que também é um modelo elétrico, é a empilhadeira retrátil.

Além de possuir as vantagens das empilhadeiras movidas a eletricidade, esse modelo ainda conta com uma tecnologia de realização de manobras e elevação que se deslocam para o centro de gravidade do equipamento.

São tantos os benefícios de transportadores para as indústrias que todos o trabalho inicial relacionado ao equipamento, é acertar na escolha do equipamento ideal para a realização do projeto de maneira eficaz.