A importância da manutenção de equipamentos

A manutenção de equipamentos refere-se a uma atividade constantemente realizada pelas organizações, tendo em vista que é por meio dessa prática que impede um equipamento de quebrar ou de apresentar defeitos durante sua operação, garantindo, assim, o padrão de qualidade dos produtos de uma linha de produção.

É importante frisar que, ao interromper a atividade de uma máquina, uma empresa fica sujeita a uma série de problemas que poderiam ter sido evitados caso a manutenção tivesse sido feita, tais como:

  • Lucros que não foram obtidos durante a interrupção;

  • Custos provenientes do reparo dos equipamentos;

  • Perda de confiabilidade dos clientes;

  • Reclamações por parte dos clientes que são prejudicados pelo atraso;

  • Aumento dos riscos de acidentes de trabalho.

Nesse sentido, uma empresa deve ficar atenta aos tipos de manutenção que podem ser feitos em seus equipamentos, divididos em duas variações possíveis: manutenção preventiva e corretiva.

Enquanto que a manutenção corretiva tem o intuito de recuperar a capacidade de produção ou de trabalho de um equipamento, a manutenção preventiva, como o nome já indica, busca prevenir que um problema ocorra.

Esse último caso engloba uma série de práticas como engraxar, trocar peças, trocar o óleo, limpar, entre outros.

Vale dizer que as manutenções, em geral, não devem ocorrer sem programação e, por isso, as empresas precisam criar um cronograma de manutenções para evitar que o processo produtivo seja interrompido.

Além disso, todos os serviços de manutenção precisam obedecer à Norma Reguladora 12 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual busca garantir uma segurança aos trabalhadores.

Assim, serão abordados os processos de manutenção de roscas, termohigrômetros e os serviços nomeados de caldeiraria.

Calibrando o termohigrômetro

Os termohigrômetros podem ser considerados instrumentos de medição, ou seja, um dispositivo usado com o intuito de realizar uma medição, seja sozinho ou junto a outro equipamento suplementar, a qual pode transferir um parâmetro desconhecido para um valor comparativo possível de ser lido pelo ser humano.

Assim, o termohigrômetro é um instrumento de medição responsável por medir a temperatura (termômetro) e a umidade do ar (higrômetro) dentro de um ambiente.

Por essa razão, o termohigrômetro é bastante usado para medir condições ambientes, dos materiais de um processo ou de um armazenamento, sendo, portanto, muito utilizado em diversos segmentos industriais, preservando a qualidade dos produtos.

Todavia, a medição pode ser altamente prejudicada caso não aja uma calibração de termohigrômetro SP.

Esta é feita por meio de uma câmara climática a qual ajusta e estabiliza os valores considerados pelo equipamento para temperatura e umidade, comparando com os padrões de referência.

A calibração deve ser feita por uma empresa competente capaz de atender às normas de qualidade do serviço. Além disso, a calibração é feita com alta tecnologia.

Como recuperar roscas de injetoras?

Uma máquina injetora é usada durante o processo de injeção de plásticos no processo produtivo. Ela é composta por seis partes principais, as quais são barril, funil, local para bombear, aquecedor, local para solidificar e ejetor.

Tais peças, com o passar do tempo, ficam sujeitas a desgastes capazes de diminuir a capacidade de produção das máquinas.

Portanto, é importante que seja feita a recuperação de roscas para injetoras, que consiste em um serviço de limpeza das roscas, seguido de um serviço de avaliação para verificar se é possível fazer a recuperação das roscas.

Caso seja, ocorre um trabalho de rebaixamento dos filetes, uma aplicação de liga metálica e de Setllite e, por fim, um polimento das peças.

O que são os serviços de caldeiraria?

Tratam-se das atividades de manutenção, confecção, elaborações e de reparados usando soldas em instrumentos feitos de metal. Assim, esses serviços são, basicamente, procedimentos em que se utilizam metais e solda.

Dentro das indústrias, tais serviços são de suma importância, tendo em vista que sua função principal é o reparo de tanques ou de outros recipientes responsáveis por guardar líquidos ou gases. Também podem ser reparados reservatórios de produtos variados, como cerveja e óleo.

Além disso, os serviços de caldeiraria incluem trabalhos de produção de peças novas feitas por meio de moldes e de matérias-primas.

Essa confecção é feita de acordo com as necessidades de cada cliente, fazendo uso de equipamentos especializados e moderno, garantindo precisão e qualidade no serviço.

Todos esses aspectos são de suma importância para o funcionamento de uma indústria, por esse motivo deve-se manter a manutenção das peças e dos equipamentos sempre em dia.