A indústria faz uso de diversos produtos e equipamentos para garantir a qualidade do que fabrica. No entanto, muitas vezes, esses equipamentos e produtos acabam emitindo gases que podem ser prejudiciais tanto para a saúde dos colaboradores quanto para o meio ambiente.
Portanto, é de suma importância a identificação de vazamentos e o controle desses gases. Mas, de que maneira isso é feito?
Existem diversas normas regulamentadoras que visam normatizar esse controle e equipamentos que realizam esse trabalho. Neste artigo iremos falar sobre algumas normas e o que é usado, bem como sua importância.
Normas regulamentadoras importantes
No Brasil, existem diversas normas regulamentadoras destinadas a diferentes procedimentos realizados na indústria, empresa e comércio.
Mas, nos atendo às atividades industriais, iremos falar sobre aquelas que estão relacionadas aos procedimentos industriais. As normas são importantes para:
- Evitar danos ao meio ambiente;
- Evitar danos à saúde;
- Garantir a qualidade;
- Garantir a segurança.
Uma das normas mais importantes é a inspeção NR 13, que consiste em inspeções e testes que adequam, documentam e viabilizam o uso seguro de tubulações, caldeiras, vasos de pressão e trocadores de calor.
Esses equipamentos passam por inspeções antes de funcionarem, tendo como missão manter o bom funcionamento destes, garantindo a segurança e protegendo a vida dos colaboradores. Trata-se de um documento legal e obrigatório, tornando o ambiente industrial mais seguro.
Outra norma muito importante é a NR10, que normatiza e regulariza a segurança em instalações e serviços em eletricidade.
Isso visa garantir a saúde, a integridade física e a vida dos trabalhadores que lidam diariamente com eletricidade.
O principal objetivo dessa norma regulamentadora é que o local de trabalho com eletricidade possua os requisitos mínimos de segurança, sendo que empresas que não respeitam essa norma estão sujeitas e multas e penalizações de acordo com suas faltas.
Tendo em mente o que são essas normas e sua importância, veremos no tópico a seguir o a importância do controle de gases e como isso pode ser feito.
O controle de gases na indústria e sua importância
O intuito do controle de gases na indústria é a segurança dos trabalhadores, evitando acidentes. Mas, para garantir essa segurança, a indústria faz uso de diversos equipamentos, como o detector 4 gases.
Este equipamento garante a segurança e a saúde dos profissionais, descobrindo falhas nos sistemas de refrigeração, sinalizando a presença de monóxido de carbono, gás sulfídrico e oxigênio.
Também é capaz de identificar a presença de atmosfera explosiva, emitindo sinalização sonora, visual e vibratória.
Mas, além desse tipo de detector de gases, outro bastante utilizado é o detector de gases inflamáveis. Acidentes acontecem, e o vazamento de gases inflamáveis é um deles.
Para evitar consequências graves como explosões e incêndios, é extremamente importante a presença do detector de gás inflamável.
Ele evitará acidentes que podem apresentar um verdadeiro risco para a vida dos profissionais, sendo um produto indispensável no dia a dia de trabalho.
Muitas vezes, o vazamento de gás é imperceptível, e uma faísca pode desencadear uma grande explosão, portanto, é um equipamento de uso obrigatório em locais onde podem haver vazamentos.
E para detectar a presença de um incêndio, mesmo que de mínima proporção, é extremamente importante conta com um detector de fumaça.
Ele emite um sinal para um painel de controle de alarme de incêndio, que emite um aviso sonoro ou visual da presença de fumaça ou incêndio.
Trata-se de um equipamento que precisa ser instalado em edifícios comerciais, industriais, residenciais, entre outros. Prevenindo risco de acidentes por conta de incêndios.
Todos esses equipamentos garantem a máxima segurança das pessoas em seu ambiente de trabalho. Eles evitam não somente o risco de explosões e incêndios, como também que trabalhadores inalem gases tóxicos que podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Ao mínimo ponto de fulgor, esses equipamentos podem lidar com esse vapor que possui quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável altamente perigosa.
Garantir a tranquilidade e a segurança do ambiente de trabalho na indústria é tão importante quanto garantir o pleno funcionamento de máquinas e equipamentos.
Os dispositivos mencionados neste artigo, bem como diversos outros que você pode encontrar, têm como missão proteger trabalhadores e ambiente de trabalho, visando além de segurança mais qualidade de vida e uma produção altamente qualificada para a indústria e seus colaboradores.