A indústria, em seus mais variados segmentos, faz uso de diversos equipamentos. Eles têm como objetivo dar mais autonomia ao processo de produção e facilitar o dia a dia de trabalho dos operadores.
Além disso, esses equipamentos tornam as atividades mais seguras, ao mesmo tempo que garantem mais qualidade ao que é produzido.
Mas assim como tudo o que é desenvolvido, eles também precisam de manutenção para funcionarem corretamente, pois sem a manutenção, o equipamento está exposto a diversos problemas que podem causar sérios danos às empresas e até aos funcionários.
Neste artigo, nós iremos falar sobre a importância da manutenção e sobre alguns equipamentos. Confira.
A importância da manutenção
Os equipamentos utilizados pela indústria foram desenvolvidos de maneira a atender a todas as necessidades diárias de produção. São equipamentos resistentes e de alta tecnologia, mas mesmo assim, eles precisam de manutenção.
Podemos classificar a manutenção, de modo geral, em duas categorias, sendo a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.
A manutenção preventiva é aquela realizada nos equipamentos de maneira periódica, com o objetivo de evitar que problemas apareçam. A manutenção corretiva é aquela que corrige falhas, troca peças e até conserta o equipamento como um todo.
E apesar de ser possível corrigir falhas, o recomendável que seja realizada manutenção preventiva, pois ela traz benefícios como:
- Evita danos permanentes;
- Corrige possíveis falhas;
- Evita desgastes de peças;
- Potencializa o funcionamento de equipamentos.
Uma manutenção em fogão industrial, por exemplo, permite que esse equipamento muito utilizado em restaurantes, lanchonetes, bares e até na indústria alimentícia seja preservado e não apresente problemas.
As falhas desses fogões podem acarretar danos ao estabelecimento, como paralisação no preparo de alimentos, que resulta em perda de credibilidade e até clientela.
Aliás, falhas nos fogões industriais podem ser sinônimo de riscos, já que eles podem causar incêndios, explosões e até vazamento de gás. Para evitar que acidentes como esse aconteçam, muitas empresas realizam periodicamente a manutenção fogão industrial.
Outro equipamento muito utilizado pelas indústrias e que também necessita de manutenção são os ciclones.
Eles são utilizados para retirar poluentes do ar, da água e do gás natural. Além disso, também são amplamente usados para realizar a separação e a classificação de partículas.
Esse equipamento também pode ser utilizado de maneira individual ou em grupo. Quando em grupos, são conhecidos como multiciclones.
Por serem equipamentos indispensáveis a diversos segmentos industriais, é imprescindível realizar periodicamente a manutenção do ciclone industrial.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da manutenção industrial, confira, no próximo tópico, alguns dos principais equipamentos utilizados.
Alguns equipamentos mais utilizados pela cozinha industrial
A cozinha industrial está presente em nosso dia a dia por meio dos restaurantes, lanchonetes, bares, pizzarias, cantinas, indústria alimentícia e de diversas outras maneiras.
Mas para atender a alta demanda, as cozinhas industriais precisam fazer uso de diversos equipamentos como o fogão elétrico. Trata-se de um equipamento moderno que permite o preparo de alimentos de maneira rápida e fácil, atendendo a grandes quantidades.
Geralmente fabricados em aço inox, são equipamentos muito duráveis e de fácil higienização, tudo o que de fato uma cozinha industrial necessita. Mas assim como há tanta tecnologia e praticidade presentes nos fogões elétricos, muita gente ama comida feita em fogão a lenha.
Por causa disso, esse tipo de fogão está tão presente nas cozinhas industriais. O sabor de uma comida preparada em fogões a lenha é diferente, e os estabelecimentos que possuem essa opção, oferecem aos seus clientes um sabor rústico.
Mas independentemente de qual tipo de fogão é usado, o que as cozinhas industriais mais têm buscado é a praticidade e a economia de tempo e espaço.
Para conseguir valorizar o espaço e a organização das cozinhas, muitos estabelecimentos também optam pelo fogão de embutir, pois trata-se de uma opção vantajosa e que traz muita praticidade para o dia a dia. É mais uma opção inteligente e super recomendada para as cozinhas industriais.
Independentemente de qual tipo de fogão esteja presente em uma cozinha industrial, os proprietários desses estabelecimentos precisam estar sempre atentos à sua manutenção.
Pois como você mesmo pôde notar, é por meio da manutenção que os equipamentos são conservados e toda a sua potência é aproveitada.
A melhor maneira de garantir a alta demanda de uma cozinha industrial é investindo em equipamentos de qualidade e realizando as manutenções periodicamente.