Os serviços industriais são muito importantes para o desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos que ajudam os indivíduos.
As empresas de pequeno, médio e grande porte, em seus mais variados segmentos atuam diariamente com o objetivo de oferecer o melhor aos seus clientes e conquistar capital e posição de reconhecimento no mercado.
A produção de mercadorias e a prestação de serviços técnicos são algumas das atividades que podem ser feitas pelas empresas da indústria.
A qualidade dos equipamentos, materiais e ter colaboradores experientes, pode proporcionar resultados expressivos e novas oportunidades de negócios.
Isso só acontece quando há um bom projeto anual, onde são colocadas todas as metas e objetivos que são relevantes para a companhia.
O papel dos sensores
Um instrumento de grande importância na indústria é o sensor, dispositivo que consegue responder aos estímulos físicos e químicos, transformando-o em outro tipo de grandeza física.
Essa nova grandeza é usada em medições e monitoramentos, procedimentos essenciais para a eficiência dos serviços na indústria. No mercado, há vários modelos de sensores, para diferentes funções.
Um sensor de temperatura industrial é um instrumento que facilita a identificar a variação de aquecimento ou resfriamento de um material ou equipamento, fazendo a medição de calor.
A temperatura é uma grandeza física de muita importância nos processos industriais, ou seja, se houver uma mediação de forma equivocada, pode comprometer todo o trabalho, gerando prejuízos.
Por ser um instrumento essencial na indústria, verificar todos os modelos disponíveis na indústria é primordial para ter o melhor sensor na sua empresa.
Uma vantagem dos sensores de temperatura é a capacidade de identificar um superaquecimento que possa danificar o maquinário.
Um sensor de temperatura PT100 é um tipo de termorresistência que faz a medição da temperatura através da sua correlação com a energia elétrica. Muito utilizado em serviços industriais e laboratoriais, esse sensor possui:
- Baixo índice de barulhos e ruídos;
- Precisão durante a leitura e medição;
- Estabilidade;
- Controle;
- Não possui limite de distância durante o uso;
- Não necessita de fios;
- Variedade de medidas.
Esses são os pontos positivos deste sensor, que pode ser utilizados com segurança e assim agregar qualidade nos serviços industriais.
Diversidade de sensores e suas funções
Os sensores são instrumentos de fácil instalação e manuseio, que podem ser usados para os processos de automação industrial, auxiliando os funcionários no controle e contagem de materiais, movimentação da produtividade, direciona os objetos ao local adequado, entre outros.
O sensor de posição linear conseguem converter qualquer parâmetro físico que esteja relacionado com a posição de um objeto em uma saída elétrica.
Os métodos mais usados por esses sensores são o contato ou não com um objeto. As chaves limitadoras e potenciômetros, por exemplo, tem o contato direto com o objeto.
Nos ambientes em que não é permitido qualquer contato com o objeto a medição é feita por sensores magnéticos ou ultrassom.
O sensor óptico possui o funcionamento por um feixe de luz e raios infravermelhos. Esses instrumentos são usados na indexação de objetos ou para medir distâncias. O tipo de luz emitida pelo sensor pode ser: laser, vermelha e infravermelha. Cada uma delas faz uma detecção.
O LED vermelho é usado para objetos médios e grandes. Essa luz é visível ao olho humano, assim como o laser que detectar objetos pequenos. A luz infravermelha é usada para objetos transparentes e não é visível a visão humana.
Um ponto muito importante dos sensores ópticos possui dificuldades para detectar objetos de cor escura, pois, essas cores absorvem muita luminosidade, fator que compromete a medição.
A vantagem desse sensor é que a falta de contato com os objetos evita problemas mecânicos e pausas ou paradas que acarretam atrasos na produção.
O sensor fibra optica é o instrumento que faz a medição e monitoramento da temperatura por toda a extensão do cabo de fibra óptica. Usar esse modelo de sensor ajuda a controlar o desempenho do cabo e outros benefícios como:
- Capacidade de medição de longo alcance;
- Boa sensibilidade de detecção;
- Pode ser instalado na estrutura de máquinas;
- Verificação em áreas de difícil alcance.
Dessa forma, o uso dos sensores no ambiente industrial é muito importante para criar um padrão de qualidade nas atividades.
Com diversos modelos, pesquisas o custo e entender as funções de cada sensor pode facilitar no momento de execução do trabalho, proporcionando bons frutos para as empresas.