O transporte de máquinas e equipamentos industriais nem sempre é tão simples. Isso porque muitos aparelhos são extremamente pesados, exigindo ações específicas de movimentação, para não prejudicar o estabelecimento e, além disso, garantir a segurança de operadores e trabalhadores do local.
Além disso, algumas maquinas e equipamentos não podem ser desmontados, o que requer ainda mais cuidado, exigindo o uso de caminhões especiais para o transporte.
Os cuidados no transporte de equipamentos e máquinas industriais
Em primeiro lugar, antes de realizar qualquer movimentação ou transporte de máquinas pesadas, a equipe responsável pelo procedimento deve realizar uma avaliação do local e estudo de cada caso.
Isso quer dizer que é preciso verificar as condições de cada equipamento a ser transportado, bem como planejar a logística e a mão de obra necessária para a tarefa.
Outro ponto importante é o uso de componentes de transporte. Em alguns casos, é necessário o trabalho da talha manual de corrente, que é uma solução prática para o transporte de máquinas industriais, uma vez que o equipamento tem capacidade para suportar altas cargas e pesos. Algumas talhas, por exemplo, podem suportar de 0,5 a 20 toneladas.
Em máquinas que é possível a desmontagem, o transporte pode ser facilitado. No entanto, após o deslocamento, deve-se realizar serviços de manutenção, como forma de avaliar se todo o procedimento foi efetuado da maneira correta e, ainda, se a máquina está operando corretamente.
Vale ressaltar que a avaliação após o transporte não elimina a necessidade de procedimentos de manutenção preventiva, que devem ser feitos periodicamente, com o intuito de avaliar as condições de cada equipamento, prever possíveis erros e realizar a troca de componentes, antes quaisquer riscos de acidentes.
Posteriormente a todos esses cuidados, a equipe de transporte deverá realizar o carregamento das máquinas e equipamentos industriais.
Para isso, deve-se separar a frota adequada, carregando os caminhões da maneira mais eficiente e segura possível. Por fim, é feito o deslocamento propriamente dito e o descarregamento da carga.
Principais meios de transporte utilizados para a movimentação de máquinas industriais
Além da talha manual de corrente, alguns outros equipamentos são indispensáveis na hora de realizar a movimentação de máquinas industriais. Claro que, todos os meios de transporte devem ser especializados para esse procedimento, uma vez que o uso de itens inadequados pode colocar em risco a própria carga, bem como as pessoas presentes no local.
É importante ressaltar que o uso de equipamentos indevidos também pode tornar a ação de deslocamento mais demorada, com maiores gastos e trazer danos irreversíveis à vida útil das máquinas industriais.
Sendo assim, a melhor opção é, de fato, procurar por empresas especializadas no serviço.
Entre alguns meios mais usados no transporte de máquinas e equipamentos industriais, encontram-se:
- Os caminhões munck;
- As carretas de transporte;
- As empilhadeiras elétricas;
- As empilhadeiras manuais;
- Os caminhões guindastes;
- Os guindautos;
- As pranchas de transporte;
- Os macacos hidráulicos, roletes e tartarugas.
Alguns dos meios mencionados acima também são usados para o deslocamento de cargas internas, colaborando com a logística e organização da indústria.
Contudo, é importante lembrar que os trabalhos industriais realizados como parte da produção do setor nem sempre são similares à atividade de transporte de máquinas e equipamentos, por esse motivo, pessoas não especializadas devem evitar realizar ações nesse sentido.
Sobre a proteção dos colaboradores responsáveis pelo transporte de máquinas e equipamentos
Muito mais do que os cuidados referentes às próprias máquinas e equipamentos industriais, é necessário estar atento aos colaboradores que realizam o serviço.
Isso porque qualquer procedimento incorreto pode causar danos físicos e, até mesmo, gerar graves acidentes.
Por esse motivo, caso seja necessário, o colaborador junto à empresa especializada no transporte de equipamentos industriais deve avaliar os riscos e saber como se proteger.
Muitas vezes, recomenda-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de seguir normas de segurança e técnicas, dispostas em dispositivos de legislação e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Em todos os casos, a prevenção é sempre a chave. É importante evitar esforços desnecessários ou ações que comprometam a própria segurança.
Diante de possíveis dúvidas, o colaborador deve ser orientado a procurar um supervisor ou especialista, bem como não operar equipamentos e máquinas que não saiba. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença na questão de segurança.