Componentes e serviços dentro da indústria

As fábricas são as responsáveis pela produção dos mais variados produtos e peças que estão presentes no nosso cotidiano, dessa maneira, é imprescindível que para manter a qualidade esses ambientes usem tecnologia adequada e de alta performance.

Assim, da serra de fita até as esteiras transportadoras as indústrias precisam se atentar para os seus mais variados aspectos para que sua eficiência seja garantida cada vez mais. Neste breve artigo abordaremos variados os elementos encontrados nas fábricas.

São as metodologias de usinagem, os tipos de máquinas usadas como o compressor de ar parafuso, entre outros tipos de processos que envolvem uma produção industrial eficiente e adequada.

Os processos de usinagem na indústria

Uma das matérias-primas mais usadas pelas indústrias, sejam ela dos mais variados setores é o aço, o ferro e diversas ligas metálicas.

E para que os outros setores usem esse material, este tem que apresentar certas características, já que esses outros setores não fazem a transformação da matéria-prima.

Neste sentido a indústria metalúrgica tem protagonismo já que possibilita a produção de peças metálicas e produtos diferenciados que são usados largamente em setores.

As indústrias metalúrgicas usam os processos de usinagem para produção de peças para secador de ar para compressor e muitos outros elementos.

Os processos de usinagem consistem no degaste mecânico de matéria-prima para a modelagem de peças e ferramentas também.

Graças a tecnologia, os processos de usinagem podem ser automatizados, principalmente, por meio da tecnologia conhecida como Controle Numérico Computadorizado, o CNC.

Com isso, as metodologias de usinagem foram se tornando cada vez mais precisas e mais eficientes.

Abaixo falaremos sobre dois tipos de processos que vem sendo usados em larga escala pelas indústrias metalúrgicas, tanto para a produção de reservatorio de ar comprimido até engrenagens.

1. Torneamento

O torneamento é um processo realizado por meio de um equipamento conhecido como torno mecânico e que pode ser tanto manual como controlado por CNC. Para isso, é preciso de operadores qualificados industrialmente para a sua execução.

O processo de torneamento ajuda tanto no processo de confecção como de acabamento de peças dos mais diferentes materiais e são usados para peças perfuradas entre outros.

2. Fresagem

É um processo que usa uma máquina chamada de fresa e é ajuda na produção de fábricas de placas de aço e também para peças que precisam de acabamento mais minucioso, dado a natureza da operação.

Além desses, dois processos podemos citar algumas metodologias de usinagem como:

  • Moagem;
  • Perfuração;
  • Aplainamento;
  • Brochamento.

No tópico abaixo falaremos sobre um equipamento que é usado em larga escala nas fábricas, principalmente, para limpeza de peças variadas e também em processos de refrigeração e outros serviços.

Os compressores de ar

A compressão de ar é um processo que tem como objetivo produzir ar sob alta pressão.

Essa compressão é feita por um equipamento conhecido como compressor de ar e seu funcionamento é bastante simplificado, consiste no uso de movimentos mecânicos, gerados por energia elétricas ou outros processos energéticos em ar comprimido.

Existem variados tipos de processos para a compressão de ar e cada um tem uma utilidade e características específicas. Abaixo falaremos sobre alguns desses modelos.

1. Compressores rotativos ou volumétricos

Os compressos volumétricos funcionam por meio de rotores em forma de parafusos que se movimentam em sentido contrário em um processo se engrenamento. Podem ser tanto simples como duplos.

2. Compressores centrífugos ou dinâmicos

É o equipamento que comprime o ar por meio de força centrífuga, e são equipamentos de alto rendimento, sendo usado em larga escala na indústria, principalmente, nos sistemas de gases, sendo aplicado com sucessos nos projetos de refrigeração das fábricas, trazendo eficiência, qualidade e segurança.

Os compressores de ar que oferecem alto rendimento como os compressores centrífugos, geralmente, possuem uma alta aplicação em grandes sistemas pneumáticos, sejam em uma grande indústria ou então de oficinas.

Já os compressores de média capacidade que pode ser tanto centrífugo como rotativo, são usados em sistemas de freios de ônibus, trens e também em locais de borracharias.

Já os geradores de baixa capacidade são usados em areografia, clínicas de dentistas e outras aplicações. Para o seu bom funcionamento é importante o investimento adequado em manutenção de compressores, para segurança e funcionamento pleno dos equipamentos.

Portanto, entendemos que as fábricas possuem muitos equipamentos e metodologias e todos são importantes para o desenvolvimento de uma produção eficiente e segura.