Automação industrial envolve diversos setores de uma empresa

A automação industrial é uma evolução que está cada vez mais presente em fábricas e indústrias, refletindo até mesmo em outros setores de produção, como a construção civil.

O avanço da tecnologia permite a aplicação de comandos computadorizados em diferentes áreas de atuação.

Há vários modelos de automação que podem ser empregados nos diferentes segmentos industriais, com objetivos distintos, mas com o foco em nas seguintes finalidades:

  • Melhoria da qualidade dos bens de consumo;
  • Aumento da capacidade de produção;
  • Redução de custo;
  • Aproveitamento de matéria-prima efetiva.

Com todas as mudanças proporcionadas, principalmente, com a implementação de novas tecnologias, muitas empresas passaram, e ainda passam, por uma adaptação na manufatura, empregando novos maquinários.

A modernização dos parques fabris também é um ponto que se destaca entre as empresas que acompanha a evolução tecnológica, melhorando os processos de produção.

A implementação de programas que geram mais segurança e atuam na eficiência também mostrou os benefícios dessa nova era industrial.

Braços mecânicos com suporte computadorizado

A automação de máquinas e equipamentos dentro da indústria não é algo completamente novo, mas as novas tecnologias vêm se adaptando por meio de novos conceitos e formas de pensar dentro da linha de produção.

A eficiência e segurança implementada pela garra de robo dentro da indústria automobilística, por exemplo, revolucionou os projetos que envolvem veículos como carros, motos, ônibus e caminhões e indo além.

A indústria naval e aeronáutica evoluíram de tal forma que atingiram outros setores, como o turismo e as pesquisas espaciais, respectivamente.

Tudo isso com a aplicação de novos estudos na área de engenharia e computação, somando esforços para garantir a possibilidade de alcançar o que até pouco tempo atrás era inalcançável.

Desde a simples, porém eficaz, oficina de usinagem presente nos ambientes industriais, até as linhas produtivas que podem ser comandadas por meio de cabines de segurança, tudo se transformou para atender a demanda do mercado consumidor e até mesmo a sustentabilidade necessária para a proteção do meio ambiente e os recursos naturais.

A transmissão das tarefas dos braços robóticos ocorrem por meio de sistemas avançados que aproveitam o cabo de comando e controle, seguindo uma lógica própria de cada linha de produção.

Para cada situação em que os equipamentos são colocados para a transformação da matéria-prima em bens de consumo intermediários ou finais, altera-se o ambiente e a intensidade de produção.

Transmissão de dados mantêm eficiência geral

A linguagem da computação é presente nos mais diferentes setores de uma indústria. Muitos processos demandam a transmissão de dados entre equipamentos que se comunicam por meio de cabo manga 4 vias, que são condutores eficientes e bastante aplicados em vários equipamentos.

Aliás, a segurança patrimonial segue a evolução tecnológica, empregando equipamentos como câmeras de vigilância em espaços internos e externos de uma empresa, também se aproveitando de equipamentos modernos e eficientes.

Para a identificação imediata em monitores com telas modernas e com alta definição, a comunicação entre os equipamentos depende do cabo manga 16 vias, desenvolvido para esse tipo de aplicação.

Instalações organizadas para cabeamento correto

A segurança patrimonial também se refere a proteção dos trabalhadores, evitando a exposição de fios e cabos dentro dos galpões industriais.

A montagem dos ambientes de trabalho entende a necessidade da organização de todo o cabeamento, tanto da transmissão de dados quanto da passagem de fios que conduzem a eletricidade.

Sendo assim, o emprego de tubo de aço inox em pontos estratégicos está presente, facilitando a instalação de tomadas e interruptores, assim como a manutenção quando essa é necessária.

A fixação depende do modelo de arquitetura, mas se tratando de uma ambiente industrial, é necessário seguir normas técnicas regulamentadoras, indicadas por órgãos fiscalizadores.

As oficinas de usinagem possuem máquinas e equipamentos automatizados, inclusive utilizando a tecnologia CNC (comando numérico computadorizado), em que as tarefas seguem um projeto desenvolvido de maneira virtual até chegar à produção física.

Até mesmo o equipamento de solda metálica entra no setor de usinagem, em conjunto com o torno, a furadeira e outros equipamentos necessários para a produção do material final.

A implementação da automação industrial dentro do ambiente de trabalho depende de diversas situações, mas que podem ser adaptadas em conformidade com a finalidade à qual a empresa se propõe.

A indicação de empresas especializadas em montagem industrial é essencial, para que a decisão seja acertada do início ao fim, e o investimento seja aplicado em máquinas, ferramentas e equipamentos eficientes e produtivos.

No final, a instalação e a adequação ocorre de acordo com as necessidades, se colocando com diferenciais que podem ser destacados perante a concorrência e o próprio mercado consumidor, que reconhece um produto de qualidade quando este chega em suas mãos.