Como funciona a montagem industrial de uma estaca raiz?

Hoje iremos falar sobre um tipo de montagem industrial que deve ser feita sempre por profissionais da área, justamente porque esse tipo de trabalho o qual criaremos, é muito específico e faz com que seja somente possível ser executado por profissionais técnicos.

Primeiramente, iremos falar sobre um pouco das montagens, o que elas são e quais seus intuitos quando são desenvolvidas nesse meio. Após isso, iremos falar sobre as estacas, que fazem parte desse projeto quando necessário.

Isso porque para que possamos saber o funcionamento de um elemento, é necessário que outros também sejam explicados. Além disso, dificilmente um tipo de serviço industrial não depende de algum outro.

E para que seja possível fazer com que esses processos sejam mais facilmente entendidos, iremos explicar passo a passo sobre alguns aspectos industriais e o que eles trazem de útil para a sociedade. Acompanhe e saiba mais.

Montagem

As montagens estão presentes em todos os tipos de locais, pois elas costumam ser o início de todos os tipos de edificações e outros tipos de construções.

Elas não são nada mais que um pacote de serviços de instalação de equipamentos, estruturas, tubulações, dutos, sistemas de geração e outros tipos mais.

Ou seja, é nela que é possível se basear e começar a construir tudo do zero de uma forma que seja mais facilitada e correta quando relacionamos seu trabalho ao industrial.

Alguns de outros serviços que a montagem industrial proporciona são:

  • Automações;
  • Instalações de energia elétrica;
  • Teste de funcionamento;
  • Geração de sistemas.

Com ele é possível determinar todo o andamento de sua obra quando ela está ainda no início. E, um dos materiais e serviços que estão presentes também são as estacas e suas funcionalidades.

Montagem industrial de estacas

Presente na vida humana há muitos anos, a estaca já era evidenciada na pré-história, por meio de construção de palafitas. E, após isso, ela foi evoluindo na época romana para locais pantanosos e regiões escassas até chegar na Idade Média.

Nela, seu uso era desenvolvido em famosas construções para proteger a fundação dos pilares que eram usados no meio das águas.

E, após séculos atrás de séculos, a automação industrial de hoje aprendeu a criar mecanismos com intenções de fazer elementos que melhorassem todo o meio de trabalho.

As estacas como as conhecemos hoje são formas totalmente melhoradas, mais seguras e potencializadas do que nunca, com uma alta produtividade e também com operações simples.

E, para que elas possam funcionar como hoje, é necessário que sensores, como os que existem na tecnologia das estacas, sejam utilizados para todos os fins relacionados ao trabalho de fundação.

Aqui falaremos de dois tipos de estaca que fazem parte desse tipo de montagem. Em primeiro caso, abordaremos a execução de estaca raiz.

Ela é feita por tubos metálicos de revestimentos e divide todo o projeto em etapas. São elas a perfuração, a fixação da armadura e a injeção da argamassa.

Sua perfuração é rotativa e ela contém um tipo de tensão de trabalho que se alonga na coluna em que é interligada entre base e topo, chama de fuste.

Além disso costuma ser armada em todo seu corpo, acompanhando o concreto usinado, material feito em contagens e medidas precisas.

Ela é muito utilizada em fundações que costumam ser bem profundas, com uma enorme capacidade de atingir 50 metros ou mais, seja em solos ou em rochas, reforçando toda a estrutura e fazendo a resistência da contenção.

Outra estaca é a de hélice segmentada, que é feita no local em que será aplicada, ou seja, “in loco”. É uma das maiores tecnologias, hoje em dia, e possui uma grande eficácia para obras industriais e obras de construção civil.

Esse processo é feito através de equipamentos que possuem um trado segmentado onde o concreto é injetado no solo e se torna uma haste central. Ou seja, a estaca hélice segmentada é um processo totalmente produtivo que podem chegar até 32m abaixo do solo.

Enfim, essas são algumas das principais fases, etapas e também serviços sobre a montagem industrial de estacas, sejam elas quais forem, seja a mais usada ou a mais tecnológica, todas possuem um alto valor e fazem com que o local seja edificado com segurança e tecnologia de ponta.