As brocas são hastes metálicas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. Com o auxílio da ferramenta chamada berbequim, que pode ser manual ou elétrica, popularmente conhecida como furadeira, a haste estriada é fixada à ponta de um rotor que, girando, perfura a superfície. Conhecendo o tipo de superfície a ser perfurada, você poderá escolher a broca correta dentre vários tipos para executar a tarefa.
Essas ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos, são usadas por meio de outra ferramenta chamada berbequim, conhecida como furadeira no Brasil, que faz com que a broca gire e corte o material de modo a perfurá-lo. Existem diversas formas de brocas tipo H, N, W, brocas chatas que são utilizadas para perfuração de materiais rígidos. Também existem brocas helicoidais, que podem ter dois gumes de corte, e um gume a mais que liga os dois gumes principais – o gume secundário de corte.
Esses diferentes tipos de brocas tem particularidades, singularidades e individualidades onde cada uma exerce uma força potencial para a respectiva função específica. Normalmente a medida do diâmetro das brocas é representada metricamente por polegadas, mas gradualmente esse formato vem sendo substituído pelo padrão métrico nacional.
Agora que você já sabe o que são as brocas, vamos conhecer melhor alguns de seus modelos
As brocas mais comuns são as brocas para madeira – também conhecidas como broca três pontas, aço rápido para metais e a widea, para concreto, alvenaria e até mármore. Além desses tipos, temos modelos mais específicos, como a broca para porcelanato que foi especialmente desenvolvida para fazer furos em mosaicos, com precisão. Produzidas com ponta em carbureto, essas brocas foram desenvolvidas para perfurar superfícies muito duras, como o porcelanato. A serpentina apresenta a mesma função que a Três Pontas, mas é recomendada para madeiras mais úmidas. A broca para vidro possui a ponta arredondada para furar diâmetros de até 1,2cm, e ocas para perfurar diâmetros acima desse. Ela deve ser manuseada com muita cautela pela fragilidade do material, o vidro por muitas vezes pode se rachar durante o processo de perfuração, para diâmetros maiores a serra copo diamantada é a mais indicada.
Existem também adaptadores para fazer furos quadrados, que são normalmente usados em furadeiras de bancada, dentre outros diversos tipos para as mais variadas necessidades de perfuração e algumas mais específicas como a broca de centro, que desbasta um ângulo em torno do centro do furo para posicionar e guiar posteriormente outras brocas.
Com a diversidade de tipos de ferramentas de perfuração, verifique como trabalhar com segurança.
Existem diversos tipos de furadeiras disponíveis no mercado. As mais comuns são as furadeiras portáteis, que avançam de acordo com a força do operador para criar o furo. Já as furadeiras sensitivas são operadas por meio de alavancas que avançam aos poucos na perfuração, furadeiras radiais com sistema de cabeçote móvel, furadeira de bancada, berbequins angulares, entre outras. Com um variado jogo de brocas e o berbequim certo, é possível perfurar quase todo tipo de material, mas é sempre importante seguir algumas dicas para começar:
1. Use equipamentos de proteção (EPIs), como óculos, luvas e capacete.
2. Certifique-se de que o aparelho esteja desligado da tomada.
3. Utilize a chave para mandril para afrouxa-lo.
4. Coloque a broca que for utilizar de acordo com o tipo de material e volte a parafusar utilizando a chave para o mandril.
5. Ligue a furadeira na tomada novamente.
6. Centralize o furo e aplique pressão na superfície.
O processo normalmente utilizado para se fazer a perfuração é o processo a seco, mas também existem outros tipos de processos que usam hastes estriadas para usinar uma infinidade de peças – normalmente esse tipo de processo é feito com o auxílio de algum líquido. Por isso, tenha o cuidado de pesquisar com base em fontes seguras e confiáveis, inclusive considerando a consulta a um profissional.
Agora que você conhece os tipos de brocas e as suas funções, você poderá escolher dentre seu jogo de brocas, a que melhor se adapta para realizar a tarefa desejada. Confira tudo sobre os seus diversos modelos de broca e planeje seu trabalho, construção, reforma, ou como for utilizá-la. Siga em frente, pois com certeza realizará um excelente trabalho com resultados eficientes para o produto que deseja mexer e lapidar. Bom trabalho!