As vantagens do misturador na industria

Por meio da indústria da construção civil é que foi possível a produção e fabricação de casas, prédios, rodovias, aeroportos, estádios, escolas e grandes empreendimentos em diversas áreas importantes para o desenvolvimento político, econômico e social.

Assim, a área promove a melhora no modo de viver, aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento do bem-estar social da população.

Dessa forma, esse segmento está em constante evolução que ocorre por meio de investimento, estudos e aplicação de tecnologias para alcançar resultados melhores em um tempo mais curto.

Ou seja, essa evolução ocorre por meio da automatização dos processos industriais, que também torna o cotidiano dos trabalhadores mais simplificado e menos cansativo fisicamente.

Assim, muitas máquinas e equipamentos são desenvolvidos, a fim de atender as demandas que surgem nesse setor.

Alguns são utilizados com mais frequência e faz com que o mercado produza várias versões com diferentes aplicações no mercado. É o que ocorre com o misturador.

Atualmente, é possível encontrar modelos de misturador como o industrial, o de tintas e o de argamassa. Por isso, para saber qual é o melhor e quais são as vantagens que esse equipamento insere nos processos de construção de empreendimentos, é necessário pesquisar e compreender a aplicação e importância de cada um deles para o alcance dos objetivos do projeto.

Tipos de misturadores

Por ser utilizado em diferentes processos dentro da construção civil, o misturador está disponível no mercado em diversos formatos e modelos. Saiba quais são os modelos, sua função e a aplicabilidade nos tópicos a seguir.

Misturadores de massas

O misturador de massa industrial está presente na área de processamento de massas, realizando a mistura homogênea e continua dos materiais, promovendo:

  • Maior produtividade;
  • Preservação do material e suas propriedades;
  • Praticidade ao processo;
  • Otimização do tempo;
  • Segurança.

Além disso, ao utilizar esse equipamento é possível ter versatilidade, limpeza simplificada e economia.

São equipamento que em sua maioria são produzidos com aço inoxidável, pois esse material faz com que não ocorra a contaminação das massas que são processadas.

Isso porque as características e propriedades do tanque de inox faz com que ele seja mais fácil de limpar e, consequentemente, mais difícil a reprodução de agentes contaminadores.

Por vezes, esse material constitui uma obrigatoriedade para a confecção e produção de algumas substancias, sendo regulamentada por normas e órgãos fiscalizadores e gestores da qualidade.

Isso ocorre, principalmente, nas área farmacêutica e alimentícia, a fim de proporcionar uma segurança maior ao consumidor final.

Misturadores Industriais

Tendo como principal objetivo homogenizar materiais sólidos, o misturador industrial pode ser aplicado em diversas áreas da industria como:

  • Alimentícia;
  • Química;
  • Construção Civil;
  • Farmacêutica.

Para cada setor a sua aplicação torna-se bem especifica, assim há uma diversidade de modelos, tamanhos e formatos para atender as demandas de cada segmento.

Além disso, esses misturadores permitem que o processo seja realizado em um único local, com alto desenvolvimento operacional, baixo consumo de energia elétrica e várias formas de dosagem para produção das misturas.

Dessa forma, o equipamento permite uma precisão e qualidade maiores no resultado final do projeto desenvolvido.

Misturadores de Tintas

Ainda nas áreas da construção civil e industria química, o misturador de tinta é um equipamento essencial para homogenizar e realizar as misturas em proporções e quantidade adequadas sem demandar muita mão de obra, tempo e esforço.

Assim, pode ser utilizado tanto para a misturar tintas como outros materiais como gesso, resina, verniz e afins, promovendo a agilidade nos processos e nos trabalhos desenvolvidos nessa área.

Com a facilidade de misturar advinda do misturador, a qualidade do trabalho é intensificada e evidente.

Além disso, esse equipamento permite uma adaptação para cada ambiente, sendo encontrado em diferentes tamanhos de mixer, misturador e potencias atingidas.

A utilização desse equipamento permite ao pintor uma proteção maior, visto que ele não precisará ficar muito tempo exposto a produtos químicos ao realizar a mistura de cores ou tintas.

Misturadores de argamassas

Dentro de um canteiro de obra, é preciso organização e maquinas que sejam resistentes e com alta durabilidade para conseguirem realizar todo o serviço pesado que essa área demanda.

Além disso, os itens precisam ser bem funcionais e terem um alto desempenho para atingirem um resultado em tempo menor, pois outro aspecto importante em uma obra são os prazos para sua entrega.

Desse modo, ao investir em um misturador de argamassa, o transporte é facilitado, o tempo de serviço reduzido, melhora a qualidade da mistura e evita o desperdício do produto, uma vez que sua produção pode ser realizada ao poucos, de acordo com a demanda de cada etapa do projeto.

Cuidados

Ao optar por qualquer um dos modelos de misturadores, é preciso também conhecer o fornecedor para que a qualidade do produto não seja contestada e o desenvolvimentos das misturas, substancias e afins não sejam prejudicadas e alteradas.

A qualidade se faz presente em cada etapa e todo detalhe faz a diferença no resultado final. Por isso, realizar uma pesquisa de mercado antes da aquisição do produto é essencial para ter o melhor resultado.