Aprimorando o ambiente industrial

Com o objetivo de reduzir os custos com as contas de energia elétrica e também como forma de preocupação com o meio ambiente, sendo mais sustentável, as indústrias e empresas estão optando, cada vez mais, por usar o sistema solar como fonte de energia.

Além de gerar energia elétrica, a energia solar proporciona o aquecimento solar de água.

Para produzir energia elétrica são usados dois sistemas, sendo o primeiro o heliotérmico, em que a irradiação é convertida em energia térmica e depois em energia elétrica.

O segundo sistema é o fotovoltaico. Nele, a energia solar se converte diretamente em energia elétrica. A energia solar preço é muito mais em conta para empresários.

Para que serve um compressor de ar?

Um compressor de ar possui como principal função fazer o fornecimento de ar comprimido para outros equipamentos. Eles são muito usados em locais, como:

  • oficinas;
  • funilaria;
  • serralheria;
  • borracharias.

Eles tornam possíveis que os serviços de pintura com pistolas ou enchimento e calibragem de pneus sejam realizados.

Funcionam a partir de movimentos mecânicos que geram e armazenam o ar comprimido. Em casos de problemas técnicos, é muito importante contratar uma empresa especializada em conserto de compressor.

Os quatro modelos que os compressores de ar possuem são: o compressor direto, o compressor parafuso, o moto compressor e o compressor de pistão, sendo o compressor parafuso o mais encontrado nos mais diversos tipos de estabelecimentos.

Vantagens e desvantagens do sistema solar como fonte de energia

A energia solar é considerada uma energia limpa, renovável e inesgotável, pois, ao contrário do que acontece com a queima de combustíveis fósseis, gerar energia elétrica a partir da energia solar não emite gases poluentes.

O dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono são, totalmente, nocivos à saúde humana, além de contribuírem para o aquecimento global.

Sendo assim, evitar a emissão deles é uma grande vantagem. A manutenção do sistema de energia solar é simples e de baixo custo.

Em relação às fontes renováveis, como a hidráulica, a energia solar é mais vantajosa pois necessita de áreas de menores extensões do que as hidrelétricas, por exemplo.

Ao ser comparada com a energia hidráulica, por exemplo, e outras fontes renováveis, a energia apresenta a vantagem de necessitar de áreas menos extensas do as hidrelétricas utilizam.

No entanto, apesar de não exigirem áreas tão extensas quanto as hidrelétricas, esse tipo de energia ainda precisa de grandes espaços.

Dessa maneira, é de suma importância analisar o local mais apropriado para a sua implantação, pois pode haver a necessidade de suprimir a vegetação.

Uma outra desvantagem é que o sistema heliotérmico não é recomendado para todas as regiões, porque pode ser bastante intermitente se não houver a incidência adequada dos raios solares.

Ainda falando em energia, a cabine primária é classificada como um conjunto de sistemas e componentes transforma a energia elétrica com as respectivas tensões de transmissão de 188kV, 88kV, 32kV, 28 kV, 22kV, 13,8 kV para as tensões de utilização de 440V, 380V, 220V e 110V.

Existem diversos modelos de cabines e subestações. Enquanto a subestação é um conjunto complexo e que precisa de uma área de, no mínimo, 400m2 para ser instalada, a cabine primária é um conjunto bem mais simples que, em caso de muito espaço, necessita de, no mínimo, 34m2.