Você conhece os 2 sensores mais usados do mercado?

Para entender melhor os Sensores industriais, é importante dizer que eles foram desenvolvidos há quase 70 anos e são responsáveis em detectar movimentos no espaço fabril, para contagem de materiais, controle de direção, nível de fluídos, verificação de materiais nos recipientes e outros.

Quando falamos em sensores, logo pensamos nos industriais. Para entender melhor, vamos a uma explicação sobre os tipos que podemos encontrar no mercado. Alguns deles são:

  • Temperatura;
  • Posição;
  • Ópticos;
  • Proximidade;
  • Pressão;
  • Fotoelétrico.

Há ainda sensores feitos para a segurança dos profissionais que operam maquinários. Existem tipos diferentes para cada aplicação no ambiente industrial. Os Sensores industriais podem ser:

  • Pressão: pode ser relativa (mede a pressão em relação a pressão externa), absoluta (começa no vácuo absoluto) ou diferencial (mostra a diferença de pressão entre dois pontos);
  • Temperatura: alcançada através de resistências elétricas sensíveis à temperatura;
  • Vazão: mede a taxa de vazão, linear ou não, da massa ou volume de um líquido ou gás;
  • Indutivo: detecta peças metálicas apenas;
  • Capacitivo: detecta massas em qualquer material, incluindo metálicos;
  • Fotoelétrico: detectam não apenas peças de máquinas automáticas, mas suas próprias mercadorias manufaturadas em linha de produção;
  • Magnético: foram desenvolvidos para detectar o campo magnético criado por um imã que pode funcionar como um acionador magnético;
  • Ultrassônico: especiais para detecção de folha dupla.

De acordo com profissionais, o funcionamento de sensores é baseado nas alterações no ambiente (calor, luz, aproximação) e devido a isso, possui infinitas soluções que podem ser alcançadas com os sensores, dependendo da análise e do estudo.

Desta forma, a escolha de sensores deve ser feita com muita precisão e qualidade

Por possuir mais de 60 anos de existência, os sensores ficaram cada vez mais modernos de seu primeiro modelo.

O último modelo lançado no mercado foi o sensor indutivo. Sensores indutivos são equipamentos industriais que servem para detectar partes e peças metálicas no ambiente fabril, não apenas de ferro, mas também de aço, alumínio, latão e aço inox.

Para detectar estas peças não é necessário o contato físico entre o sensor e elas, o que torna assim com que ambos não se desgastam e tenham uma durabilidade maior.

Além disso, sua detecção é feita a partir da criação de um campo magnético de alta frequência, que é gerado por uma bobina num núcleo de ferrite e um circuito oscilador.

Além deles, ainda temos os Sensores capacitivos. Ao contrário do sensor indutivo que só é capaz de captar metais, têm a possibilidade de detectar metais e outras massas em qualquer material; podendo ser plásticos, materiais orgânicos, madeira ou líquidos, sem que haja contato físico também. Eles são capazes de medir, além de distância e posição, deformação, espessura, nível em tanques, desgaste ou vibração. Para seu funcionamento, é gerado um campo eletrostático através de um oscilador controlado por capacitor.

Mais um dos sensores é o Sensor de proximidade. Existem diversos tipos, sendo que os mais comuns utilizam três fios para ligação e diversos deles possuem um sistema de ligação, parecido ao que é utilizado para instalação de sensor de luz do ambiente.

Podemos buscar pelo termo Sensor indutivo preço para adquiri-lo pela internet. É uma forma de economizar tempo e disposição por não precisarmos sair de casa em busca deles, no entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados.

Ao adquirir produtos via internet é recomendável que estejamos atentos as marcas que os vendem.

Também é bom que sejam feitas pesquisas de mercados para comparar preços e ler relatos e avaliações de outros clientes.

Na maioria das vezes, adquirir produtos muito baratos pode sair como um prejuízo caro mais a frente, por isso, devemos nos atentar à qualidade da mercadoria e em como ela está sendo desenvolvida.

A Balluff é um exemplo das diversas marcas que distribuem essas mercadorias

Sendo uma empresa com muitos anos de mercado, ela se destaca em relação às demais por possuir mais experiência, estratégias e comprometimento com seus consumidores.

É importante que estes aspectos sejam considerados, visto que outras marcas possam não demonstrar tanto compromisso, a Balluff privilegia seus clientes e oferece os produtos de maior qualidade.

Podemos ainda procurar por Sensor capacitivo balluff para adquirir sensores capacitivos da marca.
Comparando as outras marcas com a Balluff, é correto afirmar que seus anos de mercado valorizam a empresa, fazendo com que não tenhamos problemas futuramente por não estar satisfeito com os produtos ou por não gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *