O desempenho das empresas na área industrial é muito importante para a sociedade, pois o bom trabalho é o segredo para uma produção de qualidade.
Em diversos segmentos a alta produtividade contribui positivamente para o surgimento de mercadorias que são usadas pelas pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho.
A fabricação de produtos tem impacto direto na geração de novos postos de trabalho e no desenvolvimento econômico. Por isso, os investimentos em maquinário eficiente, contratação de funcionários experientes e matéria-prima de qualidade são o segredo para obter resultados expressivos.
Um planejamento com metas e objetivos em um período de curto, médio e longo prazo é muito importante para que a empresa possa conquistar ganhos interessantes e que motivem a equipe.
Uma coisa muito importante para o sucesso das empresas é a manutenção, serviço especializado para manter o bom funcionamento dos equipamentos e máquinas, evitando falhas e paradas inesperadas que possa atrasar a produção.
A importância das manutenções na indústria
A manutenção industrial é definida como um conjunto de ações que visam restaurar um equipamento, ferramenta, máquina, peça ou sistema para manter as condições operáveis e o máximo de vida útil.
Para ter excelência operacional, otimização de tempo e agilidade, as manutenções têm se tornado um serviço de função estratégica na indústria.
O papel de diversas empresas de manutenção industrial está relacionado as responsabilidades diretas que possuem pelos ativos das firmas, contribuindo para o capital e nos resultados, que serão cada vez melhores se houver uma gestão de manutenção industrial eficaz.
Os tipos de manutenções mais executadas nas empresas são:
- De automação e instrumentação;
- Corretiva planejada;
- Corretiva não planejada;
- Detectiva;
- Corretiva;
- Elétrica;
- Engenharia de manutenção;
- Mecânica;
- Preditiva;
- Preventiva.
Estas são algumas das opções de serviços que podem ser feitos para manter a eficiência da produção e consequentemente o sucesso.
Equipamentos importantes para a indústria
Existem muitos aparelhos e máquinas que possuem grande relevância nas atividades no dia a dia das companhias. Um quadro de comando eletrico é essencial para que os materiais elétricos consigam resistir ao esforço mecânico, elétricos e térmicos.
As funções deste equipamento consistem em: comando de iluminação, tomadas, motores, entre outros.
O quadro pode ser instalado em ambientes comerciais, empresariais, industriais, depósitos, armazéns e prediais. Um ponto destes equipamentos é que na parte interna, há vários disjuntores que conseguem facilitar as interrupções elétricas.
Os componentes que são usados na instalação consistem em:
- Relé;
- Disjuntor;
- Transformador;
- Fonte de alimentação;
- Canaletas;
- Placas de conexão;
- Fusíveis;
- Bornes;
- CLP (Comando Lógico Programável).
Para o funcionamento das máquinas, aparelhos e itens que necessitam de energia o uso de uma regua de tomadas para rack é um excelente investimento.
Este item é utilizado para a conexão elétrica aterrada e promove facilidade no dia a dia, graças a quantidade de tomadas e resistência para suportar vários equipamentos ligados.
Em lojas especializadas existem modelos com seis, oito e doze tomadas. É um produto de excelente custo-benefício, qualidade e ajuda a evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos.
Os motores elétricos são muito importantes na indústria, pois têm como função transformar a energia elétrica para a mecânica. Este motor é um dos mais utilizados na indústria, pois conseguem reunir todas as vantagens que a eletricidade oferece e assim agregar qualidade nos serviços.
Os tipos mais comuns de motores são de corrente alternada e contínua. As principais aplicações na indústria são das bombas, exaustores, máquinas operatrizes, compressores, secadores, moinhos, transportadores, misturadores, agitadores, entre outros maquinários.
Com tantos benefícios, investir na utilização dos motores elétricos são uma forma de agilizar o serviço e aumentar a qualidade.
Materiais que complementam o trabalho industrial
A porca gaiola com parafuso é uma peça que tem uma função muito parecida com a de uma porca de parafuso, mas, a diferença está no seu formato quadrado.
Uma porca gaiola pode ser usada em trabalhos de difícil fixação, principalmente, onde há furos quadrados. Com esta peça os profissionais conseguem evitar os processos de soldagem ou rebite.
Uma graxa de alta temperatura é um produto com consistência pastosa que consegue se portar como um lubrificante. Proporciona segurança e diminui a quantidade de interrupções durante o trabalho.
Deste modo, as instalações corretas, equipamentos de qualidade e manutenções periódicas são o caminho para as empresas executarem um bom serviço, com eficiência e assim obter bons resultados.