As chapas e seus usos em diferentes segmentos

As chapas fazem parte de processos comuns em diversos segmentos, como na indústria ou construção civil. Seja como parte integrante de uma estrutura ou seja parte da decoração de um local, uma chapa de aço possui diferentes aplicações, sendo conhecida como um item de uso universal, que é adaptável para muitas situações.

O tipo ideal de chapa para um projeto vai depender de informações a respeito de sua estruturação. Uma chapa de aço pode ser utilizada para compor uma edificação, assim como pode ser utilizada na fabricação de uma bandeja.

Além disso, algumas características principais mudam de uma chapa para outra, tais como:

  • Diferentes comprimentos;
  • Diferentes materiais;
  • Diferentes espessuras;
  • Diferentes cortes.

Por isso, a aplicação de um tipo de chapa específico deve atender a demanda do projeto, garantindo maior qualidade e o enquadramento correto da placa.

Abaixo serão mencionados brevemente alguns dos modelos mais conhecidos, assim como suas aplicações mais comuns.

Chapa de carbono

A chapa de aço carbono possui aplicação em diferentes setores, como na construção civil e na indústria automobilística, sendo muito utilizada na fabricação de tubulações, engrenagens e de tanques de armazenamento.

É um tipo de chapa muito resistente, com longa durabilidade e que dispensa manutenções constantes para manter sua superfície íntegra.

Outra característica bastante importante desse tipo de placa é que ela é moldável e, por isso, oferece diferentes opções de aplicabilidade.

É facilmente encontrada para compra, com níveis de espessura que variam de acordo com a gramatura presente na chapa. Por isso, em diferentes modelos, chapa de aço carbono preço varia conforme a composição de cada peça.

Chapa de aço inox

As chapas de aço inox são conhecidas pela sua composição, já que o material é fabricado para evitar corrosões, aumentando a vida útil de qualquer equipamento em que ele é aplicado.

Apesar de ser conhecido apenas como aço inox, esse material possui diferentes composições, sendo dividido em grupos, que são:

  • Aço 304;
  • Aço 316;
  • Aço 410;
  • Aço 420.

O grupo 304 é indicado para fabricação de produtos hospitalares e também de elementos utilizados na indústria petroquímica, por apresentarem excelente resistência à corrosão.

Uma chapa de aço inox 304, por exemplo, é de fácil soldagem, permitindo que seja aplicada em diferentes produtos. Além disso, suporta altas temperaturas e por isso se torna uma das principais ligas na fabricação de produtos de uso contínuo.

O grupo 316 é indicado para compor recipientes que possam sofrer com a corrosão intercristalina, que ocorre principalmente nas áreas em que o aço inox passa por exposição frequente à temperaturas elevadas.

O grupo 410 é utilizado na fabricação de hélices e turbinas, que são normalmente utilizadas em sistemas aquáticos.

O grupo 420 dispõem de aço inox utilizado na confecção de utensílios domésticos ou médicos, como talheres, bandejas, ferramentas de mão e bisturis.

Por isso, apesar de ser conhecido genericamente, é importante escolher o aço inox de acordo com a sua especificação, garantindo maior vida útil aos itens que são fabricados com esse tipo de aço.

Chapa de alumínio

As chapas de alumínio, também chamadas de Acm, são facilmente vistas em fachadas de comércio, pois possuem peso mais leve e boa durabilidade.

Sua estrutura comporta duas placas de alumínio com um núcleo termoplástico, que conferem às chapas uma superfície plana e esteticamente refinada.

As chapas de alumínio são conhecidas pela sua durabilidade, flexibilidade e fácil manutenção.

Outras características das chapas de aço

Um processo importante que ocorre para realizar uma maior proteção dessas chapas de aço é a galvanização.

O processo de galvanização se dá com a aplicação de uma camada de zinco nas superfícies da chapa, aumentando a sua resistência e protegendo o material de corrosões e deteriorações que acontecem com o uso natural da placa.

Outra característica importante que influencia diretamente na utilização é o corte de chapas de aço. Os cortes podem variar para atender a uma aplicação específica do item, como é comum verificar em telhas de aço.

Essas telhas precisam apresentar uma estrutura que comporte o encaixe complementar de uma peça na outra, permitindo assim a eficiência da montagem.

É importante mencionar que independentemente do tipo de chapa de aço, o que mais influencia na escolha adequada do material é a sua aplicação.

Por isso, existem no mercado diversos gêneros de chapas, de modo a atender a necessidade de cada utilização específica, oferecendo produtos de qualidade para todos os tipos de segmentos.