Como realizar a manutenção correta de equipamentos

As indústrias desenvolveram um papel importante no desenvolvimento da sociedade e suas relações comerciais e sociais, tanto que ambas se desenvolveram em conjunto e impactaram mutualmente a estrutura da outra.

A exemplo dessa relação temos as revoluções industriais que caracterizaram, definiram e ainda hoje definem as relações de trabalho e economia dentro de uma sociedade.

Mas além disso, as industrias sempre produziram e produzem muito, provendo e nutrindo grande parte do mercado e das pessoas.

Quando utilizamos o termo “produção industrial” queremos dizer que é uma produção constante e larga escala.

Dessa forma os maquinários produzem também de forma contínua e repetitiva, mesmo sendo uma máquina grande com peças resistentes, o fluxo intenso de atividades faz com que os processos de manutenção de equipamentos sejam rotineiros e comuns nas fábricas e industrias.

Mas para auxiliar nesse processo de verificação e manutenção, principalmente em equipamentos que precisam de um controle e análise constante, como é o caso das cadeiras e vasos de pressão, há equipamentos criados e usados especificamente para esses fins, como os instrumentos de medição usados para medir e verificar a pressão, os cilindros de gás e outros.

Além desses há empresas especialistas na criação e desenvolvimento de peças que precisam ser trocadas com uma periodicidade maior, por apresentarem um desgaste mais rápido devido à função que exercem dentro das máquinas e indústrias, como o cilindro e rosca para extrusora – máquinas responsáveis pela transformação dos plásticos de uma forma geral e usadas em diversos processos dentro das indústrias.

Tipos de manutenção

A manutenção é processo importante e pode ser realizado em dois momentos com objetivos e funções diferentes, sendo elas denominadas manutenção preventiva e corretiva.

A preventiva, como o próprio nome diz, serve para prevenir que os equipamentos e máquinas estraguem ou sejam danificados, assim há a verificação da validade das peças e demais componentes integrantes dos maquinários.

E quando há a necessidade a substituição de peças e assessórios, que não estão com o seu funcionamento adequado ou dentro dos prazos de validade estipulados, é feita sem maiores problemas.

Já a manutenção corretiva serve para corrigir um problema, ou seja, a máquina ou equipamento, que de alguma forma já foi danifica, sendo uma manutenção mais reativa, ou seja, realizada após a ocorrência de um problema ou dano.

A vantagem da manutenção preventiva é que por meio dela é possível evitar acidentes e problemas maiores por conta do mau funcionamento dos aparelhos e peças dentro dos equipamentos.

Além de evitar custos com o conserto de algo que poderia ser evitado. Assim a produção também não é interrompida devido a equipamentos quebrados.

Por que realizar a manutenção?

Além das vantagens já citadas nesse artigo a manutenção, em alguns segmentos da indústria, é obrigatória.

As caldeirarias em sp, por exemplo, trabalham com as caldeiras que são equipamentos geradores de energia, que funcionam sempre sob alta pressão, sendo muito suscetíveis a falhas que podem resultar em explosões, com perdas irreparáveis.

Nesses casos, as empresas precisam seguir, à risca, a manutenção que deve ser realizada de acordo com a NR-13. Algumas atividades precisam de mais atenção quando ocorre o processo de inspeção das caldeira, sendo:

  • Correta calibração de instrumentos de medição;
  • Inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;
  • Exame visual nos espelhos frontal e traseiro da caldeira;
  • Verificação de toda a fiação elétrica que compõe a caldeira;
  • Verificação da saída de vapor;
  • Calibragem e manutenção de todos os dispositivos de segurança;
  • Realização de testes no sistema de emergência;
  • Verificação em todo sistema de alimentação de água, bem como a conservação da tubulação;
  • Manutenção de todo o quadro elétrico;
  • Limpeza de todos os equipamentos, evitando o entupimento das válvulas e tubulações.

Lembrando que esses são apenas alguns aspectos, mas todo o processo de checagem e manutenção precisa ser pautado nas normas regulamentadas, pois são equipamentos que oferecem grandes riscos à integridade física das pessoas que trabalham nesse ambiente e para as pessoas que convivem ao seu entorno.

As caldeira são um exemplo de equipamentos que precisam de manutenções constantes para evitar gastos e danos maiores, mas, de uma forma geral, todos os equipamentos desenvolvem funções importantes no processo produtivo e precisam ser verificados com periodicidade, para assegurar trabalhos constantes e estáveis dentro das fábricas e indústrias.