Você já conhece a cobertura de policarbonato?

Muitos proprietários buscam pela colocação de cobertura de policarbonato para garagem, principalmente porque o item está em grande destaque nos principais projetos de interiores. Mas, você realmente conhece sobre este tipo de cobertura?

O policarbonato, por sua vez, é uma espécie de plástico de engenharia, usado em diferentes setores, porém é na arquitetura que o material se destaca frente aos demais, pois é resistente, fácil de limpar e muito durável.

Ainda assim, outro fator interessante é que a cobertura de policarbonato preço m2 é muito atrativo, fazendo com que o material chame ainda mais atenção das pessoas que buscam dar um upgrade durante uma reforma.

Seguindo essa linha de raciocínio, desenvolvemos este conteúdo especial para que você fique por dentro de tudo sobre esse material. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

Transparência e luz natural

Um dos principais pontos atrativos da cobertura de policarbonato são a transparência e a luz que o material proporciona quando bem instalado. Por conta disso, o ideal para ter uma boa cobertura transparente e aproveitar os benefícios da luz natural é consultar especialistas do ramo arquitetônico.

Uma quantidade maior de luz é sempre bem-vinda em qualquer ambiente, mesmo em locais mais ensolaradas. Coberturas translúcidas integram e compõem para um espaço mais vívido e agradável.

Neste caso, para obter um bom resultado com a cobertura, elas devem ser instaladas em posição estratégica ou com a devida cor para o espaço, a fim de combinar com o restante da decoração.

Cabe destacar que as coberturas transparentes melhoram a luminosidade dos ambientes, proporcionando mais amplitude e sofisticação ao local.

Vantagens do policarbonato

Até aqui alguns pontos importantes já foram mostrados, porém existem ainda mais vantagens do uso da cobertura policarbonato. Confira:

 

  • Alta resistência aos impactos;

  • Transparência;

  • Fácil manipulação e instalação;

  • Material leve;

  • Manutenção descomplicada;

  • Economia de energia;

  • Não propaga a chama;

  • Proteção contra raios UV;

  • Garantia de 10 anos contra amarelecimento.

 

Vale lembrar que o policarbonato é cerca de 200 vezes mais resistente que o vidro e proporciona a mesma taxa de transparência que o material.

Instalação

Em suma, a instalação é feita por instaladores autorizados ou recomendados pelos fabricantes do produto de policarbonato. Eles podem responsabilizar-se pela compra do material, montagem das estruturas e colocação do toldo de policarbonato de correr.

Entretanto, listamos alguns cuidados que devem ser levados em consideração na hora da instalação:

 

  • A fixação da cobertura em policarbonato precisa ser feita a partir de perfis de alumínio com gaxetas de neoprene;

  • Manter as chapas e telhas de policarbonato em segurança até o momento da instalação;

  • Caso o corte das telhas e/ou chapas de policarbonato for feito por meio de serra elétrica, as lâminas devem conter dentes finos, com a quantidade de 6  a 8 dentes por centímetro.

  • O filme de proteção UV deve ficar acima, devendo ser removido depois da instalação.

 

Dicas importantes

As chapas de policarbonato precisam ser fixadas sobre estruturas de madeira, aço ou alumínio. Nas estruturas de madeira, por exemplo, deve-se levar em conta que a madeira pode movimentar-se o que pode causar desencaixes, causando possíveis vazamentos de água.

Neste sentido, outro cuidado que se deve ter é com os rufos e calhas. O rufo deve ser fixado diretamente sobre a parede e não na estrutura, pois nessa parte há movimentação, podendo causar rompimento das vedações;

Além do mais, posições com alta exposição solar precisam de boa ventilação e cobertura com cores variadas, como o bronze, fumês ou com características refletivas;

Boas saídas de ar também contribuem para uma ventilação cruzada, muito recomendada pelos especialistas em design de interiores. Uma excelente opção, em contraponto, é a instalação de coberturas retráteis, assim como já foi mencionado há pouco, que podem abrir e fechar conforme a temperatura e o clima.

Limpeza do policarbonato

Para encerrar esse guia prática sobre o policarbonato, temos que salientar o tipo de limpeza necessário em uma cobertura translúcida de policarbonato. Assim sendo, a periodicidade de higienização deve ser proporcional às sujidades causadas pelo ambiente.

Ou seja, quanto mais poeira o local apresentar, maiores serão as sessões de limpeza na superfície de policarbonato.

Mesmo assim, o ideal é lavar a cobertura em policarbonato periodicamente a cada 30 dias, de preferência lavar sempre pela manhã ou final de tarde, evitando o contato com o sol intenso.

É indicado molhar a cobertura em policarbonato com água corrente por meio de uma mangueira com bastante pressão, para que todos os resíduos sejam eliminados do policarbonato.

Nunca utilize produtos abrasivos (a base de pedras) na limpeza da cobertura em policarbonato, como esponjas de poliuretano ou vassoura. Use apenas sabão neutro, esponja macia ou tecido macio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *