Veja como funcionam alguns equipamentos da industria alimentícia

Com o passar dos anos, diversos produtos foram aprimorados e as produções manuais perderam espaço, principalmente quando se fala de produção em grande escala para a industria alimentícia.

Por conta disso, a procura por equipamentos inovadores na indústria alimentícia tem crescido, proporcionando um grande investimento nas máquinas, pois além de padronizar a produção, ele pode baixar o gasto com a mão de obra.

A indústria alimentícia vem crescendo cada vez mais com as diversas máquinas que facilitam o trabalho dos produtores.

Das mais complexas às mais simples, os equipamentos estão presentes até nas macro indústrias.

Equipamentos da indústria alimentícia

Um grande investimento é o misturador de ração, que tem como função misturar produtos secos na preparação da ração para tratar os animais diariamente.

A máquina tem durabilidade e eficiência e pode ser utilizada em vários setores (industrial, comercial ou para consumo próprio).

O sistema é de fácil operação e garante uma mistura homogênea, em 15 minutos, aproximadamente.

O misturador pode manusear diversos produtos, entre os mais usados estão: sorgo, milho triturado, farelos de soja, trigo, algodão e arroz.

Principais características do misturador:

  • Corpo do misturador em aço carbono;
  • Eixo apoiado sobre rolamento blindado;
  • Base para motor elétrico;
  • Plataforma de carga e descarga;
  • Moega de alimentação;
  • Contra eixo para acionamento por motores a Diesel ou gasolina (opcional).

Outro grande investimento é o laminador de massas, que é usado pelas indústrias de panificação e pastelaria para laminar massas de diferentes espessuras, substituindo o trabalho manual de abrir bem as massas até ficarem bem lisas, através de um sistema mecanizado.

Por sua vez, pode acelerar e aumentar a produção para atender à alta demanda do mercado. O laminador geralmente é produzido de aço inox, que é um material mais resistente, para sustentar o funcionamento sem prejudicar os produtos. A instalação é rápida e prática.

Já o cilindro elétrico é um acessório menor, mas indispensável para quem mexe com massas de todos os tipos.

Geralmente utilizado nas cozinhas caseiras, ele é muito prático na hora de abrir sua massa, já que trabalha apenas com a energia elétrica – não precisa girar nenhum tipo de manivela como no, famoso, cilindro de massa tradicional.

Você só precisa defini a grossura da massa que você quer produzir, depois disso, é só esperar as folhas saírem da maneira desejada. Por isso é importante sempre ficar atenta à espessura, já que cada tipo de receita precisa de um tipo de massa diferente.

Tanto o laminador de massas quanto o cilindro elétrico, auxiliam em uma produção prática e rápida.

Presente em todas as casas, o freezer funciona de uma maneira bem curiosa a partir de trocas de calor, que acontecem do sistema mais frio que fica no interior da geladeira para o sistema mais quente, que fica no meio externo.

São usados na maioria das vezes para armazenar alimentos em baixas temperaturas, evitando a proliferação de bactérias ou o surgimento de bolor.

Aluguel de equipamentos

Se você vai realizar uma festa, como um churrasco com os amigos, aniversário ou até mesmo uma empresa, mas não tem onde colocar os seus produtos, a locação de freezer pode ser uma ótima escolha.

Na maioria das vezes, as empresas que alugam esses utensílios cobram o aluguel por horas e dias usados e, com isso, o preço é bem mais acessível do que aderir um novo freezer.

Você pode alugar um freezer pequeno, que não ocupa tanto espaço, mas atende suas necessidades onde o valor cobrado é proporcional ao tamanho e à qualidade do equipamento, já que faz total diferença no andamento da festa e nos serviços do evento.

Você também pode optar por um freezer vertical, que conta com prateleiras para permitir a organização na disposição de produtos, facilitando a sua visualização.

Por conta das prateleiras, você pode organizar tudo de maneira otimizada, o que ajuda no manuseio dos produtos e acessos mais necessários, seja para clientes ou convidados.

Os tipos de freezer mais recomendados dependem, diretamente, da disponibilidade de espaço e do que vai atender melhor às suas necessidades.

Mas, o mais importante é ficar atento à qualidade do freezer e do tipo de empresa contratada. Além disso, sempre pergunte se existe o serviço de reparo e assistência técnica para que, caso seja necessário, você possa entrar em contato, evitando prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *