Conheça mais sobre o processo de filtragem

O sistema industrial é algo muito abrangente, e sem ele, dificilmente, teríamos a sociedade que possuímos hoje, pois é por conta da indústria que temos todos os produtos, materiais e matérias-primas para desenvolver todos nossos utilitários.

Ou seja, sem ela, não teríamos nem os elementos para poder construir tudo o que necessitamos e a produção de alimentos e outros produtos seria também bem menor. Mas, para que isso seja possível, esse local deve passar por muitos serviços.

Tanto os serviços principais – que são os de produção -, como os serviços de manutenção e de filtragem de variados produtos, para que todos os sistemas possam funcionar corretamente.

Para que você entenda mais sobre esse quesito, ou seja, os processos de filtragem que iremos falar, acompanhe este artigo, pois vamos explicar um pouco mais sobre as vertentes desse serviço.

Filtragem de água

Primeiramente, iremos falar sobre o sistema de osmose reversa e o que ele é. Nós conhecemos este serviço somente como filtro de água, porém estamos sempre ao redor desse tipo de osmose. Ela é quem faz todo o processo de separação de substâncias nocivas.

O solvente que está no meio de todo esse sistema flui em de meio concentrado até um meio menos concentrado, gerando assim um soluto. Isso é possível graças a uma membrana filtrante que permite essa passagem.

Todo esse sistema é chamado inverso, justamente, porque de forma natural, essa osmose flui de um meio concentrado, chamado hipotônico para o hipertônico, ou seja, mais concentrado, o que resulta na limpeza do líquido.

Além disso, o soluto se força a passar no meio menos concentrado, isso porque uma pressão é exercida para que essa membrana deixe somente a água passar, sem nenhum outro tipo de fluído, resíduo ou resoluto. Esse processo é importante por diversos fatores, mas principalmente porque:

  • Clarifica;
  • Classifica;
  • Protege;
  • Controla o esquema microbiológico;
  • Padroniza;
  • Recicla;
  • Conserva a energia.

Enfim, é possível entender mais ainda observando o refil fr600, ou qualquer outro filtro de água, que tenha em sua casa que faça esse trabalho com o líquido que vem da rua, que não é potável e se torna após essa passagem necessária.

Ou seja, esse tipo de filtragem é um dos mais comuns e também muito importante para que seja possível tomar um líquido que não prejudique nosso organismo e que não contenha sujeiras e resíduos.

Filtragem de partículas

Porém, há outros tipos de elementos que necessitam de filtragem de partículas, como o compressor de ar, que é um equipamento que comprime o oxigênio e o transforma em uma força que proporciona energia para aparelhos pneumáticos.

Ou seja, se ele capta um elemento para transformá-lo, ele necessita de um filtro, chamado filtro coalescente, que é um equipamento utilizado para remover aerossóis de água e de óleo que podem contaminar o ar comprimido.

Esses tipos de contaminantes podem ser criados a partir dos lubrificantes, óleos de corte residuais, umidade e afins. Em seu interior é utilizado um filtrante de fibra de vidro, que faz com que partículas maiores sejam filtradas.

O filtro para compressor de ar, assim como o de água, ajuda no funcionamento do equipamento e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar que será comprimido. Lembrando também, que há variados tipos de filtros como esse, e cada um é utilizado por um segmento industrial.

Filtragem de laboratório

Por último, mas não menos importante, iremos falar sobre um tipo de filtro que é feito para ser utilizado em laboratórios médicos, hospitais e áreas de pesquisas – para filtrar resíduos inutilizáveis.

O filtro para seringa é um objeto muito comum de ser usado nesses ambiente. Sua função é filtrar especificamente pequenos volumes ou amostras, facilitando operações e fazendo com que elas sejam mais seguras e eficazes.

Ele é acoplado em uma seringa chamada luer lock, também conhecida como uma das mais comuns – que possui duas roscas e é utilizada em hospitais e outros ambientes relacionados ao segmento da saúde.

Assim, o trabalho e manuseio de todos os tipos de materiais biológicos, remédios e afins ficam muito mais fáceis do que se não houvesse esse grande detalhe aplicado.

Esses são, basicamente, os principais processos de filtragens mais conhecidos, cada um em sua ramificação, com a sua força e todas as características.