A área do automobilismo é uma das mais rentáveis do mercado. Cada vez mais pessoas adquirem veículos particulares, como carros e motos, para irem até os seus compromissos diários de maneira agilizada e segura.
Além disso, temos também os veículos de transporte, como ônibus e caminhões, que são importantíssimos para a transportação de cargas, abastecimento de itens de consumo para estados e municípios.
Além do transporte coletivo público efetuado pelas companhias de ônibus, levando as pessoas para seus trabalhos, escolas e outras atividades.
O crescimento do setor automobilístico está, totalmente, ligado com a expansão das indústrias automobilísticas, que são as responsáveis pela produção das peças que fazem parte da composição desses veículos.
Nossa proposta a seguir é mostrar algumas composições e procedimentos importantes que fazem parte das indústrias automobilísticas, e quais são os outros setores industriais que auxiliam no crescimento do ramo automobilísticos, através da criação de ferramentas importantes para a construção dos veículos.
Parte produtiva
Como a composição de veículos é bastante complexa, cheia de pequenos dispositivos, conectores, elementos estruturais de diversos materiais, a montagem naturalmente depende de diversos setores industriais, pois cada um é responsável pela produção de alguns itens específicos dessa composição.
As metalúrgicas, por exemplo, têm papel fundamental na estruturação, pois são nesses espaços em que as peças metálicas, que são inerentes a qualquer composição de veículos automotivos, são confeccionadas e produzidas.
Nesse setor o objetivo é trabalhar uma matéria-prima metálica e produzir peças moldadas a partir dela. Os procedimentos são variados, mas existem alguns em específicos que têm maior relevância para o setor automobilístico, principalmente, pela precisão das máquinas e o detalhamento que elas conseguem atribuir às peças metálicas.
A fundição de alumínio, por exemplo, é uma operação essencial nessa construção. Esse procedimento se dá por meio do resfriamento do alumínio líquido em um molde, de acordo com o tipo de peça que será criada.
Esse é um dos processos mais usuais nas metalúrgicas, principalmente, pelas vantagens que ele oferece, tais como:
-
Precisão;
-
Exatidão no formato da peça;
-
Detalhamento;
-
Qualidade para o produto;
-
Durabilidade e resistência para a peça.
Além da fundição, a usinagem também é um processo recorrente nesse setor industrial. Esse procedimento funciona assim máquinas, controladas por comandos computadorizados, realizam cortes profundos e detalhados na matéria prima, confeccionando de forma precisa a peça desejada.
A principal ferramenta da usinagem é o centro de usinagem, que é a máquina responsável por receber os comandos computadorizados e a efetivação dos cortes nas matérias brutas.
A usinagem serve para a confecção de inúmeras peças, principalmente, dispositivos mais compactos, como é o caso da usinagem de roscas, onde a matéria metálica passa pelas etapas de cortes nos centros de usinagem, formando uma rosca, muito utilizada na composição de diversas máquinas e estruturas, inclusive usadas na montagem de veículos automobilísticos.
Após a confecção dessas peças nos processos mencionados, elas ainda precisam passar por etapas que comprovem a sua qualidade ou então por procedimentos que melhorem seus acabamentos, dando maior fortalecimento e reforçando sua estruturação.
Como os veículos automobilísticos precisam de apetrechos robustos e qualificados, muitas dessas peças que serão utilizadas na montagem de carros.
Por exemplo, recebem um banho de prata em aço inox, onde a prata é derretida e utilizada para reforçar o acabamento externo da peça, da do maior força, aumentando a durabilidade e criando agente anticorrosivos.
Retífica de materiais dos veículos
A produção industrial das fábricas mencionadas ao longo do artigo, são voltadas para a criação de ferramentas, peças e máquinas, muito utilizadas em diversos segmentos, como nas indústrias automobilísticas.
Como carros, motos, ônibus e caminhões, que são os principais veículos que vemos no nosso dia a dia, são compostos por inúmeras peças, principalmente, de metal e de borracha.
É fundamental que todas esses pequenos apetrechos estejam sempre em condições de executarem suas funções, pois dessa maneira evita que pessoas corram riscos de vida durante o percurso que realizam com seus veículos.
Para isso, é essencial que existam espaços que realizem manutenções, reparos e retíficas de peças, garantindo assim a força desses apetrechos.
As retíficas, por exemplo, são locais determinantes para a reparação e conserto de alguns itens das composições dos veículos, e as ações dos profissionais precisam ser bem executadas.
Para o trabalho de retífica de peças ou de motores, o uso de dressador conglomerado é indispensável, visto que essa ferramenta metálica com pontas de diamante realiza o trabalho de retífica de maneira eficiente e com qualidade, assegurando assim a durabilidade dos componentes dos veículos.